fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:37 Sem categoria

Plenária do Comitê em Defesa dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores organiza atividades contra o oligopólio do setor de fertilizantes

A luta contra o oligopólio no setor de fertilizantes, dominado pela Bunge, teve mais um capítulo na manhã desta quinta-feira, dia 08 de maio. Representantes de diversas entidades da sociedade civil organizada e de mandatos de parlamentares de esquerda, que juntos formam o Comitê em Defesa dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores, se reuniram no auditório do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR/SC) para debater e organizar as próximas atividades conjuntas acerca do tema, com vistas a dar visibilidade sobre os prejuízos causados pela privatização da Fosfértil/Ultrafértil, comprada em 1993 pela transnacional Bunge.

A primeira delas será uma coletiva de imprensa, às 14h30 desta quinta-feira, no Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), para explicar o formato da Audiência Pública que irá discutir os 15 anos da privatização do setor de fertilizantes e agroquímicos no Brasil. A Audiência, por sua vez, acontece na próxima segunda-feira, dia 12 de maio, às 09h00, no Plenário da Assembléia Legislativa do Paraná (Alep). De acordo com Paulo Roberto Fier, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Químicos do Paraná (Sindiquímica), o objetivo será debater as conseqüências da venda da estatal. “Vamos resgatar, junto à sociedade, sobre quem ganhou e quem perdeu depois dos 15 anos da privatização do setor. Atualmente o preço dos insumos inviabiliza a produção dos pequenos agricultores e já afeta significativamente os grandes produtores. Os responsáveis pela compra da Fosfértil/Ultrafértil não investiram o suficiente no setor. Mantiveram a mesma estrutura e já estão faltando fertilizantes, daí a disparada nos preços, alicerçada no conceito de oferta e demanda”, explicou.

A Audiência é uma proposição das comissões de agricultura, meio-ambiente, defesa do consumidor, da frente de segurança alimentar e da Liderança do Partido dos Trabalhadores da Alep; assim como da Frente da Terra e da Comissão de Agricultura do Congresso Nacional. Espera-se a presença de Valter Bianchini, secretário de estado da agricultura; Frei Sergio Gorgën (Via Campesina), Sebastião Pinheiro, agrônomo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e dos deputados federais Dr. Rosinha e Assis do Couto, ambos do PT-PR, representando a Comissão de Agricultura da Câmara Federal.

Além da entrevista coletiva e da Audiência Pública, o Comitê em Defesa dos Pequenos Agricultores e Trabalhadores debateu na Plenária desta quinta a realização de um protesto nos portões da Fosfertil/Ultrafertil na próxima quarta-feira (14/05). Também esteve na pauta a grande jornada nacional de lutas contra o oligopólio dos fertilizantes, a ser realizada no mês de junho.

Participaram da Plenária do Comitê representantes das seguintes entidades: CUT-Paraná, APP-Sindicato, Sindicato dos Bancários de Curitiba, Sindiquímica, Sindipetro PR/SC, Sismuc, Sinditest, Coordenação de Movimentos Sociais, Fetraf-Sul/CUT, MST, Cepat, Cefuria, Centro de Mídia Independente – CMI, e Intersindical; além de representantes dos mandatos dos deputados Dr. Rosinha e Pedro Ivo (estadual), assim como da Liderança do PT na Alep.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br.

Close