fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 11:36 Sem categoria

Greve dos trabalhadores bancários é cada vez mais forte no norte paranaense

Bases do VIDA BANCÁRIA ampliam ainda mais o movimento

A Greve Nacional da categoria completa hoje (8/10) seu 10º dia, sem que a Fenaban se manifeste a respeito do retorno às negociações, mantendo a enrolação que já dura dois meses. Esse descaso está impulsionando o movimento, que ontem paralisou as atividades em 8.280 unidades em todo o País.

Nesta sexta-feira a Greve cresce mais ainda nas bases dos Sindicatos do VIDA BANCÁRIA. O Mapa da Mobilização de hoje mostra que o Sindicato de Apucarana já conseguiu fechar 34 agências, trazendo para as ruas 471 bancários, o que representa 86,74% da categoria na base da entidade.

Na base de Londrina a situação é parecida. Com base no Mapa elaborado às 11h00, 2.108 bancários cruzaram os braços em 80 agências, o que significa uma adesão de 78,17% ao movimento. Estão paralisadas, além de Londrina, agências e PABs de Rolândia, Cambé, Ibiporã, Jataizinho, Assaí, Santa Cecília do Pavão e de Porecatu.

Em Arapoti, onde a Greve entra em seu quinto dia, 84,01% dos bancários aderiram à mobilização nacional, paralisando as atividades de 27 agências. “A participação tem crescido, assim como o apoio da população ao nosso movimento, por reconhecer que os bancos têm lucrado muito e podem muito bem atender nossas reivindicações”, relata José Ubiraci Oliveira, presidente do Sindicato de Arapoti.

================================

MARCA HISTÓRICA
Bancários de Londrina paralisam as atividades em 84 agências

No décimo dia de Greve da categoria, o Sindicato de Londrina registrou uma marca histórica: 84 agências paralisadas, atingindo cerca de 80% dos bancários de toda a base. A greve atingiu hoje (8/10) um total de 49 agências de bancos privados, 19 agências da Caixa Econômica Federal e 16 agências do Banco do Brasil.

A Greve não está concentrada apenas no município de Londrina, mas em quase toda a área de abrangência do Sindicato. Nestes 10 dias de mobilização aderiram os funcionários de agências de Cambé, Rolândia, Ibiporã, Porecatu, Assaí, Jataizinho e Santa Cecília do Pavão. Em todo o Paraná, 79% da categoria na base da Fetec-CUT está participando ativamente da Greve.

“Agora nós vamos mobilizar o restante dos bancários e bancárias que ainda não aderiram à Greve. O momento é de união entre os trabalhadores para que possamos vencer a intransigência da Fenaban”, afirma Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br.

=====================================

Em Curitiba, greve se mantém forte no décimo dia

Bancários do HSBC fazem adesão espontânea no Centro Administrativo Vila Hauer e dão força ao movimento.

Nesta sexta-feira, 08 de outubro, a greve nacional dos bancários completa dez dias. Diante da preferência da Fenaban por atacar o movimento sindical em vez de retomar as negociações, os trabalhadores têm se mantido firmes. Em Curitiba e região, o número de agências fechadas se mantém em 241. No entanto, com a adesão espontânea dos funcionários do HSBC, o número de trabalhadores mobilizados voltou a crescer, superando 14 mil trabalhadores em greve. São 9 centros administrativos fechados.

Movimento nacional – A greve nacional dos bancários já é a maior dos últimos 20 anos, superando a de 2009, quando os bancários paralisaram 7.222 unidades no dia de maior pressão do movimento. Na quinta-feira, 07 de outubro, os trabalhadores fecharam 8.280 agências nos 26 estados e no Distrito Federal. Esse número representa um aumento de 557 unidades em relação ao dia anterior e ultrapassa em 114% as 3.864 agências paralisadas no início da mobilização, em 29 de setembro. Também foram fechados centros administrativos de todos os bancos.

Por: Renata Ortega.

===================================

FETEC-CUT-PR fecha agências do Bradesco de Curitiba e região

Ao saber que os trabalhadores do Bradesco foram convocados pelo banco para retornar ao trabalho na manhã de hoje (08), a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC-CUT-PR) fechou grande parte das agências que tinham sido reabertas em Curitiba e São José dos Pinhais.

O presidente da entidade, Elias Jordão, explica que muitos bancários nem chegaram a atender o pedido do banco e não foram trabalhar. “Os bancários que foram até as agências, quando perceberam a presença da FETEC, aderiram novamente à mobilização. Os trabalhadores compreenderam a importância da greve e participaram das atividades mesmo com a pressão da diretoria regional do Bradesco”, contextualiza o dirigente.

Jordão avalia que a participação dos trabalhadores foi uma grande vitória. “O banco achou que os trabalhadores iriam voltar a trabalhar. A FETEC vai continuar atuando para mobilizar os trabalhadores junto com seus sindicatos”. Em Curitiba e região metropolitana 48 agências do banco Bradesco estão fechadas.

Por: Paula Padilha.

===============================

Santander utiliza força policial a seu favor

A intransigência dos bancos e as práticas antissindicais, mais uma vez, têm se sobressaído durante greve nacional dos bancários. Nesta sexta-feira, 08 de outubro, o Santander decidiu se utilizar da força policial para coibir o direito de greve de seus funcionários.

A polícia foi chamada na agência Santander Banespa, localizada na Avenida Marechal Deodoro, para que, acompanhados do advogado do banco, impedisse os grevistas de fazerem piquete. O Sindicato contra-argumentou com os policiais, que deixaram o local e a agência permaneceu fechada.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br.

Close