fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:06 Sem categoria

Debate e ato público marcam lançamento do abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho no Paraná

A CUT-Paraná organiza duas atividades no dia 04 de março, próxima terça-feira, para marcar o lançamento estadual do abaixo-assinado pela redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

A primeira será um debate com Rosane Silva, da Direção Nacional da CUT, às 09h00, no auditório do Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba (Sismuc – Rua Monsenhor Celso, nº 225, 9º andar, centro).

Após o debate, os militantes e dirigentes sindicais se reunirão na Boca Maldita, tradicional local de manifestações da capital paranaense, por volta do meio-dia, para a realização de um ato público e coleta de assinaturas.

Por que reduzir a jornada?

De acordo com cálculos do Dieese, se a jornada de trabalho semanal fosse reduzida em quatro horas, 130 mil novos empregos seriam gerados no Paraná. No Brasil seriam aproximadamente 2,2 milhões de novos postos de trabalho.

Entretanto, nessa proposta do movimento sindical brasileiro, além do aspecto da geração de emprego, que é fundamental, é preciso levar em consideração também a questão da melhoria da saúde e qualidade de vida do trabalhador. Uma jornada de trabalho menor proporciona, conseqüentemente, mais tempo para a família e para se recuperar da carga de trabalho diária.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close