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Banco Real bate recorde de reclamações no Banco Central do Brasil

Índice de 11,02 é o maior desde que o estudo passou a ser divulgado no site da instituição, em 2002

São Paulo – O Banco Central acaba de divulgar o ranking dos bancos com maior número de reclamações em outubro de 2007. A primeira posição é ocupada pelo Real ABN, com índice 11,02 (o cálculo é feito dividindo o número de reclamações procedentes pelo número de clientes do banco, multiplicado por 100 mil). Em segundo lugar vem o Santander, já freqüentador assíduo da lista (apareceu em primeiro lugar em quase todas as listas de 2007), seguido pela Caixa Federal, pelo HSBC e pela Nossa Caixa.

Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, o índice de 11,02 registrado pelo Real é disparado o maior desde 2002, quando a instituição começou a divulgar a avaliação em seu site. Nunca o índice passou de 7,43 desde então. Para o diretor do Sindicato Marcelo Gonçalves, a razão para o recorde batido pode estar no crescimento dos pedidos de demissão no banco após o anúncio da fusão com o Santander.

“O número de pedidos de demissão no Real triplicou em outubro. Acreditamos que isso aconteceu devido à expectativa ruim pelo futuro da relação com os funcionários agora que o banco foi comprado pelo Santander. Se o número de funcionários já era menor do que o necessário antes, a situação ficou ainda mais complicada agora. Talvez esteja aí uma das razões para este recorde de reclamações”, diz Marcelo.

Por Danilo Pretti Di Giorgi – 21/11/2007.
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Reclamações contra bancos no BC disparam

CAIXA liderou a lista das instituições mais reclamadas no mês de agosto

São paulo – As reclamações de clientes bancários crescem a cada mês. Segundo o Banco Central (BC), o número de queixas sobre o atendimento dos bancos cresceu 32,25% em três meses. Em julho, foram registradas 958 queixas procedentes. Já em agosto o número subiu para 1.082 e, em setembro, chegou a 1.267.

O número de reclamações de prazos não estabelecidos ou não cumpridos, como atendimento do pedido de um simples extrato bancário, aumentou de 466 em julho para 1.122 em setembro – aumento de mais de 140%.

“A situação é reflexo da falta de contratações nas agências. Os bancários sofrem a pressão com o volume de trabalho crescente e, assim, os serviços essenciais ao cidadão são prejudicados. Enquanto isso, os bancos lucram cada vez mais”, destaca Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato.

Ranking – A Caixa Federal liderou a lista das instituições financeiras mais reclamadas no mês de agosto, com índice de 5,71 (o calculo é feito dividindo o número de reclamações pelo número de cliente, multiplicado por 100 mil): foram 1.354 reclamações. A história se repete no ranking de setembro, liderado pela CEF com 1.874 queixas (847 são sobre atendimento). Em segundo lugar, vêm o Santander com 283 reclamações e índice 3,52, seguido pelo HSBC (2,82), Nossa Caixa (2,11) e Itaú (2,02).

Ouvidorias – Por determinação do Banco Central, desde 1º de outubro, as instituições financeiras estão obrigadas a manter ouvidorias para receber as reclamações dos clientes, que têm, agora, mais um canal efetivo de comunicação para manifestar suas queixas (confira no quadro ao lado os telefones das ouvidorias de alguns bancos). Já o Banco Central recebe reclamações de clientes insatisfeitos com seu banco pelo telefone 0800-9792345 ou pelo sítio http://www.bcb.gov.br/.

Gisele Coutinho – 24/10/2007.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍITO www.spbancarios.com.br.

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