fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:47 Sem categoria

Em Curitiba, o prefeito Beto Richa está na mira da oposição; denúncias continuam

Partidos de oposição protestam contra Richa

Os partidos de oposição ao prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) foram às ruas protestar contra a conduta da bancada de apoio ao prefeito que barrou, na câmara municipal, a tentativa de abertura de CPI para investigar o suposto caixa 2 e a compra do apoio de ex-candidatos durante a campanha de reeleição do prefeito.

Com apenas seis assinaturas no pedido de CPI, a oposição precisa, ao menos, da assinatura de sete vereadores da base do prefeito para atingir as 13 assinaturas necessárias para que o pedido possa ser protocolado na câmara. Mas nenhum outro vereador admitiu a possibilidade de apoiar a investigação.

Apoiado por movimentos sociais e sindicatos, inclusive o Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba, que formam a “Frente Popular contra a Corrupção”, os oposicionistas realizaram, na manhã de ontem, uma vigília nas escadarias da câmara municipal e, à tarde, a manifestação ocorreu na Boca Maldita, no centro da capital, onde foram instalados televisores que exibiram durante toda a tarde os vídeos em que os coordenadores do “Comitê Lealdade”, formado por dissidentes do PRTB, aparecem distribuindo dinheiro para os ex-candidatos a vereador do partido, que abriram mão da candidatura para apoiar Beto Richa.

“A pressão popular sempre preocupa os detentores de mandato. Vamos ver se com a sociedade exigindo, os vereadores de Curitiba assinam a CPI e cumpram com seu papel de legislador e fiscalizador. A CPI seria a mostra de que Curitiba tem um Poder Legislativo e que a câmara não é apenas um anexo do Executivo”, disse o deputado federal Dr. Rosinha (PT), que participou do ato. “O prefeito foi ao Ministério Público pedir para ser investigado. Se isso não for pura demagogia, então ele deveria pedir para que sua base assine a CPI, fazendo com que ele, de fato, seja investigado”, lembrou.

Com uma baixa adesão, Rosinha foi a única liderança partidária presente na Boca Maldita. Vereadores e deputados de oposição não compareceram por estarem participando da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias do município e do Estado, mas a ausência de outras lideranças sem mandato também foi sentida.

Representantes do PT, PMDB, PCdoB, PSC e PRTB, também estiveram, ontem, reunidos com o procurador regional eleitoral, Neviton Guedes, que está investigando o caso. Os partidos de oposição entregaram documento oficializando apoio às investigações. “Cabe a nós nos colocarmos à disposição, mas também estamos fazendo nossa parte. Vamos acompanhar de perto todas as investigações, e sempre que acharmos procedente, entraremos com as medidas cabíveis”, disse o presidente do PT de Curitiba, André Passos. Na última sexta-feira, os partidos entraram com pedido de cassação do prefeito na 1.ª Zona Eleitoral de Curitiba. O advogado do prefeito, Cristiano Hotz, disse que foi à 1.ª Zona ontem, mas não teve acesso ao processo, que, segundo ele, está sendo encaminhado para o Ministério Público.

Por Roger Pereira.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.paranaonline.com.br.

=============================================

Vigilia pela CPI do Caixa 2 continua nesta terça, 30

Manifestantes da Frente Popular de Combate à Corrupção levaram nesta segunda, 29, às galerias da Câmara Muncipal, durante a sessão plenária, um grande placar do “Combate à corrupção”. De um lado os vereadores que já assinaram o requerimento para instalação da CPI do Caixa 2 e de outro, os que ainda não assinaram.

O Ato que teve início nesta segunda continua até o fim das sessões desta semana. O objetivo é convencer os demais vereadores a assinarem a CPI , como também chamar o Prefeito á responsabilidade pela apuração dos fatos que foram divulgados em rede nacional.

Em entrevistas aos veículos de comunicação, o prefeito vem dizendo que “pediu para o Ministério Público investigar a campanha e a administração dele, porque não há nada a esconder”.Os partidos de oposição acreditam, portanto, que não há motivos para barrar a instalação de uma CPI na Câmara Municipal. E que o Prefeito deveria ser o primeiro a pedir aos seus vereadores que assinem e apoiem.

Para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito, são necessárias as assinaturas de 13 parlamentares. Até agora, seis já assinaram: os cinco da oposição (Professora Josete, Jonny Stica e Pedro Paulo, do PT; e Algaci Túlio e Noemia Rocha, do PMDB e mais o Vereador Julião Sobota, do Psc.

==========================================

CAIXA 2: Oposição reafirma apoio ao trabalho da Procuradoria Regional Eleitoral frente as denúncias contra Beto Richa

Em reunião nesta segunda, 26, com o Procurador Regional Eleitoral Dr. Neviton Guedes, os representantes dos partidos PSC, PcdoB, PT, PMDB, PMN e PRTB entregaram documento oficializando o apoio às investigações encaminhadas pelo MPF, além de informações que julgam importantes a serem consideradas na investigação. Além do documento, os partidos se colocaram à disposição para contribuir no processo investigatório. Durante a conversa, ouviram do Procurador Neviton Guedes que a investigação na instância do Ministério Público Federal está responsável em investigar os supostos crimes eleitorais que afetem diretamente a pessoa do prefeito. Os demais crimes relacionados nas denúncias são de responsabilidade do Ministério Público Eleitoral, de 1º instância, como também à Polícia Federal.

Apoio e partidos organizados para “batalha jurídica”

O Presidente do PT Curitiba, André Passos, salientou a importância das investigações e reafirmou que do ponto de vista jurídico os partidos estão organizados para cobrar que os fatos sejam apurados. Salientou ao Procurador a gravidade sobre o fato de ex-candidatos do PRTB receberem dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral; além do financiamento de referido Comitê com recursos da própria campanha de Beto Richa (mas que não foram declarados à Justiça Eleitoral), conforme confessado pelo coordenador financeiro da campanha. “Cabe a nós nos colocarmos à disposição, mas também estamos fazendo nossa parte. Vamos acompanhar de perto todas as investigações, e sempre que acharmos procedente, entraremos com as medidas cabíveis.”
Nos próximos dias, os partidos marcam audiências junto á Superintendência da Polícia Federal e no Ministério Público Eleitoral, de 1º instância.

A seguir, o oficio entregue ao Procurador Dr. Neviton Guedes

Curitiba, 29 de junho de 2009.

AO

Procurador Regional Eleitoral

Os partidos políticos abaixo subscritos, notoriamente prejudicados pelos fatos objeto das denúncias veiculadas na imprensa, relacionados às irregularidades na Campanha eleitoral do então candidato à Prefeitura de Curitiba Beto Richa, vem, mui respeitosamente a presença de Vossa Excelência, oficializar o presente pedido, mediante as seguintes considerações:

CONSIDERANDO que as denúncias têm como base irregularidades no financiamento de campanha do então candidato a prefeito de Curitiba, Carlos Alberto Richa;

CONSIDERANDO que que as gravações mostram ex-candidatos do PRTB recebendo dinheiro não declarado à Justiça Eleitoral;

CONSIDERANDO que o financiamento de referido Comitê com recursos da própria campanha de Beto Richa (mas que não transitaram pela conta corrente específica, não foram declarados à Justiça Eleitoral), conforme confessado pelo coordenador financeiro da campanha.

CONSIDERANDO que cargos da Prefeitura de Curitiba foram utilizados como verba adicional na negociação realizada com os vereadores do PRTB, devidamente cumpridos pela nomeação posterior.

CONSIDERANDO que os fatos são absurdos, e a prática de “caixa 2″ é confessa, inclusive e especialmente pelo coordenador financeiro da campanha de Beto Richa, que admite a existência de comitês “paralelos” na campanha de Beto Richa

CONSIDERANDO que parte das irregularidades constituem crimes eleitorais, executados mediante formação de quadrilha, de iniciativa e legitimidade exclusivas do Ministério Público.

Os partidos políticos signatários da presente, vem a presença de Vossa Excelência, manifestar, oficialmente o apoio na apuração célere e rigorosa dos fatos, além de se colocar a disposição no que V Exª entender necessário para apuração dos fatos e responsabilização dos culpados.

PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL DO PARANÁ

Néviton de Oliveira Batista Guedes

Rua Marechal Deodoro, 933, 7º andar, Centro

PARTIDOS POLÍTICOS

PT/PMDB/PCdoB/PSC/PRTB

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO http://ptcuritiba.org.br.

Close