fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:43 Sem categoria

Ato em São Paulo mostra prejuízos das privatizações à sociedade

São Paulo – É apenas o início de uma luta e os trabalhadores das estatais paulistas já mostram união e toda a sua disposição para defender o patrimônio público de São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, dia 25, o Sindicato dos bancários e representantes de diversas empresas fizeram uma manifestação no centro da cidade.

Na esquina das ruas Boa Vista e 3 de Dezembro, local de grande concentração de sedes administrativas de estatais, debaixo de chuva, os trabalhadores divulgaram as reais intenções do governador José Serra, de privatizar nada menos do que 18 empresas.

“Temos que mostrar para os funcionários das estatais e para a população o que a grande imprensa esconde: o Serra quer dilapidar o patrimônio público para alavancar os seus interesses pessoais”, diz a funcionária da Nossa Caixa e diretora do Sindicato, Raquel Kaselnikas.

Exemplo
Além do diálogo, os manifestantes fizeram uma performance mostrando o risco de se substituir os atuais funcionários das estatais por pessoal não capacitado, o que irá acontecer em caso de privatização. “É só ver a imagem de péssima prestadora de serviços que a Telefônica tem hoje em São Paulo”, acrescenta Raquel.

Estiveram presentes, além de membros do Sindicato, como a secretária-geral Juvandia Moreira, da Fetec; representantes dos metroviários, eletrecitários, representantes dos trabalhadores da Sabesp, Cetesb, do IPT e da Cesp além do Sinergia, Fenametro e de centrais sindicais, como a CUT.

Bancos terão que adequar agências a deficientes Determinação do BC entra em vigor após publicação no Diário OficialSão Paulo – Os bancos serão obrigados a adaptar suas agências para acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida de acordo com o decreto número 5296 de 2 de dezembro de 2004.

Entre outros pontos, as agências terão que ter assentos de uso preferenciais sinalizados, espaços e instalações acessíveis, além de mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e a condição física da pessoa. A exigência entra em vigor após a publicação da norma no Diário Oficial.

As agências que ainda não estiverem adaptadas terão um prazo de 360 dias para cumprir a determinação. Para comprovação, os bancos terão que apresentar ao BC laudo técnico firmado por um profissional legalmente habilitado.

A documentação deverá ser mantida à disposição do BC nas agências e nas sedes das instituições financeiras. O Ministério Público vai fiscalizar o cumprimento da norma. O banco que não se adequar poderá sofrer penalidades administrativa que incluem multa que varia de 100 mil a 250 mil reais.


NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO: www.spbancarios.com.br

Close