fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:20 Sem categoria

CTB e CUT estarão juntas em chapa no Congresso da Contag

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) comporão uma única chapa para a renovação da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que será eleita durante o 10º congresso da entidade, a ser realizado entre os dias 10 e 14 de março, em Brasília.

A cabeça da chapa será ocupada pelo atual vice-presidente e secretário de Relações Internacionais da Contag, Alberto Ercílio Broch. O sindicalista também é ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS). A federação gaúcha é filiada à CTB.

CTB e CUT já integram, hoje, a atual diretoria, encabeçada pelo sindicalista Manoel José dos Santos . A parceria deve ser mantida pelo menos pelos próximos 4 anos, período de duração do mandato da diretoria eleita no Congresso.

Independência ou CUT

Mesmo estando juntas numa única chapa, as duas centrais apresentarão algumas propostas diferenciadas durante o 10º Congresso da Contag.

A proposta que deve provocar mais debate é a que definirá se a Contag deve ou não se manter filiada à CUT. A CTB defende que a Contag seja independente e apresentará esta proposta durante o Congresso. Para Wagner Gomes, presidente da CTB, a independência da Contag em relação às centrais permitirá que a Confederação atraia mais federações e entidades de trabalhadores rurais para sua estrutura.

Já as lideranças cutistas defenderão, obviamente, a manutenção da filiação da Contag à Central Única dos Trabalhadores.

Os delegados ao Congresso definirão, no voto, qual dos dois caminhos a Contag deve seguir.

O 10º Congresso da Contag será um momento de reflexão sobre questões e desafios relacionados à categoria e definição das políticas, internas e externas, a serem desenvolvidas para implementar o Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PADRSS.

Da redação

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.vermelho.org.br.

Close