fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:34 Sem categoria

Banco Central do Brasil divulga Relatório de Estabilidade Financeira; no primeiro semestre de 2009 o resultado é preponderantemente de natureza operacional, um bom sinal !

BC divulga Relatório de Estabilidade Financeira
30/10/2009 16:00:00

Brasília – O Banco Central divulga hoje o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), publicação semestral que descreve a evolução recente do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e a análise de sua resistência a eventuais choques na economia brasileira. A avaliação se refere ao primeiro semestre de 2009 e conclui que o nível de capital das instituições continua confortável.

A crise financeira internacional afetou de modo particular a distribuição da liquidez do SFN em 2008, acarretando concentração nos bancos de maior porte, assim como deterioração da liquidez em um grupo de instituições bancárias de médio e de pequeno porte, normalizada a partir das medidas prontamente adotadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e pelo Banco Central, entre elas a instituição dos depósitos a prazo com garantia especial do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). O sistema financeiro brasileiro, que demonstrou elevado nível de resiliência durante a crise, já sinaliza o início de novo ciclo de expansão do crédito, especialmente devido aos sólidos fundamentos macroeconômicos, às amplas reservas internacionais e à forte demanda doméstica.

Os testes de estresse realizados pelo BC demonstraram que o sistema bancário detém nível adequado de capital, mantendo o Índice de Basileia acima do mínimo regulamentar de 11% mesmo no mais severo cenário analisado, de baixa probabilidade de ocorrência, no qual se estima o resultado da elevação conjunta do risco de crédito e das taxas de juros e de câmbio.

Os atuais níveis de liquidez apresentados pelo sistema se mostram suficientes para honrar regularmente as obrigações, mesmo considerando as situações de estresse.

O lucro das instituições no período manteve-se em nível próximo ao do semestre anterior, porém com qualidade superior. Diferentemente do que ocorreu no último semestre de 2008, quando grande parte do lucro foi formado por resultados não operacionais e pela ativação de créditos tributários, no primeiro semestre de 2009 o resultado é preponderantemente de natureza operacional.

Por fim, várias normas foram editadas no período com vistas à convergência da regulamentação prudencial brasileira aos princípios estabelecidos pelo Comitê de Basileia para Supervisão Bancária, órgão que funciona junto ao Banco de Compensações Internacionais (BIS), do qual o Banco Central passou a ser membro em 2009.

Brasília, 30 de outubro de 2009

Banco Central do Brasil
Assessoria de Imprensa
imprensa@bcb.gov.br
(61) 3414-3462

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bcb.gov.br.

PARA CONSULTAR O RELATÓRIO, ACESSE O ENDEREÇO ELETRÔNICO http://www.bcb.gov.br/?RELESTAB200910

Close