fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:00 Sem categoria

Manifestação em Curitiba fez o lançamento estadual da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

O Coletivo de Mulheres da CUT-PR, juntamente com a União Brasileira de Mulheres, o Fórum Popular de Mulheres do Paraná e a Marcha Mundial de Mulheres, realizou na tarde de terça-feira (20/11), em Curitiba, um ato público de lançamento da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” no Paraná. Durante a manifestação, as(os) militantes armaram um varal com materiais que denunciam e criminalizam a prática da violência, bem como distribuíram panfletos à população.

Em 2007 a Campanha completa 17 anos e será realizada de 25 de novembro a 10 de dezembro, em 135 países, e conta com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil ela começou um pouco mais cedo, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. “Essa data foi escolhida para denunciar a dupla violência sofrida pelas mulheres negras, pois, além da agressão doméstica, elas são violentadas no mercado de trabalho, com maior carga horária, condições precarizadas e remuneração inferior”, esclareceu Eliana Maria dos Santos, secretária estadual sobre a mulher trabalhadora da CUT.

O tema escolhido para a Campanha neste ano é “Exija seus direitos. Está na Lei Maria da Penha”. O grande objetivo desta edição se traduz no alerta à população sobre a violência doméstica e familiar sofrida por mulheres e no papel da sociedade na aplicação e implementação da Lei nº 11.340/2006, que leva o nome de Maria da Penha, símbolo de combate à violência contra mulheres.

Sobre a campanha

Desenvolvida desde 1991 pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres (Center of Women’s Global Leadership), a Campanha conquistou espaço fundamental na sociedade brasileira, sendo realizada há cinco anos pela Agenda Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento – AGENDE, em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, e representações de agências da ONU.

Por que 16 dias?

O período de 25 de novembro a 10 de dezembro foi escolhido como foco de ação da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres por compreender quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a Campanha começa mais cedo, dia 20 de novembro, para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

:: Calendário Estadual da Campanha ::

27 e 28/11 – II Seminário de Atenção as Mulheres em Situação de Violência. Curitiba – Hotel Condor, início 8h30. Promoção Rede Feminista de Saúde. Vagas limitadas, inscrições e mais informações: (41) 33381832 ou 30152234.

29/11 – Café com Debate sobre Mulher e Mercado de Trabalho: “Gênero e Trabalho na Indústria Automotiva” – Exposição: Darli Sampaio – Mestre em Sociologia pela UFPR. Às 09h00, no Espaço Cultural dos Bancários de Curitiba (Rua Piquiri, nº 380, Rebouças). Promoção: Secretaria Estadual Mulher da CUT-PR – Coletivo de Mulheres da CUT-PR e Sec. Igualdade de Oportunidades – SEEB Curitiba.

30/11 – Debate sobre a implementação da Lei Maria da Penha com participação da juíza responsável pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – Foro Central da Comarca de Curitiba e RM. Local: Comendador Fontana, 67. Teto: 8h30 às 17h00. Promoção: Conselho Municipal da Condição Feminina.

12/12 – Ato de Encerramento da Campanha “16 Dias de Ativismo”

Agenda a confirmar:

Debate com as(os) vigilantes de Curitiba sobre a Lei Maria da Penha.

Panfletagem sobre Lei Maria da Penha na base da Construção Civil de Curitiba.

Debate sobre direitos reprodutivos e descriminalização do aborto com as vigilantes de Paranaguá.

Discussão sobre a Lei Maria da Penha e a Campanha “16 Dias de Ativismo” durante o Congresso Estadual da APP Sindicato – 07 a 09 de dezembro.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close