fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:58 Sem categoria

Greve dos bancários do município do Rio tem 80 porcento de adesão

Rio de Janeiro – Em seu segundo dia, a greve do bancários do Rio de Janeiro manteve a adesão de cerca de 80% da categoria. A informação é do Sindicato dos Bancários do RJ, que estima em 24 mil o número de empregados de bancos que estão parados na cidade. Ainda segundo a entidade, a paralisação alcançou seis em cada dez agências das zonas norte e sul da capital fluminense e metade delas na zona oeste.

No centro da cidade, os grevistas enfrentaram problemas para conseguir manter as agências fechadas. Segundo a assessoria do sindicato, houve um verdadeiro “abre e fecha” dos bancos dessa área. Ainda conforme a entidade, alguns funcionários abriram as portas para os clientes por causa das ações de interdito proibitório entregues pela Justiça hoje (1º). Quando percebia a abertura dos bancos, o sindicato tentava fazer com que fechassem novamente as portas.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários, Renato Luis Pereira, a negociação com os bancos começou desde maio, mas a categoria não conseguiu chegar a um acordo. Para ele, a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que ofereceu 7,5% de reajuste, é insuficiente, já que acompanha somente a inflação.

“Então a categoria entende que nós precisamos, sim, de um reajuste salarial melhor, uma geração de emprego para melhor atender a população e de um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados, que contemple a luta da categoria e o trabalho das metas abusivas que vem sendo cobradas dentro do banco”, afirmou Renato.

Nesta quarta-feira, com boa parte das agências fechadas, muitos caixas eletrônicos do centro da cidade estavam com fila. O administrador Moacyr Escotelaro, cliente de uma agência que estava fechada, disse que a greve está dificultando a realização de pagamentos. Segundo ele, nem todos os caixas eletrônicos estão funcionando e alguns não emitem confirmação de pagamento.

O Sindicato dos Bancários do Rio vai se reunir em assembléia ainda hoje para decidir os rumos da greve.

Por Agência Brasil.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

=============================================

Bancários do Rio encerram greve. Brasília, Salvador e Porto Alegre continuam

Os bancários de Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e os empregados da Caixa de Porto Alegre realizaram hoje, dia 1º, assembléias para avaliar a continuidade das paralisações.

No Rio de Janeiro, a decisão foi de encerrar a paralisação e seguir o calendário definido pelo Comando Nacional dos Bancários . Nos outros locais, a decisão foi pela manutenção da greve por tempo indeterminado, com realização de novas assembléias nesta quinta, dia 2.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close