fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 06:17 Sem categoria

Trabalhadores bancários protestam contra atitudes arbitrárias dos patrões banqueiros

Enquanto aguardam resultados da negociação que se inicia hoje (01/09), às 10 horas, com a Fenaban, trabalhadores “queimam banqueiros” no cruzamento das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso.

Na tarde de quarta-feira (30/09), os bancários em greve de três agências do Itaú em Curitiba foram surpreendidos com a arbitrariedade do banco. Depois de ter o interdito proibitório cassado no dia 28 de setembro, o Itaú resolveu coagir seus trabalhadores de forma mais incisiva e truculenta: utilizou força policial para impedir o direito de greve, exigindo a abertura das agências dos bairros Bigorrilho, Juvevê e da Rua Augusto Stresser.

Em resposta a esta medida arbitrária – e também a outras posturas desrespeitosas adotadas pelos bancos, como o transporte de bancários via helicópteros para os centros administrativos do HSBC e o contingente de seguranças postados em frente às sedes da Caixa Econômica Federal, entre outras – o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região irá realizar, na quinta-feira, 1° de outubro, um protesto no cruzamento das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso, no Centro da capital. O ato está marcado para às 9h e irá promover a queima de bonecos que remetem aos presidentes e gestores dos principais bancos.

Serviço:
Protesto contra arbitrariedades dos bancos
Data: quinta-feira, 1° de outubro
Local: Cruzamento das ruas XV de Novembro e Monsenhor Celso
Horário: a partir das 9 horas

Por: Renata Ortega.

======================================================

Boneco do presidente do BB foi surrado na assembleia

Nesta terça (29), os bancários de Curitiba estiveram reunidos em nova assembleia informativa. Eles decidiram pela não realização de uma assembleia amanhã, um novo encontro será na quinta, dia 1º. Esta deliberação foi decorrente do agendamento de uma nova rodada de negociação com a Fenaban, uma resposta clara ao forte movimento de greve de todo o país.

Durante a assembleia, da mesma forma que ocorreu com a atual presidente da Caixa, Maria Fernanda, um boneco do presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, foi malhado e destruído pelos trabalhadores. Em seu “corpo”, a frase “Chega de lero-lero”. Os bancários repudiam o posicionamento do banco na mesa de negociação. Os representantes do banco estão mostrando má vontade e as negociações específicas estão nitidamente sendo “empurradas com a barriga”.

O BB não acenou positivamente para nenhuma das demandas dos funcionários do banco e, mais do que isso, demonstrou descaso e desrespeito pelos bancários, pois realiza mudanças como sua reestruturação administrativa (incluindo programa de aposentadoria antecipada) e o fim das substituições sem qualquer negociação com a categoria bancária.

Amanhã, quarta (30), haverá negociação com o Banco do Brasil. A expectativa dos bancários é que o Banco do Brasil apresente uma boa proposta, pressionando à Federação dos Bancos (Fenaban) para que se posicione de forma mais favorável aos trabalhadores.

Por: Patrícia Meyer.

=====================================================

Boneco da presidente da Caixa é queimada em praça pública

Reunião sobre pauta específica dos empregados da Caixa será nesta quinta (1º de outubro), às 15 horas. A negociação foi agendada no meio desta tarde.

Os trabalhadores bancários de Curitiba e região cumpriram hoje (29), em frente à Caixa Econômica da Praça Carlos Gomes, uma promessa feita na noite de ontem, em assembleia realizada no Espaço Cultural. Um boneco representando a atual presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, foi “torturado” e queimado, em alusão direta ao apóstolo traidor Judas.

Ao tomarem conhecimento que a Caixa ingressou com um interdito proibitório contra o Sindicato, com punição de R$ 50 mil por dia caso a entidade não cumpra a decisão judicial, os bancários decidiram mostrar sua indignação contra a presidente do banco, uma trabalhadora que veio do movimento sindical.

A Caixa ainda entrou com um pedido para majorar a multa, ou seja, elevar a punição caso o Sindicato não cumpra a decisão judicial.

Os dirigentes denunciaram ainda a postura truculenta do banco que colocou, diante de seus prédios administrativos em Curitiba (Conselheiro Laurindo e Praça Carlos Gomes), dezenas de seguranças. As atitudes da Caixa indignaram os trabalhadores bancários, já que nunca se viu o banco agir desta forma e não é aceitável que estas medidas sejam tomadas exatamente quando o banco é gerido por uma trabalhadora da Caixa.

Neste momento em que os trabalhadores da Caixa estão envolvidos com diversos programas sociais do país, sendo responsáveis diretamente pela gestão dos recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e ainda de medidas do Governo Federal, como o projeto “Minha Casa, Minha Vida”, ou seja, vivenciando uma situação de sobrecarga de trabalho e desempenhando papel essencial para o país, o banco está sendo desleal.

A Caixa também está adotando uma postura covarde. Ao invés de ser pioneira — atitude que se espera de uma presidente que faz parte da categoria bancária –, e pressionar a Fenaban para a apresentação de uma proposta coerente com a reivindicação da categoria e o cenário econômico do setor bancário, a empresa prefere se manter calada, acanhada e “escondida debaixo da mesa de negociação”.

Queimar o boneco da presidente Maria Fernanda foi a forma com que os bancários de Curitiba encontraram para mostrar a sua indignação com a Caixa. Longe de se postar como um banco público, defensor de causas sociais, a empresa se posiciona da mesma forma que os demais bancos privados do país, seguindo a cartilha da opressão, da exploração e da covardia!

Nova rodada de negociação — Está marcada para quinta-feira, dia 1º de outubro, às 15 horas, em São Paulo (SP), rodada de negociação entre representantes da Caixa e dos empregados, para tratar dos temas específicos da campanha salarial de 2009. A reunião foi acertada entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) e a direção da empresa, na tarde desta terça-feira.

Confira o vídeo do protesto aqui, acessando o endereço eletrônico http://www.bancariosdecuritiba.org.br/multimidia.asp?id_video=58&ano_video=0#video

Por: Patrícia Meyer.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close