fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 01:50 Sem categoria

Mapa aponta perfil dos conselhos de juventude

Cerca de 77% dos conselhos de juventude participantes do mapeamento realizado no I Encontro Nacional de Conselhos foram criados há menos de cinco anos, evidenciando a recente emergência do tema juvenil e sua inserção na agenda pública a partir de 2005, com a institucionalização da política de juventude em âmbito federal.

O mapeamento foi realizado junto a 72 conselhos municipais e estaduais inscritos no evento, cujos representantes responderam a um questionário que abrangeu uma série de dados como estrutura, funcionamento, representação, âmbito de atuação, caráter, dentre outros. Um dado interessante é que cerca de 78% dos conselhos possuem um equilíbrio (paridade) entre representação do governo e sociedade civil ou predominância deste último. Apenas 4% dos conselhos destinam mais vagas para as instâncias governamentais do que para a sociedade civil.

As principais ações desenvolvidas pelos conselhos são de mobilização da juventude, como a promoção de conferências, campanhas e festivais.Dentre os serviços prestados estão cursos e oficinas, apoio a outros conselhos e a ações de associativismo. Porém, há baixa atividade de incidência política junto ao executivo, evidenciando uma tendência dos conselhos em se configurarem muito mais como espaço de mobilização e articulação do que de controle das políticas públicas. A vice presidente do Conjuve, Magi de Freitas, salientou que apesar dessa tendência, os conselhos apontaram como uma de suas principais contribuições para o fortalecimento das políticas públicas a articulação com dos diversos órgãos governamentais que lidam com o tema de juventude, demonstrando certo descompasso entres as ações que executam e os impactos que geram.

Dentre as áreas temáticas, a Educação aparece disparada, ocupando 82% da pauta, seguida de Trabalho, com 63% e Violência, com 27%. Já nos desafios apresentados, a falta de orçamento é indicada como o maior nó em 75% das respostas, seguida da pouca disposição dos conselheiros em participar das atividades.

Para saber mais, confira o mapa dos conselhos, acessando o endereço eletrônico http://www.juventude.gov.br/arquivos/Mapas_dos_Conselhos.ppt

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.juventude.gov.br.

Close