fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 15:05 Sem categoria

Idas e vindas na vida dos trabalhadores bancários no Banco do Brasil em Curitiba

30/07/2010
Banco do Brasil: Sindicato fecha agência da Avenida Brasília

O Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região conseguiu fechar, nesta sexta-feira (30), a agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Brasília, em Curitiba. Os funcionários da agência, que está em obras, não foram dispensados mesmo o local não oferecendo condições saudáveis para trabalho.

Estava sendo realizada a troca dos carpetes. De acordo com Eustáquio Moreira dos Santos, da Secretaria de Imprensa e Comunicação do Sindicato, que esteve na agência, um forte cheiro de cola predominava. “É um produto tóxico e perigoso. Os trabalhadores não poderiam estar ali”, diz.

Os funcionários foram todos dispensados.

Por: Flávia Silveira.

===================================

27/07/2010
BB: Bancários trabalham em condições precárias

Na manhã desta terça-feira, 27 de julho, os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região estiveram na Agência Xaxim do Banco do Brasil, em Curitiba. A visita faz parte das reuniões por local de trabalho que estão acontecendo em preparação para a Campanha Nacional dos Bancários 2010 (mais de 50 agências já foram visitadas em Curitiba e região).

Durante a reunião, os bancários denunciaram o estado precário das instalações do Posto de Atendimento Ceasa e as más condições de higiene. “Foi relatado que há muita sujeira em um espaço pequeno demais para o número de funcionários. Uma bancária nos contou até que, certo dia, estava no banheiro quando caiu em cima dela uma barata”, afirma a dirigente Ana Smolka.

O Sindicato já entrou em contato com a Gepes e a Superintendência do BB, exigindo providências imediatas. “Do contrário, vamos acionar a vigilância sanitária”, completa Ana. Nos próximos dias, os dirigentes visitarão o Posto Ceasa para verificar as condições de trabalho.

Foi constatado que a agência Xaxim do BB também precisa de mais espaço, pois está frequentemente superlotada, sendo a única agência da região. “No mesmo prédio há um segundo andar. Gostaríamos que, a exemplo da agência Seminário, houvesse ampliação rápido”, afirma a dirigente. Após muita pressão por parte do Sindicato, a agência Seminário contratou a locação do segundo andar e foi ampliada.

Por: Renata Ortega.

=======================================

20/07/2010
BB: Mobilização conquista melhorias no ATN

Foi realizada nesta terça-feira, 20 de julho, uma reunião entre os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, o gerente da Gepes Curitiba do Banco do Brasil, David de Aquino Filho, e o gerente de área do CSO, Marco Antônio Busnardo. O objetivo do encontro foi acertar os últimos detalhes sobre a alteração no Adicional de Trabalho Noturno (ATN), que há tempos vinha sendo exigida pelos representantes dos trabalhadores. Também foram tratados outros temas, como “rankeamento”, nomeações e assédio moral.

Desde o ano passado, a direção do Sindicato tem se esforçado para resolver o problema dos rodízios para quem faz trabalho noturno. Com as mudanças do LIC 505.3.2.2394, item 38, foi instituída a obrigatoriedade do rodízio de 6 meses no período diurno para os funcionários que trabalharam mais de 6 meses no noturno. Assim como um rodízio de 1 mês no diurno para aqueles que trabalharam até 6 meses no noturno.

Além disso, a Dipes determinou que o funcionário não pode interromper o rodízio no período diurno com nenhum afastamento, férias ou qualquer tipo de falta legal. Assim, se o funcionário usasse um abono ou se afastasse por qualquer motivo, seria obrigado a começar a contagem do rodízio desde o início.

Ficou acertado que a maior parte dos casos de afastamento não interromperá a contagem do rodízio. Outros casos serão analisados individualmente pelo CSO junto à Dipes. Os dirigentes também celaram um compromisso com a Gepes em prol de uma atuação mais constante e célere na defesa dos direitos dos trabalhadores. “Trata-se de mais uma vitória dos bancários do BB, alcançada através da organização e da mobilização, além da intervenção da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB”, destaca Ana Smolka, representante do Paraná na CE/BB. “No entanto, a luta não termina aqui, pois o rodízio como está sendo feito prejudica muito a saúde e a rotina dos funcionários”, acrescenta.

Histórico – Em novembro de 2009, o BB estabeleceu as novas normas do ATN, por meio da LIC 505.3.2.2394. No mesmo mês, os representantes dos trabalhadores iniciaram um abaixo-assinado contra o aumento do rodízio, que foi entregue ao diretor executivo do banco e responsável pelas relações sindicais da empresa, José Roberto. No início de 2010, para piorar a situação dos funcionários, foi estabelecida a regra que determinava o reinício da contagem mesmo em caso de faltas legais. Desde então, o Sindicato tem feito visitas sistemáticas ao CSO, que passou a cobrar da direção do banco uma orientação a respeito. No último mês, o movimento sindical reiterou a exigência de mudanças nas regras, pressionando o BB a se manifestar.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close