O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região realizou esta manhã, dia 18 de novembro, um novo protesto contra a alteração na Participação dos Lucros e Resultados (PLR) paga aos trabalhadores do banco HSBC. Desta vez, o ato foi uma panfletagem nas agências premier Comendador Araújo e Palácio Avenida.
Este foi mais um de uma série de protestos que pressiona o banco inglês para reverter sua decisão de destinar, de forma conservadora, um grande volume de recursos para “provisionamento de pagamento de duvidosos”, não contabilizando este valor para distribuição e pagamento da PLR.
Os clientes do HSBC receberam a seguinte carta aberta dos dirigentes que participaram da mobilização:
CARTA ABERTA AOS CLIENTES DO HSBC
Falta de funcionários para um bom atendimento aos clientes, filas intermináveis, juros abusivos: este é o cenário do banco líder em reclamações junto ao Banco Central e que faturou R$ 2,1 bi no 1º semestre
O HSBC Brasil não está prestando um atendimento de qualidade aos seus clientes. São filas intermináveis, causadas pela falta de funcionários, e cobrança de tarifas abusivas que prejudicam os clientes. Para os trabalhadores, metas opressivas e sobrecarga.
Esta situação já foi assunto de reuniões com a direção do banco diversas vezes. Entretanto, o banco nada faz para solucionar questões. Ao contrário, fecharam agências em todo o país, demitiram funcionários, aumentaram as metas de vendas de produtos e, desta forma, provocaram o adoecimento de trabalhadores.
O resultado está presente no ranking de reclamações feita pelos próprios clientes junto ao Banco Central, liderado há tempos pelo banco inglês.
A empresa também está causando a ira nos bancários, que contribuíram para o lucro de R$ 2,1 bi-lhões atingido no primeiro semestre de 2009 e continuam sofrendo com um péssimo tratamento. Mais uma vez, os funcionários do HSBC tiveram problemas na hora do banco pagar a remuneração variável.
O lucro resultante do esforço dos trabalhadores foi drasticamente reduzido após uma série de provisionamentos para cobrir possíveis perdas futuras. Ou seja, o banco realizou um ajuste contábil e praticamente sumiu com o resultado. Dos R$ 2,1 bilhões faturados, a referência para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) virou R$ 249 milhões.
Isso levou a um pagamento rebaixado da PLR, comparativamente aos demais bancários, ocasionando uma série de protestos por todo país.
O movimento sindical está pressionando o banco inglês a modificar sua postura e respeitar os trabalhadores e clientes.
Só com muita luta e com o apoio dos clientes poderemos reverter essa situação.
RESPEITO AOS CLIENTES BRASILEIROS
VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E MELHORIA DA PLR
HSBC: Chega de exploração!
Respeite o Brasil e os brasileiros!
Por: Patrícia Meyer.
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Sindicato se reúne com auditores e denuncia HSBC
Como já é prática, a empresa que realiza a auditoria no HSBC com intuito de renovação ou concessão da certificação SA 8000 esteve reunida com representantes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região na segunda-feira, dia 16 de novembro, no Espaço Cultural.
A SA 8000 é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social para empresas fornecedoras e vendedoras, baseada em convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e em outras convenções.
Durante a reunião, a empresa recebeu um detalhado relato sobre as últimas ações do banco no que se refere aos trabalhadores. Dentre os temas tratados, a desvalorização dos profissionais que atuam no HSBC, a redução do número de agências e frequentes demissões, as práticas antissindicais realizadas durante a Campanha Salarial 2009 e os ajustes contábeis que interferiram no valor pago à titulo de Participação nos Lucros e Resultados aos trabalhadores.
Participaram do encontro representando os bancários do HSBC: Carlos Alberto Kanak, coordenador nacional da Comissão de Organização dos Empregados do HSBC e secretário-geral do Sindicato, Marco Aurélio Cruz, secretário de administração e Otávio Dias, presidente do Sindicato.
Por: Patrícia Meyer.
NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.