fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:06 Sem categoria

Ministério Público do Paraná quer denunciar quem não contribuir para o combate à dengue em Londrina

Brasília – O Ministério Público do Paraná pretende denunciar pessoas que não estão contribuindo com o combate à dengue em Londrina. A cidade decretou estado de emergência por causa do número de casos da doença.

De acordo com o promotor de Justiça Paulo Tavares, o Ministério Público solicitou ao governo do município uma lista de proprietários de imóveis que já haviam sido autuados por agentes de endemias mas que, em uma nova visita, permaneciam facilitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Tavares explicou, em entrevista à Agência Brasil, que, no período de uma semana, Londrina registrou um aumento de 55% no número de casos de dengue, ultrapassando 400 infectados, além de três mortes a serem confirmadas amanhã (16). Trinta pessoas estão internadas, algumas em estado grave, com sintomas da doença.

Os proprietários de imóveis com focos do mosquito transmissor, que não providenciarem a desinfecção do local, segundo o promotor, serão denunciados por crime contra a saúde pública – previsto no Artigo 268 do Código Penal, com pena de um mês a um ano de prisão e multa.

“Temos que ser bem rigorosos porque a tendência da dengue é aumentar ainda mais”, disse Tavares, ao citar a grande quantidade de chuva e o forte calor que atinge Londrina. “São medidas simples. Cremos que a minoria da população não esteja cumprindo, mas ela põe a perder todo o trabalho que está sendo feito. Ninguém pode justificar que não está sabendo”, completou.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil. Edição: Aécio Amado.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

=====================

Secretaria da Saúde divulga novos números da dengue – 14/02/2011 16:13

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (14) o novo informe semanal com os números da dengue no Paraná. Foram notificados 7.158 casos, dos quais foram confirmados 922 casos (884 autóctones e 38 importados). Os municípios que mais notificaram casos foram Londrina (2.650), Jacarezinho (938) e Foz do Iguaçu (601).

O município de Londrina, além de apresentar o maior número de notificações, também apresenta o maior número de confirmações (426) e os 18 casos graves da doença informados às autoridades sanitárias. Desde o início deste ano, o município registrou 15 casos de dengue com complicação (DDC) e três casos de febre hemorrágica por dengue (FHD).

Outra região que chamou a atenção das autoridades sanitárias nesta semana foi a região de Cornélio Procópio (norte do Paraná), que notificou desde o início do ano 353 casos da doença e confirmou 83, sendo 78 confirmações no município de Cornélio Procópio.

No informe ainda consta que estão sendo investigadas quatro mortes por dengue, das quais três em Londrina e uma em Jacarezinho. O resultado dos exames para confirmar ou descartar as mortes deve sair nos próximos dias. O informe completo está disponível no site www.dengue.pr.gov.br

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.aenoticias.pr.gov.br.
Close