fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 08:43 HSBC

Bancários ampliam coleta de assinaturas por acordo global com HSBC e Santander

Bancários ampliam coleta de assinaturas por acordo global com HSBC e Santander
Os bancários irão intensificar a coleta de adesões aos abaixo-assinados por acordo marco global com HSBC e Santander em todo mundo. O prazo foi ampliado para meados de maio, a fim de aumentar o número de assinaturas e reforçar a campanha mundial da UNI Finanças. Também será intensificada a busca de adesões para a petição on-line ao HSBC e, na próxima semana, será lançado igual requerimento eletrônico ao Santander.

Essas medidas foram tomadas no início da manhã desta quinta-feira, dia 29, durante teleconferência ente os integrantes dos Grupos de Coordenação da Aliança Sindical Global do HSBC e do Santander, sob a coordenação do chefe mundial da UNI Finanças, Oliver Roethig.

Pelo Brasil, participaram da teleconferência o empregado do HSBC e secretário de organização do ramo financeiro da Contraf-CUT, Miguel Pereira, e o funcionário do Santander e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr. Também participou o diretor regional da UNI Américas Finanças, Márcio Monzane.

Além de coletar assinaturas, as entidades sindicais distribuirão jornais aos trabalhadores, estimulando a participação e pressionando os bancos a abrirem negociações com a UNI Finanças para discutir o acordo global, que objetiva assegurar direitos fundamentais para os trabalhadores em todos os países onde essas multinacionais atuam.

HSBC

A coleta de assinaturas é intensa em todo mundo, especialmente na petição on-line, onde já foram obtidas 3.660 adesões até o momento, segundo a UNI Finanças. O prazo foi estendido até o dia 20 de maio. A Contraf-CUT já recebeu mais de 1.300 assinaturas coletadas pelos sindicatos em todo Brasil.

Clique aqui para assinar também a petição on-line da UNI Finanças.

Clique aqui para baixar o abaixo-assinado ao HSBC e coletar assinaturas.

A UNI Finanças informou que, no dia 28 de maio, ocorre a assembleia mundial dos acionistas do HSBC, em Londres.

Santander

Também é grande a adesão dos bancários do Santander ao abaixo-assinado da UNI Finanças. A Contraf-CUT já recebeu mais de 3.200 assianturas.

O prazo foi prorrogado até meados de maio. Os dirigentes sindicais da Espanha afirmaram que até lá é possível o agendamento de uma reunião com a direção do banco.

Clique aqui para baixar o abaixo-assinado ao Santander e coletar assinaturas.

Na próxima semana, a UNI Finanças irá disponibilizar no site da entidade uma petição on-line, a exemplo do HSBC, intensificando as adesões dos trabalhadores em todo mundo.

Os dirigentes sindicais dos Estados Unidos denunciaram que o bancários estão sofrendo ameaças para não assinarem o documento, o que foi repudiado pelos representantes dos demais países. A UNI Finanças vai pedir aos sindicatos filiados que enviem manifestações contra essa postura nefasta e autoritária.

A UNI Finanças informou que em junho deverá ocorrer a assembleia mundial dos acionaistas do Santander, na Espanha.

Mobilização

Para a Contraf-CUT, é fundamental organizar caranavas e atividades para intensificar a coleta de assinaturas no HSBC e Santander, a fim de fortalecer a campanha por acordos globais com esses dois bancos. Só com mobilização será possível abrir negociações.

Fonte: Contraf-CUT com UNI Finanças

Close