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Banco do Brasil quer ter agências em todas as cidades brasileiras até 2015

São Paulo – O Banco do Brasil (BB) têm como meta agências abrir agências próprias em todos os 5.565 municípios brasileiros até 2015. Para isso, a maior instituição financeira do país deve abrir postos de atendimento em cerca de 1,8 mil cidades em que ainda não contam com a bandeira da estatal.

Só este ano, o BB abrirá 600 agências em todo país, segundo informou Aldemir Bendine, presidente do banco. Ele disse hoje (17) que, dessas agências, 200 serão convencionais; 150 serão para atendimento a clientes especiais, principalmente de alta renda (no chamado segmento prime); e 250 agências complementares.

Bendine disse as agências complementares são a grande aposta do Banco do Brasil para ampliar a presença no país. Ele explicou que postos desse tipo são menores que os pontos convencionais de atendimento, mas com estrutura para saques, depósitos, pagamento de contas e presença de funcionários do banco para informações sobre investimentos e linhas de crédito.

“As agências complementares fazem parte do nosso plano de estar em todos os municípios do país em quatro anos”, disse Bendine, após a divulgação do balanço do Banco do Brasil de 2010. “Essas agências fazem o mesmo que os correspondentes bancários, mas também têm gente para a educação financeira dos clientes.”

O número de agências que devem ser abertas em 2011 é três vezes maior do que o de agências inauguradas em 2010 (200). O número de contratações de funcionários, entretanto, deve ser menor este ano. Bendine afirmou que pretende admitir 4 mil funcionários, contra 6 mil co9ntratações no ano passado.

Além das agências no Brasil, a estatal deve também ampliar a presença no exterior. A internacionalização é outra prioridade do banco para este ano, de acordo com o vice-presidente de Finanças, Ivan de Souza Monteiro. Segundo ele, o BB deve finalizar em breve o processo de aquisição do Banco da Patagonia, da Argentina. Também deve anunciar a compra de um banco de pequeno porte nos Estados Unidos, além de iniciar operarações em países da África.

Nesse processo de internacionalização, o BB quer se tornar a instituição financeira de referência para a comunidade brasileira que vive fora do país. Também pretende apoiar  a expansão dos negócios de empresas nacionais para fora do território brasileiro.

Por Vinicius Konchinski – Repórter da Agência Brasil. Edição: Vinicius Doria.

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Correios preparam licitação para selecionar parceiro no Banco Postal

Brasília – Os Correios vão fazer este ano uma licitação para contratar a instituição financeira que vai operar o Banco Postal a partir do ano que vem. Desde 2001, o Bradesco é o correspondente bancário exclusivo da empresa estatal no Banco Postal, mas o contrato termina no fim deste ano. O Banco Postal oferece serviços bancários básicos nas agências dos Correios à população de mais baixa renda e em comunidades não atendidas pela rede bancária convencional.

O presidente dos Correios, Wagner Pinheiro, destaca que o principal objetivo do Banco Postal é chegar ao maior número possível de cidades brasileiras, levando os serviços bancários à toda a população do país. “Nós temos hoje com conta no Banco Postal pessoas de renda familiar das classes C, D e E, que antes não tinham acesso à rede bancária tradicional. A grande maioria dos correntistas do Banco Postal é a população que era desassistida do sistema financeiro brasileiro”, disse Pinheiro, hoje (17), em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.

Para participar da licitação, o banco interessado deve ter ativo total igual ou superior a R$ 21,6 bilhões e patrimônio líquido de, pelo menos, R$ 2,2 bilhões. O leilão ocorrerá até a metade do ano, para que o vencedor inicie as operações em janeiro do ano que vem. O atual correspondente bancário, o Bradesco, poderá participar da licitação.

No dia 25, os Correios farão uma audiência pública em Brasília para receber sugestões para o edital, que definirá as regras de contratação da instituição financeira. Segundo os Correios, o Banco Postal já tem mais de 10 milhões de contas abertas e está presente em 5.266 municípios (6.192 agências). Uma capilaridade que permite a inclusão bancária em 95% do território brasileiro.

Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil. Edição: Vinicius Doria.

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19/09/2010

Bancos apostam em parceria com lojistas para expandir número de correspondentes

Brasília – Os bancos que atuam com correspondentes bancários apostam na expansão dos negócios com os lojistas. Esse é o caso da Caixa, que instalou correspondentes inicialmente nas lotéricas e depois partiu para as parcerias com comerciantes diversos, como supermercados e imobiliárias.

O gerente nacional de Canal Parceiro Lotérico da Caixa, Antonio Carlos Barasuol, diz que atualmente o banco tem correspondentes bancários em 10.547 lotéricas e quase o dobro – 20.693 – em outros estabelecimentos comerciais. O processo de ampliação continua: a previsão é que se encerre este ano com 11 mil correspondentes em lotéricas. Para os pontos comerciais a expectativa é ampliar em 2 mil este ano.

“É uma demanda que parte do empresário. Quando precisa de equipamentos, temos que avaliar a frequência de pessoas ao estabelecimento”, afirma Barasuol. “Para 2011, devemos abrir de 3 a 5 mil correspondentes, a depender da procura.”.

Segundo a Caixa, em 2009 os correspondentes Caixa Aqui (lotéricos e não lotéricos) realizaram 1,7 bilhão de operações de recebimento de contas, saques, depósitos, pagamentos de benefícios e aposentadorias, entre outros. Em 2010, até 31 agosto, foram realizadas 1,2 bilhão de transações desse tipo.

De acordo com Barasuol, alguns correspondentes se especializam em encaminhamento de propostas de abertura de contas, operações de crédito e financiamento. Em 2009 foram 2,2 milhões de transações, no valor total de R$ 9,3 bilhões (sendo R$ 7,7 bilhões em crédito imobiliário e R$ 1,5 bilhão em crédito consignado). Em 2010, até 31 de agosto, foram realizadas 2,6 milhões transações no valor total de R$ 22,3 bilhões (sendo R$ 15 bilhões em crédito imobiliário e R$ 1,3 bilhão em crédito consignado). “Nesse caso, o cliente vai ao corresponde e recebe informações sobre o crédito habitacional, entrega documentos e faz a proposta. Depois, vai a uma agência para assinar o contrato”, explica Barasuol.

“[O serviço oferecido no correspondente] depende do interesse do estabelecimento. Aqueles que já têm movimentação de numerário, como as lotéricas e supermercados, preferem fazer operações que envolvem dinheiro, como saques e depósitos. Quem não tem essa movimentação, prefere operações que não envolvem movimentação de dinheiro em espécie, como crédito”, explicou.

O gerente geral da unidade de gestão de canais do Banco do Brasil, Hideraldo Dwight, afirma que o BB optou por entrar nesse mercado com os diversos comerciantes do país, diferentemente da Caixa, que fez parceria com lotéricas, ou do Bradesco, que fez com os Correios, para impulsionar os negócios iniciais de correspondentes bancários.

“A operação é muito mais complexa [atuar com vários parceiros], mas, ficar com um parceiro só, traria muito risco [se perderia o negócio no caso de desistência do parceiro]. Todos [os bancos] estão caminhando para um mix [de parceiros]”, diz Dwight.

Atualmente o BB conta com quase 20 mil correspondentes. “Ainda não temos em todos os municípios. Mas temos a meta de termos correspondentes em todas as áreas desassistidas, o que pode ser uma cidade ou uma região, até 2014,”, afirmou.

Em agosto, a rede de correspondentes BB atingiu 17,2 milhões de transações, o que representa um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2009. No mês passado, foram contratados R$ 157 milhões em operações de crédito consignado, maior marca mensal registrada na atuação histórica do canal. Também foram feitas 1 milhão de propostas de abertura de contas para pessoas físicas.

Dwight acrescentou que o banco acompanha o desempenho dos correspondentes bancários e a demanda por serviços em uma região pode indicar necessidade de abertura de uma agência também no local.

O Bradesco conta com 23.190 pontos Bradesco Expresso (correspondentes) e 6.177 agências do Banco Postal (parceria com os Correios), segundo o último relatório trimestral de resultados do banco.

Por Kelly Oliveira – Repórter da Agência Brasil. Edição: João Carlos Rodrigues.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

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