fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 23:44 Sem categoria

Governo cria novo sistema para controle de remédio excepcional

Com a função de controlar todo o processo de programação, aquisição, distribuição e dispensação especial, foi implantado nesta segunda-feira (04/05), nas 22 unidades farmacêuticas regionais do Paraná administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o novo Sistema de Medicamentos de Dispensação Excepcional (Sismedex), desenvolvido a pedido do Ministério da Saúde pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar).

O novo sistema, em software livre, é uma evolução do Componente de Medicamento de Dispensação Excepcional (CMDE), programa utilizado pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) desde abril de 2005 e que será desativado durante este final de semana. Depois de sua implantação no Paraná, o Sismedex será implantado em todos os estados brasileiros.

Segundo a diretora do Cemepar, Deise Regina Pontarolli, atualmente são beneficiados cerca de 62 mil pacientes em todo o Estado com mais de 150 medicamentos, com uma média de 4 mil atendimentos/dia. O financiamento do programa é do Governo Federal e é complementado pelo Governo do Estado. Os medicamentos são de alto custo, e na maioria dos casos são destinados para tratamentos prolongados. Somente no primeiro trimestre deste ano foram investidos no programa cerca de R$ 44,88 milhões.

O Sismedex incorporou novas funcionalidades às que já existiam no CMDE, tais como fluxo de estoque e resultados de exames.“O sistema desenvolvido pela Celepar tem apresentado resultados altamente favoráveis, como a padronização de procedimentos, menor tempo de atendimento na dispensação, registro em tempo real dos medicamentos entregues e emissão automática da Autorização de Procedimento de Alta Complexidade (APAC), além de suporte gerencial para a programação das compras realizadas pela SESA”, destacou Pontarolli.

Na última terça-feira (28), técnicos da Celepar promoveram treinamento dos usuários de todas as unidades da Secretaria da Saúde e definiram o processo de operacionalização do Sismedex/CMDE nas unidades de assistência farmacêutica responsáveis pela dispensação dos medicamentos excepcionais.

No total, cerca de 90 farmacêuticos, auditores médicos, chefes de divisões e outros profissionais participaram do evento. Segundo Edson Chitz, analista responsável pelo desenvolvimento da solução, neste final de semana uma equipe da Celepar trabalhará na conversão dos dados para o novo sistema.

==============================================================

Celepar ajuda a desenvolver sistema nacional de medicamentos especiais

Depois de desenvolverem o módulo estadual do Componente de Medicamentos de Dipensação Excepcional (CMDE/Simedex), implantados em 13 estados brasileiros, técnicos da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) estão auxiliando o Datasus, o Departamento de Informácia do SUS (Sistema Único de Saúde), a consolidar os dados operacionais estaduais em uma base nacional, para viabilizar a gestão desse componente pelo Ministério da Saúde.

Técnicos dos dois órgãos se reuniram em Curitiba para a definição dos trabalhos entre as equipes. Segundo Elaine Kawa, analista responsável pelo desenvolvimento do módulo estadual, o modulo nacional vai permitir a integeração dos procedimentos de organização e gestão operacional do sistema de distribuição e controle dos medicamentos excepcionais em cada estado. “Isto vai permitir que a esfera federal acompanhe desde o cadastramento da solicitação até a distribuição e uso do medicamento, com todas as informações gerencias a respeito do componente”, descreve.

Além disso, o Ministério da Saúde vai poder receber e validar as transações enviadas pelos estados para composição da base de dados nacional, com informações sobre o cadastro de solicitação (nova, renovação ou adequação), parecer de avaliação técnica, autorização APAC, dispensação, recebimento dos medicamentos centralizados, posição do estoque da unidade central e das unidades executoras, entre outras funcionalidades.

O desenvolvimento deste módulo foi delegado ao Dataus, com a participação da Celepar na definição das regras de negócio e das informações de gestão.

O módulo estadual desse componente, desenvolvido pela Celepar em software livre, já está implantado nos estados do Acre, Amazonas, Piauí, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins e Pernambuco. O módulo nacional, com tecnologia web, seguirá as mesmas bases tecnológicas do componente estadual.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.

Close