fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:47 HSBC

Trabalhadores bancários querem valorização profissional, respeito aos empregos e fim das práticas antissindicais no banco HSBC

Sindicato realiza ato no Centro Administrativo HSBC Hauer

Atividade faz parte da Jornada Internacional de Lutas no HSBC, que está unindo bancários de toda a América Latina por melhores condições de trabalho e fim das demissões e das práticas antissindicais.

Na manhã desta quinta-feira, 17 de dezembro, a abertura dos portões dos três blocos do Centro Administrativo do HSBC no Hauer foi atrasada. A atividade, realizada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, integra a Jornada Internacional de Lutas que está acontecendo, de 14 a 18 de dezembro, em toda a América Latina. “Estamos exigindo do banco valorização profissional, respeito aos empregos e fim das práticas antissindicais, além de mantermos nosso protesto contra o achatamento da PLR”, explica Carlos Alberto Kanak, secretário-geral da entidade e trabalhador do HSBC. Os portões do Centro Administrativo foram abertos somente às 9h30.

Apesar da alta lucratividade nos países da América Latina, o HSBC vem adotando uma postura bastante arbitrária neste continente, marcada sobretudo pela desvalorização dos funcionários. “Podemos observar facilmente que a empresa mantém uma política de demissões, sobrecarga de trabalho e baixos salários”, ilustra Kanak. São por estes e outros motivos que o movimento sindical está exigindo do banco inglês a abertura de um canal de diálogo franco com os representantes dos trabalhadores. “Precisamos globalizar também a luta dos bancários”, acrescenta.

Durante a atividade realizada no Hauer, além de distribuir o jornal da Rede Global Bancária (com informações da 5ª Reunião Conjunta das Redes Sindicais de Bancos Internacionais, que aconteceu em Santiago do Chile nos dias 26 e 27 de novembro), os dirigentes do Sindicato de Curitiba e região relataram aos bancários sobre a realidade dos outros países e as movimentações que estão acontecendo em toda a América Latina.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close