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População reage e denuncia abuso dos bancos

Queixas contra bancos cresceram 69% no 1º bimestre de 2011 no Banco Central

O Banco Central (BC) recebeu 1.834 queixas de clientes contra instituições bancárias em janeiro e fevereiro de 2011. O número representa um aumento de 69,1% em relação às 1.084 reclamações registradas no mesmo período do ano passado. As ocorrências campeãs são os débitos não autorizados, que lideram o ranking há mais de um ano.

Ainda segundo dados do BC, somente em fevereiro deste ano 841 denúncias foram consideradas procedentes pela autoridade monetária, número 35% maior que em 2010. O maior volume de queixas é dos clientes do Itaú Unibanco, com 249 problemas relatados.

“A grande quantidade de problemas enfrentados pelos clientes é fruto da falta de compromisso dos bancos com a sociedade”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT. “Para o sistema financeiro, clientes e bancários são apenas fontes de renda, e não cidadãos com direitos que devem ser respeitados”, completa.

O caminho natural de quem enfrenta algum aborrecimento é procurar a agência bancária para tentar resolver a situação. Apenas quando as informações repassadas pelas instituições não são satisfatórias é que o consumidor costuma procurar outras formas de fazer valer o seu direito. “As reclamações registradas no BC não traduzem corretamente a quantidade de problemas enfrentados pelos correntistas, uma vez que a primeira tentativa de solução é sempre na própria agência”, lembra Roberto von der Osten, secretário de Finanças da Contaf-CUT. “O número na verdade representa o descaso dos bancos com os direitos de seus clientes”, sustenta.

Em 2010, pouco mais de 9.700 queixas foram julgadas procedentes pelo BC – o líder (Banco do Brasil) acumulou 2.538 reclamações. Os números poderiam ser muito maiores, se todos os problemas entre bancos e clientes fossem relatados à autoridade monetária. “Apenas uma pequena parcela das pessoas decide procurar o BC. Muitas nem sequer protestam, por descrença ou por não saberem que estão sendo enganadas”, analisa a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

“Esse crescimento é uma conjugação de fatores. Além de um melhor preparo dos clientes, o crescimento da carteira dos bancos e o aumento de atitudes abusivas acabaram influenciando os resultados”, explica Ione. Em muitos casos, como nos de operações não reconhecidas pelo consumidor, é impossível prevenir o prejuízo antes que ele ocorra.

Mudança de critérios

A Resolução nº 2.878 do Banco Central, editada em 2001, estabelecia limites e normas mais abrangentes para as instituições bancárias. À época, milhares de reclamações de clientes insatisfeitos chegavam ao BC todos os meses. Mas em 2009, a autoridade monetária realizou mudança nos critérios para o registro de reclamações contra os bancos. Hoje, os cidadãos que enfrentam problemas que não implicam descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional, como tempo de espera em filas e propagandas enganosas, têm suas demandas colocadas em uma estatística à parte.

Fonte: Contraf-CUT, com Correio Braziliense (via Seeb DF)

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br

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Reclamações procedentes em Fevereiro/2011

Bancos

Posição Motivo da reclamação Reclamações procedentes
116
109
70
SEGURANÇA DOS MEIOS ALTERNATIVOS – OPERAÇÕES NÃO RECONHECIDAS
47
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS DIFERENCIADOS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 22
Conglomerado BRADESCO 15
Conglomerado BB 8
Conglomerado SANTANDER 1
BANCO DA AMAZONIA S.A. 1
47
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS NÃO CONTRATADOS
44
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – AUSÊNCIA DOC – DEMAIS OPERAÇÕES
32
CONTA – SALÁRIO – PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE FORMA IRREGULAR
31
CONTA – SALÁRIO – ABERTURA

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 27
Conglomerado BANRISUL 1
Conglomerado BRADESCO 1
Conglomerado BB 1
30
10º 28
11º
LIQ ANTECIPADA – CÁLCULO VALOR PRESENTE – CRÉD CONSIG
27
12º
SEGURANÇA DOS MEIOS ALTERNATIVOS – SAQUES/DEPÓSITOS DIVERG
26
13º 24
14º 23
15º
LIQ ANTECIPADA – RESTRIÇÃO À PORTABILIDADE – CRÉD CONSIG

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado CRUZEIRO DO SUL 20
Conglomerado VOTORANTIM 1
21
16º
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – DOC FALSA – CRÉD CONSIG
15
17º
OUVIDORIA – ATENDIMENTO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 7
Conglomerado VOTORANTIM 2
Conglomerado BMG 2
Conglomerado HONDA 1
Conglomerado SANTANDER 1
BANCO INTERMEDIUM S/A 1
14
18º 11
19º
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – DOC FALSA – DEMAIS OPERAÇÕES
10
20º
RESTRIÇÕES AOS CANAIS DE ATEND. CONVENCIONAIS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 6
Conglomerado BB 3
Conglomerado MERCANTIL DO BRASIL 1
10
21º
CONTA – ABERTURA – COM DOCUMENTAÇÃO FALSA
9
22º
CONTA – DÉBITOS – NÃO ACATAMENTO DE SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO
9
23º
TARIFAS – RECUSA DE CANCELAMENTO DE PACOTE

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 5
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 3
Conglomerado ITAU 1
9
24º
COMPENSAÇÃO – OUTROS PAPÉIS – EXCETO CHEQUES
8
25º
LIQ ANTECIPADA – CÁLCULO VALOR PRESENTE – DEMAIS OPERAÇÕES
7
26º
SCR – OUTROS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado SANTANDER 3
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 2
Conglomerado CITIBANK 2
7
27º
OUVIDORIA – OUTROS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 5
Conglomerado BANRISUL 1
6
28º
SCR – INCLUSÃO INDEVIDA

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 3
Conglomerado ITAU 2
Conglomerado MATONE 1
6
29º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS PRIORITÁRIOS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 3
Conglomerado BB 2
5
30º
OUTROS – IF

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 3
Conglomerado ITAU 1
4
31º
CONTA – ABERTURA – DOCUMENTAÇÃO INEXISTENTE/INSUFICIENTE

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 1
Conglomerado ITAU 1
Conglomerado BRADESCO 1
Conglomerado SANTANDER 1
4
32º
CONTA – DEP EM CHEQUE – DESCUM PRAZO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 2
Conglomerado ITAU 2
4
33º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – BOLETO, CARNÊS E ASSEMELHADOS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 2
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 1
3
34º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – DÉB TARIFA S/ SDO DISP CONTA

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 3
3
35º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS ESSENCIAIS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 3
3
36º
CONTA – MONITORAMENTO INADEQUADO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BRADESCO 2
Conglomerado ITAU 1
3
37º
OUVIDORIA – DESCUMPRIMENTO DO PRAZO DE RESPOSTA

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 2
2
38º
RECUSA DE REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS – NÃO DIVULGAÇÃO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 1
Conglomerado ITAU 1
2
39º
CONTA – DÉBITOS – OUTROS

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 2
2
40º
CONTA – FORNECIMENTO DE CHEQUES

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 2
2
41º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – CONTA SALÁRIO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 2
2
42º
MEIO CIRCULANTE – IF

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 1
Conglomerado BRADESCO 1
2
43º
CUSTO EFETIVO TOTAL (CET)

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 1
1
44º
CÂMBIO

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado BB 1
1
45º
CONTA – SAQUES – NÃO PGTO SAQUE ESPÉCIE ATÉ R$5 MIL MESMO EXP

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado SANTANDER 1
1
46º
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA

Instituição Financeira Reclamações procedentes 1
Conglomerado ITAU 1
1
Total de Irregularidades – Bancos

Administradoras de Consórcios

Posição Motivo da reclamação Reclamações procedentes
ATENDIMENTO INADEQUADO
10
LIBERAÇÃO DE CRÉDITO
7
COBRANÇAS IRREGULARES
4
CIRC. 3289 – ESCLARECIMENTOS INCOMPLETOS/INCORRETOS
4
FORNECIMENTO DE DOCUMENTOS – CONSÓRCIOS
4
CONTEMPLAÇÃO
2
DEVOLUÇÕES
2
TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS E PRÁTICAS EQUITATIVAS
2
OUTROS – CONSÓRCIO
1
10º
CIRC. 3289 – DESCUMPRIMENTO DE PRAZO
1
11º
OUVIDORIA – RESPOSTA INTEMPESTIVA
1
Total de Irregularidades – Administradoras de Consórcios
1 Demandas em que se constatou descumprimento, por parte da instituição, de normativos do Conselho Monetário Nacional ou do Banco Central do Brasil.
INFORMAÇÃO COLHIDA NO SÍTIO www.bcb.gov.br
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