fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 20:08 Sem categoria

Trabalhadores bancários paranaenses já estão preparados para a Conferência Estadual da categoria; evento acontece em Curitiba, nos dias 26 e 27 de junho

Trabalhadores bancários de Curitiba e Região debatem suas prioridades

Conferência Regional definiu reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2010. Evento é preparatório para a 12ª Conferência Estadual.

Foi realizada neste sábado, 19 de junho, a Conferência Regional dos Bancários de Curitiba e região. Os representantes dos trabalhadores se reuniram no Espaço Cultural e Esportivo da categoria para discutir as reivindicações que irão compor a minuta dos trabalhadores e as estratégias de organização para a Campanha Nacional 2010. O presidente do Sindicato, Otávio Dias, saudou os participantes do evento relembrando a importância da mobilização durante a Campanha e retomando as principais conquistas de 2009.

“A Campanha Nacional 2009, na minha avaliação, foi uma das melhores dos últimos anos, pois conseguimos conquistar a manutenção do aumento real; na Caixa e no Banco do Brasil, conquistamos ainda o compromisso da contratação de 15 mil novos bancários nos próximos 2 anos; além das mudanças na regra da PLR, o aumento da licença-maternidade para 6 meses e os direitos para homoafetivos”, sintetizou. Dias lembrou ainda que, em 2009, mais de 7.200 unidades bancárias ficaram paralisadas no auge da greve nacional (sendo que 60% destas eram de bancos privados).

“Já para 2010, temos um duplo desafio. Além da Campanha Nacional dos Bancários, participaremos de uma disputa ainda maior, acerca do projeto político que irá reger o Brasil nos próximos anos”, completou.

Além do presidente do Sindicato, fizeram parte da mesa de abertura da Conferência Regional o secretário geral da entidade, Carlos Alberto Kanak, o diretor da FETEC-CUT-PR Deonísio Venceslau Schmidt e a secretária geral da CUT-PR, Marisa Stedile.

Conjuntura econômica – O representante do Dieese-PR, Cid Cordeiro, trouxe para a discussão dos bancários uma análise econômica sobre o emprego no setor financeiro. Segundo o economista, a geração de empregos de um país está sempre intimamente relacionada ao seu crescimento econômico.

“Historicamente, observamos que, na década de 1990, o Brasil viveu um período marcado pela tentativa de flexibilização dos direitos dos trabalhadores e de recessão na geração de novos postos de trabalho”, afirmou. Nesse contexto, o setor bancário foi um dos mais atingidos, impactado pela retração econômica, automação, pelas terceirizações e até pelos processos de privatização e aquisição. “Tal cenário só começou a ser revertido a partir de 2003, quando a geração de empregos voltou a crescer”, completou.

Cordeiro mostrou que o Paraná é o quinto estado brasileiro com maior número de bancários, somando 28 mil trabalhadores pertencentes à categoria. Curitiba está em quarto lugar no ranking das regiões metropolitanas, com 17 mil bancários. O economista também traçou o perfil do bancário, apontando que 53% dos trabalhadores são homens e 47% são mulheres; mais de 75% têm curso superior; e a maior parte se concentra na faixa etária de 30 a 49 anos.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br. ADAPTADA PELA FETEC-CUT-PR.

P.S.: AS CONCLUSÕES DA CONFERÊNCIA DE CURITIBA SERÃO DIVULGADAS QUANDO O SINDICATO TORNÁ-LAS DISPONÍVEIS.

===================================

Conferência Regional realizada em Campo Mourão define metas de trabalhadores bancários vinculados à PACTU

Campanha Salarial Unificada 2010

No último sábado, 12 de junho, dirigentes sindicais e trabalhadores bancários da base da regional PACTU, que inclui os Sindicatos dos Bancários de Campo Mourão, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama e respectivas regiões, participaram da Conferência Regional da Campanha Salarial 2010.

O economista Cid Cordeiro, supervisor técnico do Dieese/PR, abriu a Conferência analisando a conjuntura econômica do país: a economia brasileira está favorável, possibilitando focar no aumento real. Cordeiro realizou uma exposição objetiva sobre as negociações de categorias que tiveram suas datas-base durante o primeiro semestre de 2010 e conquistaram aumento real com índices acima da inflação. Para a data-base dos bancários, em 01 de setembro, a estimativa do órgão é que a inflação seja de 5,5%.

Durante o evento, foram apresentados os dados da consulta aos bancários, que apontou as prioridades da categoria. Os resultados serão encaminhados para apreciação na Conferência Estadual dos Bancários organizada pela FETEC-CUT-PR, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de junho, em Curitiba. De acordo com a consulta aos bancários, a maioria dos trabalhadores da base da PACTU reivindica como as principais metas econômicas a serem negociadas: aumento real (com índice de reajuste das verbas salariais de 10%); maior valor de Participação nos Lucros e Resultados (PLR); e ampliação do salário de ingresso da categoria.

Roberto Von Der Osten, secretário de Finanças da Contraf-CUT e de Formação da FETEC-CUT-PR, falou sobre a organização nacional, de como serão as negociações entre bancários e banqueiros. A Campanha Salarial 2010 é estruturada em quatro eixos definidos pelo Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e abrange: remuneração; emprego; saúde do trabalhador e segurança bancária; e sistema financeiro.

O presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Hennemann Jordão, apresentou no evento os eixos da campanha salarial, abrindo os debates. Elias elogiou a organização desta mobilização nas cidades do interior onde foram realizadas as conferências (Cornélio Procópio e Campo Mourão). “Parabenizo a estrutura e o formato de como foram organizadas as conferências, proporcionando debates com bastante qualidade”. Ele enfatiza que a maior dificuldade de negociação durante a campanha é do índice de aumento real. “Cada percentual conquistado deve ser valorizado. Se contarmos os reajustes acima da inflação nos últimos seis anos, houve um incremento de 12,02% e o piso da categoria obteve 17,84% de ganho real”.

Para o Presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão e Região, Luis Marcelo Legnani, a divulgação da consulta com os trabalhadores irá refletir na mobilização. Marcelo acredita que os bancários querem participar, mesmo temendo os efeitos da greve. “Quem causa a paralisação das atividades durante a campanha é o banqueiro quando restringe a negociação. É importante o trabalhador bancário começar a participar, se informar e tomar posição nessa campanha”.

A próxima Conferência Regional será realizada em Curitiba, no dia 19 de junho, com a apresentação dos dados da consulta que incluiu as respostas de trabalhadores da Capital e Região. Já foram divulgadas no dia 5 de junho as metas de Campanha dos Bancários dos quatro sindicatos pertencentes à base Vida Bancária (Londrina, Arapoti, Apucarana e Cornélio Procópio e respectivas regiões).

Todas as reivindicações apuradas pelos 10 sindicatos vinculados à FETEC-CUT-PR serão analisadas na Conferência Estadual e encaminhadas ao Comando Nacional durante a 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 25 de julho de 2010.

Por Paula Padilha, que é jornalista.

FETEC-CUT-PR.

=======================================

Conferência Regional em Cornélio Procópio dá a largada para a organização da Campanha Salarial 2010 dos trabalhadores bancários

CAMPANHA NACIONAL UNIFICADA 2010

Cerca de 80 dirigentes sindicais e bancários da base do VIDA BANCÁRIA participaram no último sábado (5/06), em Cornélio Procópio, da Conferência Regional, para discutir e deliberar a respeito das propostas da categoria na região a serem encaminhadas à Conferência Estadual, que será realizada no dia 26 de junho, em Curitiba. O evento foi iniciado com uma análise de conjuntura econômica e política, feita pelo diretor do Sindicato de Apucarana e economista, Antonio Pereira.

Roberto Von Der Osten, secretário de Finanças da Contraf-CUT, falou sobre a conjuntura política na qual se dará a Campanha deste ano, e o presidente da Fetec-CUT/PR, Elias Jordão, apresentou aos delegados os eixos temáticos da Campanha Nacional Unificada 2010. “Os debates foram importantes para que todos tivessem pleno conhecimento do que buscaremos na Campanha deste ano, bem como as dificuldades que enfrentaremos nas negociações com os bancos”, explicou Elias.

Dirceu Casa Grande Junior, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio, apresentou durante a Conferência Regional os resultados da Consulta feita junto aos bancários da base do VIDA BANCÁRIA, com destaque para a reivindicação de aumento real nos salários e o reajuste de 10%. Dirceu também revelou que na Consulta os bancários defenderam o fim dos abusos na cobrança de metas e do assédio moral nos bancos.

“Estes três pontos são chaves no processo de Campanha Salarial que se inicia agora e que deverá ser intensificada a partir dos próximos meses, quando serão realizadas as Conferências Estaduais e a Nacional dos Bancários”, avaliou o presidente do Sindicato de Cornélio Procópio.

Para conferir as reivindicações que os trabalhadores bancários da base do VIDA querem ver contempladas na Campanha Salarial Unificada 2010, leia a notícia a seguir.

==========================

CAMPANHA NACIONAL UNIFICADA 2010

Trabalhadores bancários da base do VIDA BANCÁRIA querem aumento real nos salários

Consulta aos Bancários, realizada entre os dias 8 e 14 de maio, nas bases do VIDA BANCÁRIA, compreendendo os Sindicatos de Apucarana, Cornélio Procópio e Londrina, levantou os anseios da categoria diante da Campanha Nacional Unificada 2010. A categoria apontou, respondendo a cinco perguntas, quais os objetivos que iremos buscar nas negociações deste ano desde as questões econômicas, os avanços sociais pretendidos pelos bancários nas negociações deste ano com a Fenaban, até as formas como pretendem participar das atividades de mobilização.

Foram respondidos 812 questionários, que listaram o aumento real de salários como prioridade de luta em 2010. Um total de 45% dos bancários apontaram esta reivindicação como a mais importante, seguida de PLR maior, com 28% de citações e do aumento nos pisos, com base no salário mínimo do Dieese, que ficou com 27% das respostas na Consulta.

“A categoria almeja um índice em torno de 10% nos salários para a data-base, o que representa a reposição das perdas com a inflação, mais cerca de 5% de aumento real”, explica Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato de Londrina. Para ele, esta reivindicação é totalmente viável para os bancos, basta ver os balanços do primeiro trimestre deste ano, que apresentam índices significativos de crescimento nos lucros.

A garantia de emprego foi a questão mais apontada na Consulta aos bancários no que diz respeito às Clausulas Sociais. “Isto demonstra que a categoria está preocupada com a onda de fusões e com as constantes reestruturações realizadas pelos bancos”, avalia Wanderley.

Segundo ele, o fim das metas abusivas, com 37% das menções,e o combate ao assédio moral, com 36%, foram destaques na pergunta sobre saúde e condições de trabalho. Neste quesito, foi apontado também a preocupação com a segurança bancária, revelando que a categoria quer que os bancos invistam mais neste setor. “Os resultados da Consulta embasarão os debates que faremos nas Conferências Regional, Estadual e Nacional, preparatórias para a Campanha 2010, quando serão centralizados os anseios dos bancários de todo o País”, explica o presidente do Sindicato de Londrina.

No dia 5 de junho, a Conferência Regional do VIDA BANCÁRIA, a ser realizada na sede do Sindicato de Cornélio Procópio, avaliará os resultados da Consulta e definirá as propostas da categoria a serem encaminhadas para a Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 26 er 27 de junho, em Curitiba. No final de julho, durante a Conferência Nacional, no Rio de Janeiro, será fechada a Minuta de reivindicações deste ano e as estratégias de luta para comper com as resistências dos bancos.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br.

Close