fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:17 Sem categoria

Bancos, planos de saúde e produtos eletrônicos lideram reclamações em 2010

o Paulo – O setor de planos de saúde liderou as reclamações feitas ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao londo de 2010. Segundo balanço da entidade divulgado hoje (1º), 14,53% dos 11.353 atendimentos prestados no ano passado foram relacionados a problemas com esses serviços.

A segunda posição no ranking de reclamações do Idec foi ocupada pelo grupo de produtos eletroeletrônicos – celulares, linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos. Entre as queixas registradas em 2010, 14,33% foram referentes a esses itens.

Praticamente com o mesmo percentual dos outros dois setores, as instituições financeiras ficaram em terceiro lugar em número de atendimentos, com 14,17% das reclamações. Em seguida, aparecem as empresas de telecomunicação, com 13,17% das demonstrações de insatisfação.

Também apresentaram número expressivo de queixas os setores de energia elétrica, veículos, educação, lazer e entretenimento, que, juntos, significaram mais de 20% dos atendimentos.

Para o Idec, as reclamações contra os planos de saúde, bancos e empresas de telefonia são motivadas por falhas na regulação e fiscalização desses setores. O instituto lembra que esse papel cabe à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel ) e ao Banco Central (BC).

Por Daniel Mello –Repórter da Agência Brasil . Edição: Lana Cristina.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.agenciabrasil.gov.br.

============================

Itaú Unibanco amplia liderança de queixas
Banco do Brasil permaneceu em segundo, bem à frente do terceiro colocado, o Bradesco

São Paulo – O Itaú Unibanco manteve em novembro pelo segundo mês seguido o primeiro lugar do ranking do Banco Central de reclamações de clientes. Em segundo permaneceu o Banco do Brasil. As duas empresas se destacaram ainda mais na liderança da lista.

Para calcular o ranking, que leva em conta os bancos com pelo menos 1 milhão de clientes, o BC estipula um índice relacionando o número de reclamações procedentes pelo total de clientes. O Itaú Unibanco ficou com índice 0,72 e o Banco do Brasil com 0,63. Em terceiro lugar ficou o Bradesco, com 0,38; em quarto está o Santander, com 0,37 e, em quinto, o HSBC, com 0,23.

O Itaú Unibanco ampliou sua liderança, já que registrou 0,69 em outubro. O Banco do Brasil ficou praticamente estável, pois teve 0,64 no mês anterior. Os dois aumentaram a distância para o terceiro colocado, que em outubro foi o Santander com 0,56.

Redação – 27/12/2010

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br

Close