fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:22 Sem categoria

Greve nos Correios; assembléias em todo país aprovam paralisação por tempo indeterminado

Em assembléias realizadas, no início da noite de ontem (31), em todos estados, trabalhadores dos Correios decidiram entrar em greve por tempo indeterminado.

Segundo o secretário Geral da FENTECT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares), Manoel Cantoara, a principal reivindicação da categoria é em relação aos critérios de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) estabelecidos pela diretoria da ECT, que beneficia somente quem recebe altos salários. “É a chamada Remuneração Singular, método administrativo que legitima a concentração de renda para os altos salários. Enquanto isso, cerca de 70 mil trabalhadores de nível básico tiveram uma PLR média de R$ 300, 00, numa lucratividade anunciada de R$ 830 milhões de reais”, salientou.

Outros pontos que fortalecem a paralisação é o não pagamento do adicional de risco aos carteiros, no valor de 30% do salário-base. Conforme termo de compromisso assinado em novembro de 2007 pelo ministro Hélio Costa (Comunicações) e pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, a empresa havia se comprometido a pagar “em definitivo” o referido adicional a partir de março deste ano. No entanto, os cerca de 52 mil carteiros do país, que receberam o adicional de 30% nos últimos três meses, foram surpreendidos na última semana com a ausência do valor em seus contra-cheques.

*Quadro Parcial da greve a partir da zero hora de 01/4 (informações FENTECT)

– Alagoas
– Bahia
– Ceará
– Distrito Federal
– Goiás
– Maranhão
– Mato Grosso do Sul
– Pará
– Paraíba
– Pernambuco
– Piauí
– Paraná
– Rio de Janeiro
– Rio Grande do Norte
– Rio Grande do Sul
– São Paulo

* em atualização

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

===================================================

Funcionários dos Correios em quatro municípios do Paraná aderem à greve da categoria

Curitiba – Os funcionários dos Correios em Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu decidiram, em assembléias realizadas ontem (31) à noite, aderir à greve da categoria iniciada à meia-noite de hoje(1), por tempo indeterminado, em 15 unidades federativas.

O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná, Nilson Rodrigues dos Santos, disse acreditar que outros municípios paranaenses devem aderir ao movimento nas próximas horas.

A decisão pela paralisação foi unânime entre os cerca de 600 servidores que participaram da assembléia em Curitiba. Trabalham na capital cerca de 3 mil carteiros. O sindicato estima a adesão de 90% da categoria nos setores de atendimento ao público e de triagem de correspondências.

Os trabalhadores entraram em greve pela manutenção do pagamento do adicional de 30% de risco aos carteiros, conforme termo de compromisso assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, além de participação nos lucros e resultados (PLR) referente a 2007.

Os funcionários dos Correios também pedem o fim de privilégios que seriam dados a detentores de cargos de confiança, pedem a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários e reclamam das condições de trabalho e da falta de pessoal.

De acordo com o sindicato, no Paraná, onde trabalham 6 mil funcionários, existe a necessidade imediata de contratação de pelo menos mais 20% desse total. Só entre carteiros, o déficit é de cerca de 800 trabalhadores.

Segundo o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná, até alguns minutos antes das assembléias, a direção da empresa tentou evitar a greve, ao propor o pagamento do adicional de risco por mais dois meses e sinalizar com “negociações”, mas a categoria rechaçou a proposta.

As unidades da federação onde os trabalhadores dos Correios já decretaram greve são Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Por Lúcia Nórcio – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

=================================================

Funcionários dos Correios de 14 estados e do DF entram em greve nesta terça

Brasília – A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) contabiliza a adesão de funcionários de 14 estados e do Distrito Federal à greve que tem início a zero hora desta terça-feira (1).

De acordo com o secretário-geral da federação, Manoel Cantoara, a expectativa é de que o movimento cresça ainda mais. Para ele, “o nível de insatisfação com relação ao não-cumprimento de acordo feito com o Ministério das Comunicações sobre um adicional de periculosidade deixou muita gente indignada”.

Segundo a Fentect, decidiram entrar em greve os servidores dos estados de São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná, Amazonas, Maranhão, da Bahia e Paraíba.

Cantoara não soube estimar quantos dos 107 mil funcionários dos Correios devem participar da paralisação. “Esse número, só amanhã à luz do dia.”

Os servidores dos Correios reivindicam um adicional de periculosidade equivalente a 30% do salário por mês, aumento no percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), e a implementação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

Por Lílian Beraldo – Repórter da Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

Close