fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:58 Sem categoria

Quatro teses serão debatidas no Congresso da Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul

Textos analisam principais problemas da categoria e propõem novos rumos para o movimento sindical bancário no estado

Os debates do Congresso da Federação dos Bancários RS serão subsidiados por quatro teses, que representam as correntes sindicais com representação na atual gestão da entidade. O objetivo dos textos é analisar de maneira detalhada os principais problemas que afligem os trabalhadores em instituições financeiras e propor estratégias para superação destes desafios.

O período para inscrição de teses encerrou-se no dia 1º de fevereiro passado. Em seguida os textos foram veiculados através do site da Federação. Após revisão ortográfica, as teses foram agregadas em um caderno, que foi distribuído aos sindicatos filiados à Feeb/RS.

Este caderno subsidiou os debates que aconteceram nas assembleias gerais de escolha de delegados (as) e observadores (as), durante o período de 02 à 26 de março.

Apresentação e defesa

As teses serão apresentadas e defendidas por representantes dos segmentos do movimento sindical na manhã do próximo sábado, durante a plenária deliberativa do Congresso.

Confira abaixo declações dos representantes de cada tese:

CSA – Corrente Sindical Autônoma

Ao longo dos últimos anos, fortalecemos a nossa participação na gestão da Federação dos Bancários. A entidade vivencia uma democratização política atingida através do processo eleitoral proporcional, que garante a participação de diversos grupos na gestão. Isto contempla a liberdade e pluralidade de pensamento e possibilita ações políticas afinadas com as linhas ideológicas definidas pelos congressos da entidade.

A interferência do estado no movimento ainda é grande, por isso nossa principal bandeira é a autonomia das entidades sindicais, reforçando o conceito da luta de classe. Através da tese da CSA destacamos temas prioritários, que devem ser abordados e assumidos pelo movimento sindical bancário no estado.

Uma de nossas principais sugestões está relacionada ao processo de negociação da campanha salarial. Propomos mudanças, pois entendemos que o atual modelo de negociação está esgotado.

*Luiz Carlos Barbosa – diretor da Federação dos Bancários RS

CSD – CUT Socialista e Democrática

Estamos com expectativas muito positivas para o 10º Congresso da Federação dos Bancários. Será o momento de renovar nossa energia e a disposição para as lutas e desafios da categoria e da classe trabalhadora em geral ao longo do próximo período.

O Congresso ocorre em um ano importante, no qual haverá um processo eleitoral que precisa da interferência dos trabalhadores. Teremos que incidir e fazer valer a nossa visão para evitar que haja retrocessos e retirada de direitos, como ocorreu em outros governos. A Federação tem um papel fundamental para intervir tanto neste processo, quanto na discussão de alternativas para este modelo econômico que está aí e já não serve para o futuro da humanidade.

Esperamos que o Congresso reafirme a importância da Federação dos Bancários enquanto entidade de segundo grau na organização da luta sindical. A Feeb/RS deve continuar a defender os interesses da categoria bancária, independente de partido ou governo.

*Juberlei Baes Bacelo – Presidente do SindBancários

ARTBAN – Articulação Bancária

O décimo congresso da Feeb/RS é o ambiente adequado para refletirmos sobre nossas ações pretéritas, para fazermos um debate bastante profundo sobre o que queremos para a entidade e o que pretendemos realizar no próximo período em prol dos trabalhadores e das trabalhadoras do ramo financeiro em nosso Estado.

Na reforma estatutária teremos que ter a capacidade de atualizar nosso estatuto e modernizá-lo para que as próximas diretorias possam dirigir a entidade com tranqüilidade.Também teremos que nos esforçar ao máximo para proteger e consolidar a democracia da Feeb/RS. As alterações estatutárias que serão realizadas terão que preservar o espírito da proporcionalidade direta e qualificada, respeitando o espaço de cada uma das correntes, que se propuserem a contribuir na organização da luta.

A Articulação Bancária do RS reafirma seu compromisso de ajudar no debate e na construção de mecanismos de defesa dos interesses da categoria. Vamos envidar esforços para em conjunto com as demais forças políticas, elaborar uma proposta de estatuto que seja capaz de preservar a democracia em nossa entidade.

*Carlos Augusto Rocha – Diretor da Federação dos Bancários RS

BPL – Bancários em Primeiro Lugar

Ao apresentarmos nossas propostas para o período 2010/2013, cumprimentamos a todos, as trabalhadoras e os trabalhadores do ramo financeiro, tendo a certeza de que nossa participação se pautou pelo amplo olhar sobre as necessidades da categoria e que cumprimos com a nossa carta de intenções divulgada aos colegas.

*Mauro Rui Tellitu Cardenas – Diretor da Federação dos Bancários RS

*Imprensa Feeb/RS
8/04/2010

=======================================================

10º Congresso da Federação dos Bancários RS começa nesta sexta-feira

Evento contará com a participação de 291 delegados e delegadas, representantes de 37 sindicatos filiados à Feeb/RS

A estrutura funcional da Federação dos Bancários será transferida para a cidade de Gramado por um período de três dias. Após quase quatro meses de organização, finalmente chegou o momento do 10º Congresso da Feeb/RS. Este é o evento mais importante promovido pela Federação e definará suas linhas política e sindical para a próxima gestão (2010/2013).

O Congresso envolverá mais de 300 pessoas, incluindo delegados e delegadas, observadores, equipe de apoio e convidados. Trinta e sete delegações de todo o estado, integradas por trabalhadores de oito instituições financeiras, estarão em Gramado durante todo o fim de semana.

Credenciamento

A chegada das delegações ao Hotel Serra Azul está prevista para o início da tarde desta sexta-feira, 09. O credenciamento dos participantes será efetuado pela equipe de funcionários da Feeb/RS e já estará disponível a partir das 13h30.

Abertura

A abertura do evento ocorre às 19h, no Salão Principal do Hotel. Em seguida serão ministrados os painéis sobre Conjuntura Econômica e Conjuntura Política. O primeiro painel será apresentado pelo economista Odir Tonollier, graduado pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Finanças pela UFRGS e Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do RS.

O outro painel, sobre Conjuntura Política, contará com explanações do advogado, ex-ministro da Justiça, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro. O painelista, que tem grande carreira na vida pública, possui também identificação com o movimento sindical bancário, pois já atuou como advogado do SindBancários e de outras entidades.

Sobre o Hotel

O Hotel Serra Azul está localizado bem no centro da cidade de Gramado, privilegiando seus hóspedes com a proximidade às principais atrações da cidade. O Salão Principal do Hotel, onde será realizado o 10º Congresso, possui capacidade para até 1.300 pessoas. Pode ser subdividido por paredes móveis termoacústicas, transformando-se em três espaços independentes para a realização de outras atividades.

Pauta

Além das discussões sobre Conjuntura, a pauta prevê a discussão e resolução sobre a organização estadual da categoria; projetos para a próxima gestão da Federação; definição da linha política e organizacional, plano de lutas e ação sindical e políticas permanentes: Saúde, Gênero, Raça, Formação, Comunicação, Jurídico, Segurança Bancária e a discussão dos critérios de participação, papel e compromisso da Direção.

Veja a programação do evento na íntegra:

09/04/2010 – Sexta-feira

13h às 21h – Credenciamento de delegados, delegadas e observadores/as

19h – Plenária de Abertura do 10º Congresso

19h30min – Painel: “Conjuntura Econômica” – Palestrante: Odir Tonollier, Economista graduado pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Finanças pela UFRGS, Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado RS

20h – Painel: “Conjuntura Política” – Palestrante: Tarso Genro, Ex-Ministro da Justiça

21h Previsão de encerramento dos trabalhos

10/04/2010 – Sábado

Das 8h às 14h – Credenciamento de delegados, delegadas e observadores/as

Das 14h às 15h – Credenciamento de suplentes sem carta de comunicação de desistência do titular

9h às 12h – Plenária Deliberativa do 10º Congresso:
– Composição da Mesa Diretora
– leitura e deliberação do Regimento Interno
– Apresentação das Teses ao 10º Congresso

12h às 13h – Intervalo para Almoço – Restaurante do Hotel Serra Azul

13h às 17h – Trabalhos em Grupos

17h – Plenária Geral Deliberativa (debate e deliberação das resoluções aprovadas nos grupos sobre o temário)
– Discussão e resolução sobre organização estadual da categoria;
– Discussão e resolução sobre projeto para a próxima gestão da Federação:
– Linha Política e Organizacional;
– Plano de Lutas e Ação Sindical;
– Políticas Permanentes: Saúde, Gênero, Raça, Formação, Comunicação, Jurídico e Segurança Bancária;

20h – Previsão de encerramento dos trabalhos do dia Feeb/RS

11/04/2010 – Domingo

9h – Plenária Geral Deliberativa

– Deliberação sobre a proposta de alteração dos artigos 1, 2, 16, 19, 31, 32, 33, 74, 75 e 79 e consequentes adaptações que se fizerem necessárias ao Estatuto da Federação. Tais alterações incluem a denominação e a base de representação da entidade, que passaria a representar todos/as os/as trabalhadores em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul;
– Plenária Eleitoral
– Discussão dos critérios de participação, papel e compromisso da Direção;
– Deliberação sobre eventuais regras complementares da eleição;
– Eleição do Colegiado Executivo, do Conselho Fiscal, dos Representantes Sindicais e dos respectivos Suplentes para o período de 21 de abril de 2010 a 21 de abril de 2013, conforme dispõe o título IV do Estatuto da Entidade

*Imprensa Feeb/RS
8/04/2010

=================================================

Nova diretoria da Federação dos Bancários será escolhida durante o 10º Congresso

Posse festiva já está marcada para o dia 20 de abril, no Clube Farrapos, em Porto Alegre

No dia 11 de abril será eleita a nova diretoria que comandará a Federação dos Bancários RS no período 2010/2013. A eleição vai ocorrer durante a plenária final do 10º Congresso da Feeb/RS, em Gramado.

A diretoria da Feeb/RS é constituída por Colegiado Executivo, integrado por sete membros efetivos e sete suplentes; Conselho Fiscal, composto por cinco membros efetivos e cinco suplentes e os representantes sindicais em entidade de grau superior.

As chapas elegíveis serão inscritas pelas diversas correntes políticas durante o Congresso. A partir daí, serão conhecidos os candidatos aos cargos executivos da Federação. As correntes políticas com participação na atual gestão são: CSA – Corrente Sindical Autônoma; CSD – CUT Socialista e Democrática; Articulação Sindical Bancária; e Bancários em Primeiro Lugar.

Os eleitores serão os 284 delegados e delegadas escolhidos em assembleias, realizadas durante o mês de março nos sindicatos de todo o estado. Somam-se a eles os sete membros do Colegiado Executivo da Federação, que são delegados natos, totalizando 291 delegados aptos a votar na eleição.

Posse

A solenidade de posse da nova diretoria eleita da Feeb/RS ocorre no dia 20 de abril, quarta-feira. A posse festiva será realizada no Clube Farrapos, em Porto Alegre. Juntamente com o cerimonial da posse, também será celebrado o aniversário de 67 anos de fundação da entidade e haverá apresentação da nova identidade visual da Federação. Além da solenidade de posse, a programação contará com jantar e baile animado pela banda Havaí.

*Imprensa Feeb/RS
7/04/2010

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.feebrs.org.br.

Close