fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:35 Sem categoria

Trabalhadores bancários paranaenses em dias de luta e de confraternização

28 de agosto – “Dia do Bancário, dia de luta e de confraternização”

Por conta da campanha salarial 2009 e do dia do bancário, dia 28 de agosto, várias atividades foram programadas pelos dirigentes sindicais. Os companheiros de Apucarana distribuíram, desde o dia 27 e durante o dia 28, pães de mel para os trabalhadores bancários. Mas eles não se esquecem da luta: passaram a semana inteira dentro das agências debatendo as propostas e atividades desta campanha.

Em Cornélio Procópio não foi diferente. Aproveitando que existe, lá, uma agência do Banco do Brasil e outra do Bradesco em frente uma a outra, foi distribuído um material dedicado aos clientes, produzido por eles mesmos. Para os trabalhadores bancários distribuem uma bolinha para relaxamento muscular. Eles precisam, com os patrões que têm!

Campo Mourão, por sua vez, distribuiu o panfleto: “O que você precisa saber para não correr ‘mais’ riscos com seu banco”, enquanto faz um arrastão em todas as agências. Falando nesse panfleto, o pessoal de Arapoti começou já no dia 27 a percorrer as agências bancárias da região. O material fez tanto sucesso que já mandaram vir mais de Curitiba para distribuírem nas outras cidades da base, como Wenceslau Braz e Jaguariaíva.

O Sindicato de Curitiba e Região, por sua vez, passou o dia 28 circulando nas principais ruas da capital com um carro de som com mensagens que alertam e conscientizam a população para as questões trabalhistas e de direito do consumidor no uso dos serviços bancários. A ideia é fazer com que mais pessoas saibam da luta dos trabalhadores. O dia começou com uma atividade de conscientização e informes sobre a campanha salarial e envolveu os trabalhadores que atuam no banco HSBC (centro administrativo da Vila Hauer).

Os companheiros de Paranavaí e de Londrina também percorreram as agências bancárias locais, distribuindo materiais e dialogando sobre o andamento da campanha salarial. Em Paranavaí ainda sortearam camisetas da Campanha Salarial 2009 para os bancários enquanto dois músicos, um saxofonista e um violeiro, acompanhavam os representantes dos trabalhadores. Londrina usou uma estratégia parecida, mas, por não poderem adentrar as agências por conta de medidas preventivas contra a nova gripe, contrataram um grupo de circo.

Umuarama também percorreu as agências, mas não só isso. Vão aproveitar o dia do bancário para fazer um jantar dançante. Antes do jantar, porém, irão prestar uma homenagem ao sindicalista Abílio Aparecido dos Santos, falecido no dia 13 de março deste ano em decorrência de complicações da doença de chagas.

Toledo faz o último de três jantares, feitos nas sextas-feiras, com os trabalhadores, apresentando a campanha. E Guarapuava lança a campanha em uma solenidade, seguida de um almoço, no dia 29 de agosto, sábado.

Luiz Gustavo Vilela – Jornalista
FETEC-CUT-PR

===============================

Dia do Bancário é comemorado no HSBC Vila Hauer

Sindicato comemora Dia do Bancário com os trabalhadores do HSBC Vila Hauer. Ato contou com distribuição de cartão e carro de som

Os bancários que atuam no HSBC Vila Hauer foram surpreendidos esta manhã (28) com a visita dos dirigentes do Sindicato. Ao invés de um protesto, o motivo da visita foi a comemoração do Dia do Bancário. Apesar da negociação de ontem (27), em que os trabalhadores enfrentaram o descaso dos banqueiros em relação as cláusulas sobre emprego, os bancários precisam resgatar nesta data as suas conquistas! Jornada de seis horas, valores fixos nacionais nos pisos, tíquete refeição e alimentação, PLR, cesta alimentação e auxílio creche/babá são apenas algumas das reivindicações que se tornaram cláusulas de uma das mais completas Convenções Coletivas de Trabalho de todo o país.

O cartão entregue nesta sexta diz “Um bis para nossas vitórias. Comemore seu dia pronto para novas conquistas” e procura resgatar nos trabalhadores bancários a vontade de se manter firme, lutando pelas causas que vão beneficiar toda a categoria. É um recado para que a organização e mobilização possam mostrar aos banqueiros nesta Campanha Salarial 2009 que os trabalhadores não irão aceitar nada menos que ganho real, uma PLR mais justa e com regras mais transparentes e melhores condições de trabalho.

=================================

Ato ontem (27) foi no Juvevê. Atividades continuam na próxima semana

O Sindicato realizou ontem, dia 27, o quarto ato de conscientização nesta Campanha Salarial 2009. A região eleita desta vez foi o bairro Juvevê. Foram visitadas as agências Bradesco Prime, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Unibanco, HSBC, Bradesco, Real, Itaú e Itaú Personalité.

No interior das agências, os dirigentes sindicais dialogam com os trabalhadores bancários sobre o início da Campanha Salarial, o andamento das negociações e a importância da mobilização da categoria, mantendo-se informados através dos canais de comunicação do Sindicato e participando das assembleias.

O Dia do Bancário também foi lembrado pelos dirigentes. Em suas falas, os sindicalistas destacaram as conquistas da categoria, considerada uma das mais organizadas do país.

Para Marcio Kieller, a visita a diferentes bairros da cidade e Região Metropolitana é fundamental. “Com esta estratégia criamos um espírito de luta nos bancários, deixamos a categoria mais preparada para a campanha salarial e incentivamos a participação nas atividades sindicais”, afirma. “Sem contar que mostramos um corpo, ou seja, um sindicato forte e combativo”.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

====================================

Sindicato de Londrina divulga Campanha 2009 no Calçadão nesta sexta

O Sindicato dos Bancários de Londrina realizará atividade amanhã (28/08), Dia Nacional de Luta da categoria, para divulgar a Campanha Salarial 2009 à população. A partir das 10h30, diretores da entidade sairão da agência do Itaú no Calçadão, próximo da Rua Prefeito Hugo Cabral, com faixas e cartazes com os temas da Campanha e palavras de ordem, acompanhados de carro de som e de dois artistas circenses.

O “arrastão” vai percorrer todas as agências do Calçadão e será encerrado às 12h30 na agência Centro da Caixa Econômica Federal, em frente à Catedral.

O objetivo da manifestação, segundo Wanderley Crivellari, diretor-presidente do Sindicato dos Bancários, é buscar o apoio de clientes e usuários para pressionar os bancos a atender as reivindicações da categoria. O mote da Campanha deste ano é: Os bancos abusam – Cadê a Responsabilidade Social.

“Queremos envolver a população nesta luta, que visa melhores salários e também mais contratações pelos bancos para melhorar o atendimento e justificar as altas tarifas cobradas dos clientes”, explica Wanderley.

Para ele, nas negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que foram iniciadas ontem (27/08), em São Paulo, serão colocados na mesa os lucros exorbitantes obtidos pelos bancos no primeiro semestre deste ano, mostrando que as instituições financeiras podem melhorar as condições de trabalho, pagar salários maiores e abaixar as pesadas taxas de juros, entre outros benefícios que podem ser feitos para retribuir à sociedade parte de seus ganhos.

Os bancários reivindicam este ano o reajuste de 10%, que contempla a inflação acumuladas desde setembro de 2008, mais 5% de aumento real de salários, Participação nos Lucros e Resultados de três salários, mais uma parcela fixa de R$ 3.850,00, valorização dos pisos da categoria, tendo como base o salário mínimo do Dieese (R$ 2.047,00), fim das metas abusivas e do assédio moral nos bancos.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Londrina cita ainda como destaque na Minuta de reivindicações a instituição de garantia de emprego no setor, como forma de impedir demissões em decorrência dos processos de fusão e de incorporação de bancos que estão em curso no Brasil.

Fonte: Seeb Londrina.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

Close