fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 13:36 Sem categoria

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulga último Cadernos Destaques de 2010

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República divulgou nesta sexta-feira a última edição do Caderno Destaques em 2010. O documento traz uma síntese do Balanço 2003-2010 do Governo Federal, divulgado na cerimônia de registro em cartório, no dia 15 de dezembro.

São apresentados alguns dos dados mais relevantes presentes nestes documentos. A interlocução com a sociedade brasileira sobre os rumos do governo, a elaboração e o acompanhamento das políticas públicas resultaram em 73 conferências nacionais que mobilizaram mais de cinco milhões de pessoas em todo o País. Transparência e participação social, elementos novos na gestão federal, são abordadas nos capítulos sobre Gestão Pública e Democracia e Diálogo.

A elevação da renda da população, juntamente com políticas sociais, resultaram na saída de 27,9 milhões de pessoas do ciclo da pobreza de 2003 a 2009. Ao mesmo tempo, 35,7 milhões de pessoas ascenderam às classes A, B e C e, pela primeira vez, a classe media tornou-se maioria no País. A desnutrição infantil diminuiu 61% de 2003 a 2008. Avanços sociais e econômicos como esses compõem dois capítulos desta edição: Retrato Social e Retrato Econômico.

No capítulo sobre Emprego, aponta-se a criação de 15 milhões de vagas com carteira assinada desde 2003, e a queda da taxa de desemprego, que se encontra no menor nível de décadas: ,1%. Pela primeira vez no País há mais trabalhadores formais do que informais. No tocante à Reforma Agrária, entre outras conquistas, foram assentadas 602 mil famílias em 3,4 mil novos assentamentos e 47,1 milhões de hectares, o equivalente a quase duas vezes o estado de São Paulo.

As exportações da agricultura bateram recordes sucessivos: nos últimos 12 meses, foram exportados US$ 73,9 bilhões e o Brasil colherá a maior safra de grãos da história em 2010: 148 milhões de toneladas. Estes resultados são apresentados na página sobre Agricultura Empresarial; são apresentados também os resultados mais relevantes da Agricultura Familiar.
No capítulo dedicado ao PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, detalha-se a execução orçamentária, que bateu 94%, com R$ 619 bilhões investidos de jan/07 a dez/10. Em Meio Ambiente, informa-se que o Brasil foi responsável por 74% das unidades de conservação criadas no mundo desde 2003, que as áreas de conservação foram ampliadas em 24,7 milhões de hectares e que a Amazônia alcançou o menor nível de desmatamento nos últimos 23 anos.

No balanço da Educação, entre outros destaques, registra-se que, em oito anos, o Governo Federal criou 14 universidades, 126 campi no interior e 214 novas escolas técnicas. E que as bolsas do Prouni pagaram o estudo de 750 mil jovens em faculdades particulares. Os editores de Destaques agradecem a contribuição dos ministérios e órgãos governamentais no fornecimento das informações e aos leitores pelo apoio, críticas e sugestões. Leia a íntegra do Caderno Destaques no link http://www.secom.gov.br/sobre-a-secom/publicacoes/caderno-destaques.

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

==================================

Minha Casa, Minha Vida supera meta de contratar 1 milhão de moradias

Muitos duvidaram que o governo conseguisse contratar, até o final deste ano, 1 milhão de casas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Mas o Executivo não só conseguiu como ultrapassou a meta, chegando a 1 milhão e 3 mil casas, conforme anunciou nesta quarta-feira (29) a presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho, durante cerimônia realizada em Salvador (BA).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua última viagem antes de transmitir o cargo à presidente eleita Dilma Rousseff, comemorou os números e pediu humildade aos críticos da imprensa que duvidaram nas últimas semanas que isso não aconteceria: “Possivelmente algumas pessoas estavam acostumados com um tipo de governo que ficava sentado com a bunda da cadeira e que nao se importava de chamar os seus companheiros para cobrar as coisas que tinham que cobrar. E nós fizemos, para dizer àqueles que duvidavam que nunca mais ousem duvidar da capacidade de construção de casas dos trabalhadores brasileiros, da CEF e do governo brasileiro, que está determinado a resolver um problema de déficit habitacional crônico neste País. Então aqueles que escreveram esta semana que a gente não ia entregar 1 milhão de casas, por favor, peçam desculpas e reescrevam a matéria de vocês. Falem que nós fizemos mais do que a gente imaginava, não é feio pedir desculpas. Feio é persistir no erro e na ignorância de alguns que ousaram não acreditar que nós seríamos capazes.”

O presidente lembrou quantas vezes se reuniu com a presidente eleita, então minista da Casa Civil, Dilma Rousseff, a presidente da Caixa e a coordenadora do PAC, Miriam Belchior (futura ministra do Planejamento), para cobrar resultados, sendo muitas vezes duro com os interlocutores. Mas a pressão deu tão certo que a contratação de novas unidades habitacionais já começou a entrar pelo programa da presidente Dilma, disse Lula, aproveitando também para parabenizar o governador Jaques Wagner (Bahia) porque seu estado foi o que mais contratou no País.

Por Blog do Planalto.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.ptnacamara.org.br.

Close