fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:12 Sem categoria

CUT lança Jornada de Lutas no RS pelo desenvolvimento, distribuição de renda e inclusão social

Perplexa com as medidas tomadas pela governadora Yeda Crusius durante seu primeiro ano de mandado, a Central Única dos Trabalhadores está lançando a Jornada de Lutas em todo o Rio Grande do Sul na busca de promover um diálogo com todos os trabalhadores gaúchos. É de extrema urgência o debate com a sociedade na busca de brecar essa política neoliberal que está sendo imposta pela governadora.

Sabemos que ela se elegeu com o slogan baseado no “novo jeito de governar”, mas sabemos também, lamentavelmente, que este não passa de um governo que apenas segue medidas já tomadas pelos ex-governadores Antônio Britto e Germano Rigotto.

Para desmascarar este “novo” jeito de governar, a CUT-RS e seus sindicatos filiados estão visitando quase vinte municípios distribuídos em todas as regiões do Estado, gerando o diálogo com o povo gaúcho que servirá de fonte de informação para que a sociedade saiba que o discurso que fez Yeda Crusius passar de deputada a primeira mulher a governar este Estado era falso.

Ela falou que não ia aumentar impostos. E o que fez? Falou que não ia vender o Banrisul. E o que ela fez? É com base nestas e em muitas outras questões que a CUT-RS estará nas ruas desde o dia 17 de outubro até metade de novembro realizando a sua Jornada de Lutas, na qual apresentará propostas alternativas que buscam a recuperação do papel do Estado como indutor do desenvolvimento.

A Jornada de Lutas irá aprofundar o debate sobre a atual situação do Estado e convocará todos os trabalhadores e trabalhadoras para a 12ª Marcha dos Sem, que se realizará no dia 30 de novembro, em Porto Alegre. A Jornada percorrerá 16 regiões do estado e discutirá sobre os processos de desmonte do Estado, os seus impactos para a educação, o meio ambiente e o desenvolvimento buscando discutir as propostas elaboradas pela CUT e movimentos sociais que estão sintetizadas na Plataforma de Ação dos Movimentos Sociais.

A Marcha dos Sem será um ponto de unidade das lutas que estão sendo travadas. Marcará mais um momento de luta e visibilidade para os trabalhadores e movimentos sociais deste Estado e estará em diálogo com a 4ª Marcha Nacional da CUT cujos temas são: Redução da Jornada de Trabalho Sem Redução de Salários; Mais e Melhores Empregos e em Defesa da Saúde Pública.

A CUT-RS organizará caravanas para participar ativamente desta mobilização, no dia 05 de dezembro em Brasília. Entendemos que ela faz parte da luta pelo aprofundamento da democracia do Estado brasileiro e é estratégica para dar visibilidade as nossas pautas nacionais e estabelecer comprometimento do Governo Federal com as reivindicações e propostas dos trabalhadores.

Confira as datas de realização da Jornada da CUT RS:

17/10 – Palmeiras das Missões

Em Palmeira das Missões a jornada inicou com sucesso. Estavam cerca de 300 pessoas lutando junto à Central Única dos Trabalhadores para que o Estado volte a ter um papel de indutor do desenvolvimento.

22/10 – Erechim

23/10 – Vale dos Sinos

24/10 – Missões

Em Santa Rosa, a Plenária aconteceu no Sindicato dos Metalúrgicos e reuniu cerca de 70 pessoas. O presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski, apresentou as propostas alternativas de desenvolvimento do Estado aos trabalhadores da região das missões.

25/10 – Noroeste

26/10-Porto Alegre

29/10-Passo Fundo

30/10-Pelotas

30/10 – Santa Cruz

31/10-Rio Grande

01/11-Santa Maria

05/11-Vale do Taquari

13/11-Serra

14/11-Altos da Serra

21/11-Bagé

22/11-Santana do Livramento

Por: CUT-RS.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutrs.org.br.

Close