fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:14 Sem categoria

Marisa Stedile destaca necessidade de mais contratações e de garantia de emprego

Em entrevista coletiva concedida durante esta tarde (29 de novembro) na sede administrativa do Sindicato dos Bancários de Curitiba, a presidente da entidade, Marisa Stedile, ressaltou a necessidade de mais contratações e de garantia de emprego para trabalhadores do setor financeiro.
Na oportunidade, o Dieese/PR divulgou as estatísticas sobre crédito, inadimplência e empregos do mês de outubro.

Os números apontaram que o emprego bancário no Paraná cresceu, no mês de outubro, menos do que nacionalmente. O nível de emprego nas atividades bancárias no estado cresceu 0,55%, com a geração de 152 empregos. No Brasil, o índice de aumento foi de 0,60%. Regionalmente, o emprego teve um maior incremento no Interior do Estado, com alta de 0,92% (101 empregos).

O crescimento também é inferior ao do ano passado. Em 2006, até o mês de outubro, tinham sido criadas 1156 vagas no setor bancário no Paraná. Em 2007, este número caiu para 356. No total, durante 2006, foram criadas no Paraná 1374 vagas, número que dificilmente será alcançado com os dados dos próximos dois meses.
Os dados coletados nacionalmente comprovam a mesma tendência. No ano passado, foram geradas 19.740 empregos. De janeiro até outubro deste ano, 8.639.

Segundo Marisa Stedile, os dados refletem os concursos públicos realizados durante 2006 e que representaram contratações no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal. Hoje o cenário é outro. Após a reestruturação do Banco do Brasil, cerca de 7 mil funcionários se desligaram da empresa e não houve reposição de mão-de-obra.

Marisa destacou que o crescimento do emprego bancário foi inferior no Paraná, se comparado ao nível nacional, porque há regiões que concentram a maior parte da população carente do país beneficiados com os programas sociais da Caixa Econômica Federal.

A presidente lembrou ainda que a última campanha salarial ressaltou a importância de mais contratações e da ratificação da Convenção 158, que proíbe demissões imotivadas. “Hoje não podemos mais falar em uma tendência de extinção do emprego bancário como falamos na décade 90, mas podemos falar de exploração de mão-de-obra. Há mais contas correntes, mais postos de atendimento e menos bancários trabalhando. Por isso lutamos por mais contratações – conquistamos 3 mil empregos junto a Caixa na última greve, e por garantia de emprego”, destacou.

Serviço

O Dieese e o Sindicato dos Bancários divulgam a partir deste mês os Indicadores do Setor Financeiro (emprego, volume de crédito, taxa de juros, inadimplência e spread) com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e do Banco Central. Este é mais um serviço que o movimento sindical e o Dieese disponibilizam para que a sociedade paranaense acompanhe e avalie o desempenho do sistema financeiro.

“Estes dados são essenciais para que o Sindicato planeje suas ações sindicais. Precisamos conhecer o cenário e os indicadores do setor da mesma forma com que valorizamos e damos atenção as questões específicas e particulares dos bancários”, salientou Marisa Stedile.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close