fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:53 Sem categoria

FETEC-CUT-SP realiza seu oitavo congresso e elege a nova diretoria para um mandato de três anos

8º Congresso elege nova direção da FETEC SP

Após três dias de debates sobre os rumos da luta sindical bancária, o 8º Congresso da FETEC/CUT-SP elegeu a nova direção da entidade para o triênio (2009-2012).

A chapa vencedora é encabeçada por Luiz César de Freitas, atual presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região. A Secretaria Geral permanece sob comando de Pedro Sardi, dirigente da base de São Paulo, Osasco e Região. A Secretaria de Finanças passa a ser ocupada por Sebastião Geraldo Cardozo, representante dos bancários de Araraquara.

Eleita por unanimidade, a nova direção terá, dentre os desafios, as lutas pela continuidade do governo popular no âmbito nacional, pelo fim do projeto neoliberal no Estado de SP e pela defesa da classe trabalhadora.

Conforme Luiz César de Freitas, o Alemão, o 8º Congresso da FETEC SP se configurou em um importante espaço para exposição de idéias, o que favoreceu o debate e, consequentemente, os consensos que se fazem necessários para gestão que principia. “A perspectiva para os próximos três anos é extremamente positiva, uma vez que os debates aqui realizados apontam para o aprimoramento dos acertos da última gestão, bem como para a ampliação da interlocução com os sindicatos filiados e para intensificação das ações com vistas a obtermos novos avanços no que diz respeito a melhores condições de trabalho e de vida não apenas para os bancários, mas para o conjunto dos trabalhadores brasileiros”, projeta o presidente eleito.

O 8º Congresso da FETEC SP teve início na última quinta-feira (26) estendendo-se até este sábado (28), na cidade de São Pedro (SP), com participação de 225 delegados, sendo 70 mulheres, representantes dos bancários cutistas do Estado de SP.

Diretoria Executiva FETEC/CUT-SP 2009-2012:

NOME
CARGO
BANCO ONDE TRABALHA

LUIZ CÉSAR DE FREITAS
DIRETOR PRESIDENTE
SANTANDER

PEDRO AUGUSTO DE OLIVEIRA SARDI
DIRETOR SECRETÁRIO GERAL
BRADESCO

SEBASTIÃO GERALDO CARDOZO
DIRETOR SECRETARIA DE ADM. FINANÇAS
SANTANDER

ALINE MOLINA
DIRETOR DE DIVULGAÇÃO E EVENTOS
ITAÚ UNIBANCO

ANTONIO SABÓIA
DIRETOR DE ASSUNTOS JURÍDICOS
BNC/BB

ROBERTO RODRIGUES
DIRETOR DE FORMAÇÃO SINDICAL
SANTANDER

CRISLAINE BERTAZZI
DIRETOR DE SAÚDE E CONDIÇÕES DE TRABALHO
BRADESCO

MARIA IZABEL DA SILVA
DIRETOR DE POLÍTICAS SOCIAIS
SANTANDER

ANTONIO SOARES VIEIRA FILHO
DIRETOR DE RELAÇÕES SINDICAIS
ITAÚ UNIBANCO

VALDIR MACHADO
DIRETOR DE BANCOS PRIVADOS
ITAÚ UNIBANCO

JOSÉ ROBERTO MACHADO
DIRETOR DE BANCOS ESTADUAIS
BANRISUL

CLÁUDIO LUIS
DIRETOR DE BANCOS FEDERAIS
BB

CELSO ARO
DIRETOR DE APOSENTADOS
BB

ADRIANA PIZARRO CARNELÓS VICENTE
DIRETOR EXECUTIVO
BNC/BB

RODRIGO FRANCO LEITE
DIRETOR EXECUTIVO
BNC/BB

VAGNER DE CASTRO
DIRETOR EXECUTIVO
SANTANDER

MADALENA LEITE DA SILVA NIZOLI
DIRETOR EXECUTIVO
ITAÚ UNIBANCO

ISANE PEREIRA DA SILVA
DIRETOR EXECUTIVO
SANTANDER

FRANCISVALDO MENDES DE SOUZA
DIRETOR EXECUTIVO
BRADESCO

DALVA RADESCHI
DIRETOR EXECUTIVO
SANTANDER

ESTANISLAU FERNANDO DE MATOS
DIRETOR EXECUTIVO
SANTANDER

LAERCIO ROSA
DIRETOR EXECUTIVO
CEF

RICARDO CORREA
DIRETOR EXECUTIVO
BRADESCO

JAQUELINE MACHADO
DIRETOR EXECUTIVO
CEF

ALBERTO MARANHO
DIRETOR EXECUTIVO
SANTANDER

ANTONIO CARLOS LOPES FERNANDES
CONSELHO FISCAL
BB

RUBENS BASTOS NASCIMENTO
CONSELHO FISCAL
BRADESCO

IRINALDO V. DE BARROS
CONSELHO FISCAL
BNC/BB

DARCI TORRES MEDINA
SUPLENTE CONSELHO FISCAL
ITAÚ UNIBANCO

TANIA MARIA DE SOUZA
SUPLENTE CONSELHO FISCAL
BRADESCO

CARMEM LUZIA DOMINGUES
SUPLENTE CONSELHO FISCAL
BRADESCO

Por Lucimar Cruz Beraldo.

=========================================

Comunicação é debatida no 8º Congresso da FETEC SP

Na tarde desta sexta-feira (27), durante o 8º Congresso da FETEC-CUT/SP, em São Pedro, interior paulista, Paulo Salvador, presidente da Afubesp e membro do conselho da Rede Brasil Atual e Augusto de Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo participaram de um debate sobre a comunicação.

Salvador reforçou a importância da comunicação e lembrou que não existem muitos veículos de esquerda no Brasil. Aproveitou para apresentar a Rede Brasil Atual, um site com informações do programa de rádio Jornal Brasil Atual e Revista do Brasil. O dirigente afirmou que é importante considerar a comunicação como estratégia. “Temos que construir mais veículo de comunicação próprios e ajudar os que já existem para que esse segmento que escreve a história. Precisamos sair da postura de consumidor para ser um construtor de comunicação”, completa.

Segundo Salvador, para que o movimento sindical construa seus projetos, não podem ficar na dependência da mídia hegemônica que controlam o país. “Temos que ter uma política que valorize as pessoas, conclui.

Conforme o presidente do Sindicato dos Jornalista do Estado de São Paulo, Augusto de Camargo, é preciso quebrar a tradição e construir uma comunicação sindical e de partidos de esquerda que seja popular. “Normalmente a imprensa sindical e partidária acabam improvisando, por isso pecam. A Revista do Brasil se destaca porque faz a coisa séria do ponto de vista do profissionalismo e atinge seu objetivo”, ressalta.

Camargo lembrou que os partidos entenderam que a comunicação é importante e que nenhuma campanha é improvisada. “Ficou claro para todo mundo que a divulgação correta é importante. A gente tem que fazer isso também na comunicação, no jornalismo com a nossa imagem”, reforçou. O dirigente também falou sobre a importância das questões tecnológicas. “Para que um site seja visto, tem ter conteúdo, ser comunicativo. Os sites e blogues serão os grandes espaços de disputa”, disse.

Por Juliana Satie.

==============================================

Delegados do 8º Congresso da FETEC-CUT/SP repudiam as alterações na Lei Maria da Penha

Na manhã deste sábado (28), último dia do 8º Congresso da FETEC SP, foi votada por unanimidade o repudio pelo projeto de lei (PL 156/09), de autoria de José Sarney, que propõe alterações na Lei Maria da Penha, que coibi a violência contra a mulher.

Os delegados também votaram a resolução que tem como objetivo de implementar o plano de ação do 8º Congresso da entidade, que autoriza a FETEC SP a estabelecer parcerias ou constituir entidades e outros instrumentos de suporte.

O congresso teve a participação de 225 delegados, sendo 31,1% de mulheres, um total de 70.

Por Juliana Satie.

==============================================

8º Congresso da FETEC SP aprova plano de ação 2009-2012

Os últimos oito anos foram de importantes avanços tanto na categoria bancária, como fruto da unificação dos trabalhadores de bancos públicos e privados; como na sociedade, como resultado da implantação de um governo popular.

No entanto, os desafios são uma constante e os anos que se seguem continuarão a requisitar um árduo trabalho sindical. Em 2010, o Brasil estará novamente em uma encruzilhada e os trabalhadores deverão escolher entre os Projetos de Nação que defendem para o país. Ou o retorno do projeto neoliberal, de privatizações, de sucateamento do Estado, de subserviência às grandes potências, ou o aprofundamento das políticas implementadas nos dois mandatos do Presidente Lula.

Conforme plano de ação aprovado na tarde desta sexta-feira (27), durante o 8º Congresso da FETEC SP, a federação cutista se manterá independente de governos e patrões, ao mesmo tempo em que tocará os debates sobre os projetos que afetam diretamente os trabalhadores e os rumos da Nação.

No campo Federal, a entidade continuará a defender o fim do imposto sindical, bem como liberdade e autonomia sindical. Em linha com o princípio de Sindicato Cidadão, a FETEC SP deverá participar fortemente de todas as ações em defesa de políticas publicas para as Mulheres, para a Juventude, para os Aposentados, Pensionistas e Idosos, para as Pessoas Com Deficiência, de Promoção da Igualdade Racial, Políticas de Direito e Respeito à Livre Orientação Sexual, de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Defesa da Previdência Social, Políticas de Crédito e Renda, de Educação e Saúde Pública de Qualidade , de Reforma Agrária, de Habitação e Erradicação da Pobreza, entre outras.

No âmbito estadual, o movimento sindical bancário continuará a fazer frente à política de estado mínimo, em defesa do patrimônio público, da educação de qualidade, por mudanças na política de Segurança Pública, garantia de Saúde como direito do cidadão e dever do Estado e de todas as políticas públicas que foram e vêm sendo sucateadas ao longo dos últimos 16 anos de sucessivos governos tucanos.

Também estarão na linha de frente das atuações da FETEC SP, a organização do ramo financeiro, com vistas à ampliação da representação sindical e contra a precarização das condições de trabalho e de salário de trabalhadores de financeiras, cooperativas de crédito, terceirizados e mercado de capitais, bem como outras categorias diferenciadas que atuam dentro do sistema financeiro (seguros, cartões, planos de saúde, leasing), além dos correspondentes bancários.

No que diz respeito às Campanhas Nacionais dos Bancários, a idéia é prosseguir com a estratégia da unificação de maneira a fortalecer a categoria frente ao embate com os bancos.

A defesa do emprego e dos direitos continuará sendo uma constante, sobretudo frente aos processos de fusão/incorporações. Deste modo, a FETEC SP deverá intensificar as suas ações pela ratificação da Convenção 158 da OIT.

Saúde, segurança e melhores condições de trabalho, com o fim do assédio moral e das metas abusivas continuarão prioritárias no próximo período, assim como a luta pela Igualdade de Oportunidades e contra qualquer tipo de discriminação, bem como pela isonomia de direitos para todos os trabalhadores de todos os bancos.

Conforme o plano de ação aprovado pelo 8º Congresso da FETEC SP, juntamente com os esforços de cobrar a verdadeira responsabilidade social dos bancos, enquanto agentes de crédito, financiamento e desenvolvimento, a federação cutista atuará pela urgente regulamentação do Sistema Financeiro Nacional.

Os debates da tarde desta sexta-feira (27) contaram com participação do deputado federal Ricardo Berzoini (PT); do deputado federal, Vanderlei Siraque (PT) e do presidente da CUT/SP, Adi dos Santos.

O 8º Congresso da FETEC SP prossegue neste sábado (28), na cidade de São Pedro (SP), quando deverá ser eleita e aclamada a nova direção da entidade.

Por Lucimar Cruz Beraldo.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.fetecsp.org.br.

Close