fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 21:22 HSBC

OS BANCOS ABUSAM: práticas adotadas pelo banco HSBC são objeto de denúnica internacional

Contraf-CUT denuncia abusos do HSBC no Brasil para UNI Américas

O descaso do HSBC no Brasil com os trabalhadores, oferecendo PLR rebaixada e o péssimo serviço prestado aos clientes, fez com que a Contraf-CUT denunciasse essa situação para o diretor da UNI Américas, Márcio Monzane, na última quarta 4.

Segundo Monzane, a UNI Sindicato Global encaminhará uma campanha mundial no HSBC com o objetivo de estabelecer negociações com o banco inglês e promover assinatura de um acordo marco global, visando garantir o respeito e a valorização dos trabalhadores.

Lucro

No Brasil, o HSBC alcançou lucro de R$ 2,1 bilhões, comemorado pelo seu presidente no País, Conrado Engel, em uma ilha caribenha no mês passado. “Se há um ano o cenário era de crise, hoje só há motivos para comemorar”, afirmou Engel em matéria publicada na Revista Caras de outubro.

O diretor da Contraf-CUT e funcionário do banco, Sérgio Siqueira, destacou que os bancários do HSBC lutarão até que a empresa reconheça de fato o esforço de todos.

Reunião

Os dirigentes sindicais do HSBC de vários países estarão reunidos na sede da Contraf-CUT, nos dias 1 e 2 de dezembro, para debater os problemas dos trabalhadores do banco inglês.

Fonte: Contraf-CUT.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br.

====================================================

Trabalhadores do HSBC protestam na Paulista

Bancários chamaram a atenção da população que passava pelo coração financeiro do país para o ataque do banco ao pagamento da participação nos lucros

São Paulo – Os funcionários do HSBC continuam manifestando revolta diante da postura do banco que pagou Participação nos Lucros e Resultados (PLR) menor aos bancários. Na manhã de quinta 5, o protesto aconteceu na agência Premier, que fica na Avenida Paulista, o maior centro financeiro do país e chamou a atenção da população que passava pelo local.

Com símbolos como caixão para enterrar a PLR rebaixada e bexigas pretas que simbolizavam o luto, os bancários intensificaram o recado exigindo da direção do banco que reabra o canal de negociação imediatamente.

O funcionário do HSBC e diretor do Sindicato Valdir Fernandes, o Tafarel, faz um alerta para os bancários continuarem mobilizados. “Nossos protestos serão intensificados até que aja uma sinalização de disposição do banco para negociar. Os trabalhadores também não devem aceitar as provocações da direção do HSBC quando pedirem aos funcionários para não entrarem na onda do Sindicato ou se tentarem perseguir quem participar das manifestações. Os bancários devem denunciar qualquer tipo de pressão”.

Por Carlos Fernandes – 05/11/2009.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br.

Close