fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:40 Sem categoria

Candidatos do Paraná assumem compromisso com trabalhadores e recebem plataforma da CUT para as eleições 2010

Nesta terça-feira, 31 de agosto, uma grande mobilização reuniu dirigentes de sindicatos cutistas para formalizar a entrega da plataforma da CUT para as eleições 2010 aos candidatos comprometidos com os trabalhadores.

A plataforma possui 200 propostas divididas em três diretrizes: valorização do trabalho; igualdade, distribuição de renda e inclusão social; e Estado Democrático com caráter público e participação ativa da sociedade. A presidente em exercício da CUT-PR, Regina Cruz, salientou que o movimento sindical paranaense esteve presente ativamente na elaboração deste documento.

O ato contou com a presença do presidente da CUT Brasil, Artur Henrique da Silva Santos, que já visitou 17 capitais para a entrega da plataforma aos candidatos nessas eleições. “Atualmente a nossa agenda é positiva e podemos debater recordes de emprego com carteira assinada. O que vemos no Brasil de hoje é um país que tem todas as condições de continuar o processo de mudança. A agenda da década de 1990 era negativa, contra a privatização, a expansão do neoliberalismo e a entrega do patrimônio público”, contextualizou o dirigente. “É por isso que nós temos lado nessa disputa, o lado da classe trabalhadora”, destaca Artur Henrique.

No Paraná, os candidatos engajados com os interesses dos trabalhadores estiveram presentes no ato: o candidato a vice-governador Rodrigo Rocha Loures, representando Osmar Dias; os candidatos ao senado Gleisi Hoffman e Roberto Requião; a deputado federal Roni Barbosa e Paixão; e deputado estadual Pedro Paulo e Professor Lemos. “A plataforma está à disposição de todos os candidatos, mas nós sabemos quem vai assinar e assumir esse compromisso”, lembrou Marcio Kieller, dirigente que representou o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região no ato.
O ex-presidente da CUT-PR, Roni Barbosa, candidato a deputado federal, defendeu a eleição de mais trabalhadores: “É o momento de arregassar as mangas e levarmos nossos projetos e nossos candidatos aos trabalhadores”.

O candidato a vice-governador do Estado Rodrigo Rocha Loures se manifestou demonstrando preocupação com as eleições no Paraná: “Nós construímos um espaço de diálogo no Paraná, trazendo conforto material e político, mas essas conquistas estão ameaçadas. Não está consolidado o que fizemos e o outro candidato está seduzindo a população com conversa fiada”. O candidato a vice de Osmar Dias conclamou o movimento sindical para “eleger governador, os dois senadores e deputados da base que apoiem e sustentem essas conquitas”.

Requião e Gleisi, os dois candidatos ao senado que receberam a plataforma da CUT, discursaram em defesa de um próximo governo que atenda aos trabalhadores. “A luta maior nossa é a defesa do trabalho. O Osmar fez pacto de compromisso de continuidade de políticas sociais e manutenção de parcerias”, salientou Requião, ao lembrar que em seu governo a polícia não interferiu nas mobilizações de trabalhadores e de ocupações de terra. “O que temos em jogo nesta eleição são dois projetos distintos para o Brasil. Eu me comprometo em debater e encaminhar as reivindicações dos trabalhadores, pois tudo que está na plataforma é o que defendemos ao longo da militância no PT”, defendeu Gleisi Hoffman.

O ato de entrega da plataforma da CUT para as eleições 2010 aos candidatos interessados foi realizado no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, com a presença de representantes de sindicatos e federações de todo o estado.

A programação da CUT teve início pela manhã, com visita aos sindicatos e caminhada na Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba. “A passeata alertou a população para a plataforma, para preservar e ampliar as conquistas e propostas para os trabalhadores, salientando sempre que a dignidade está em primeiro lugar”, defende Pablo Diaz, dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.

Repercussão nos sindicatos

Para o dirigente da FETEC-CUT-PR e do Sindicato doa Bancários de Londrina e região, João Antonio da Silva Neto, a participação do movimento sindical nas eleições é fundamental. “É fundamental para os trabalhadores que a gente tenha esse comprometimento de saber quais os candidatos que querem representá-los e a plataforma é viável”, resume o diretor, que ficou satisfeito com a declaração dos candidatos.

Na avaliação de Aninoel Pedroso do Couto, diretor do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e região, a atitude destes candidatos foi positiva. “Eu entendo que são pessoas já comprometidas com o movimento sindical, mas a participação neste ato reforça e motiva a militância”.

O dirigente do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio e região José Marcelo Piovan Guimarães acredita que os candidatos que têm comprometimento com a plataforma da classe trabalhadora, se eleitos, irão honrar com as propostas apresentadas pela CUT.

Por Paula Padilha, jornalista.

FETEC-CUT-PR.

Close