fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 19:58 Sem categoria

Em reunião, banco Santander diz que não haverá demissões

Direção do banco se comprometeu em preencher vagas existentes dando prioridade para seu quadro de pessoal e que Sindicato vai acompanhar todo o processo

São Paulo – “Não haverá demissão em massa”, foi o que garantiu o Santander em reunião com representantes do Sindicato. A direção do banco afirmou que haverá um processo de otimização das áreas centrais, mas que, para isso, será dada prioridade a mobilidade interna.

Ou seja, a instituição financeira se comprometeu em preencher as vagas existentes primeiramente com os trabalhadores da própria empresa, para aproveitar os funcionários do quadro e evitar, assim, as demissões. Atendendo à reivindicação do Sindicato, o banco garantiu, ainda, que dará conhecimento das vagas existentes para todos os funcionários e que a entidade sindical irá acompanhar todo o processo.

“Vamos continuar acompanhando de perto cada etapa para garantir que não haja corte. Um banco do porte do Santander, em pleno processo de expansão de negócios e registrando lucros elevados, inclusive no Brasil, que foi a sucursal mais lucrativa do grupo, 25% do resultado, não tem nenhum motivo para demitir trabalhadores”, afirmou Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato.

“Foi muito importante a pronta reação dos trabalhadores para acabar com essa ameaça de demissão. Os bancários devem caminhar mobilizados e junto ao Sindicato”, destacou a diretora executiva e funcionária do banco Rita Berlofa. Ela afirma também que foi cobrada a prorrogação do “pijama”, salientando a enorme demanda de trabalhadores aptos a aderir e a existência da mesma prática no Santander em outros países.  A direção do banco ficou de avaliar.

Por parte do banco, participaram da reunião, Lílian Guimarães e Jeronimo dos Anjos, vice-presidenta do RH e superintendente de relações sindicais, respectivamente. Além de Rita Berlofa e Juvandia Moreira, também participou da reunião o presidente da Afubesp, Paulo Salvador.

Entenda – A notícia de que haveria em curso um plano de demissões em massa surgiu na noite de quinta 31. Na manhã seguinte, os trabalhadores já se mobilizaram e, antes das 7h, já estavam na frente da Torre do banco denunciando e protestando. No final da tarde, o Sindicato enviou uma carta cobrando uma reunião, para pedir esclarecimento sobre as denúncias.

> Bancários denunciam plano de demissão em massa no Santander
> Sindicato cobra negociação do Santander

Somente em 2010, o Santander registrou no Brasil a bagatela de R$ 7,4 bilhões de lucro, valor nada menos do que 34% superior ao resultado de 2009. Com esses números, o mercado brasileiro ultrapassou até mesmo o espanhol e se tornou o mais lucrativo do banco no mundo, com 25% do total. A Espanha representa, hoje, 15%.

Por Elisangela Cordeiro – 05/04/2011.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.spbancarios.com.br

=================================

Sindicato cobra mais segurança no banco Santander

REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO BANCO TRATOU TAMBÉM DE ASSÉDIO MORAL E HORAS EXTRAS

Na manhã desta terça-feira, 05 de abril, dirigentes sindicais se reuniram com representantes do banco Santander, em Curitiba, para cobrar providências sobre denúncias de bancários que chegaram ao Sindicato sobre a falta de segurança nas agências, horas extras não pagas e assédio moral.

Participaram da reunião Otávio Dias, presidente do Sindicato, Carlos Augusto Schiavo, representante do Paraná na Comissão de Empregados (COE), e Júnior César Dias, secretário de Mobilização e Organização da Base.

Bancários do Santander estariam fazendo mutirão nas faculdades de Curitiba, fora do horário de trabalho, para abertura de contas universitárias e não estariam recebendo horas extras, de acordo com denúncias. O dirigente sindical também cobrou do banco medidas contra práticas assediadoras nas unidades.

Segurança bancária – Os representantes do Santander também foram questionados sobre a segurança precária nas agências. De acordo com dados apurados pelo Sindicato dos Bancários, dos 18 casos de assalto a banco ocorridos em Curitiba e região, sete foram em agências do Santander, sendo que quatro vezes entre os dias 20 e 25 de março.

“A direção do banco se comprometeu a apurar as denúncias e tomar medidas cabíveis. Nós estamos em alerta, esperando esse retorno do Santander. Caso não sejam tomadas providências, estamos preparados para a mobilização nas unidades”, afirma Carlos Schiavo, representante na COE.

Reuniões – O Sindicato também encaminhou à direção do banco pedido para que sejam retomadas as reuniões entre a entidade e os funcionários do Santander nas agências e aguarda posicionamento do banco.

Saiba mais:

Agência do Santander é assaltada no centro de Curitiba

Caixa eletrônico é arrombado na madrugada

Agência do Santander está fechada após assalto

Porta de segurança está funcionando em agência assaltada

Por: Paula Padilha.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close