fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:59 Sem categoria

Secretaria Nacional de Formação da CUT articula estratégias para a formatação do curso de negociação coletiva

Plano Nacional de Formação

A secretaria nacional de Formação da CUT iniciou nesta segunda-feira (26) uma Oficina Metodológica com a finalidade de formatar o curso de Negociação e Contratação Coletiva que posteriormente será implementado por todas as sete Escolas Sindicais da CUT.

Com a presença de dirigentes dos ramos, coordenadores e formadores das Escolas, o primeiro dia da atividade envolveu um entusiástico debate. Cada dirigente sindical expôs o panorama atual e suas demandas, levando em consideração a particularidade encontrada em cada região. Foi possível constatar que em alguns ramos, como os bancários, metalúrgicos e químicos há uma maior organização, o que resulta num processo de negociação mais articulado. Já no setor de comércio e serviços, construção civil e transporte, há uma maior uma dificuldade por conta da abrangência de vários setores, a questão da terceirização, muitos sindicatos não têm data-base, particularidades que dificultam no processo de negociação.

Para o secretário geral da CUT, Quintino Severo, no momento em que vivemos, de disputa acirrada com os grandes grupos econômicos, a formação dos dirigentes sindicais para o embate é cada vez mais estratégica, garantindo a qualidade da intervenção, essencial para ampliar a representatividade da nossa Central.

Quintino lembra da importância do debate sobre negociação coletiva estar articulado com um conjunto de espaços de atuação da nossa central seja em outras secretárias nacionais, CUTs estaduais, ramos. “É fundamental esta integração no sentido de combinar as ações porque uma negociação não vem sozinha, ela é fruto de uma mobilização, da organização da categoria, de um processo de construção para poder negociar”, completa o dirigente.

A história da CUT se consolidou e continua se consolidando a medida em que a Formação sempre foi um processo de construção da própria Central, sem deliberar funcionalidades a terceiros. Segundo Quintino, “é difícil encontrarmos uma experiência como esta, de fazer formação a partir de seus próprios formadores, do conhecimento que cada um possui, dos seus princípios, riqueza esta que precisa ser preservada.”

O curso

A implementação do curso nos estados integra o processo de fortalecimento do Plano Nacional de Formação. Ele terá duração de 32 horas, com a carga horária sendo cumprida adaptando-se a realização de acordo com as necessidades do público. O curso está divido em quatro módulos: Relações de Trabalho e Negociação – aspectos fundamentais; Negociação Coletiva – contexto, formas e tendências; Tendências estruturais da negociação; Preparação, desenvolvimento e desfecho da negociação.

Neste primeiro dia da Oficina, sob coordenação da assessora da Secretária de Formação, Marta Regina Domingues, foi definido algumas proposições como o público alvo, turmas por base de Escola Sindical e proposta de conteúdos do Módulo I e primeiro Inter-módulos.

Por William Pedreira.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cut.org.br.

Close