Queixas contra bancos cresceram 69% no 1º bimestre de 2011 no Banco Central
O Banco Central (BC) recebeu 1.834 queixas de clientes contra instituições bancárias em janeiro e fevereiro de 2011. O número representa um aumento de 69,1% em relação às 1.084 reclamações registradas no mesmo período do ano passado. As ocorrências campeãs são os débitos não autorizados, que lideram o ranking há mais de um ano.
Ainda segundo dados do BC, somente em fevereiro deste ano 841 denúncias foram consideradas procedentes pela autoridade monetária, número 35% maior que em 2010. O maior volume de queixas é dos clientes do Itaú Unibanco, com 249 problemas relatados.
“A grande quantidade de problemas enfrentados pelos clientes é fruto da falta de compromisso dos bancos com a sociedade”, afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT. “Para o sistema financeiro, clientes e bancários são apenas fontes de renda, e não cidadãos com direitos que devem ser respeitados”, completa.
O caminho natural de quem enfrenta algum aborrecimento é procurar a agência bancária para tentar resolver a situação. Apenas quando as informações repassadas pelas instituições não são satisfatórias é que o consumidor costuma procurar outras formas de fazer valer o seu direito. “As reclamações registradas no BC não traduzem corretamente a quantidade de problemas enfrentados pelos correntistas, uma vez que a primeira tentativa de solução é sempre na própria agência”, lembra Roberto von der Osten, secretário de Finanças da Contaf-CUT. “O número na verdade representa o descaso dos bancos com os direitos de seus clientes”, sustenta.
Em 2010, pouco mais de 9.700 queixas foram julgadas procedentes pelo BC – o líder (Banco do Brasil) acumulou 2.538 reclamações. Os números poderiam ser muito maiores, se todos os problemas entre bancos e clientes fossem relatados à autoridade monetária. “Apenas uma pequena parcela das pessoas decide procurar o BC. Muitas nem sequer protestam, por descrença ou por não saberem que estão sendo enganadas”, analisa a economista Ione Amorim, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
“Esse crescimento é uma conjugação de fatores. Além de um melhor preparo dos clientes, o crescimento da carteira dos bancos e o aumento de atitudes abusivas acabaram influenciando os resultados”, explica Ione. Em muitos casos, como nos de operações não reconhecidas pelo consumidor, é impossível prevenir o prejuízo antes que ele ocorra.
Mudança de critérios
A Resolução nº 2.878 do Banco Central, editada em 2001, estabelecia limites e normas mais abrangentes para as instituições bancárias. À época, milhares de reclamações de clientes insatisfeitos chegavam ao BC todos os meses. Mas em 2009, a autoridade monetária realizou mudança nos critérios para o registro de reclamações contra os bancos. Hoje, os cidadãos que enfrentam problemas que não implicam descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional, como tempo de espera em filas e propagandas enganosas, têm suas demandas colocadas em uma estatística à parte.
Fonte: Contraf-CUT, com Correio Braziliense (via Seeb DF)
NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.contrafcut.org.br
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Bancos
Posição | Motivo da reclamação | Reclamações procedentes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1º |
CONTA – DÉBITOS – NÃO AUTORIZADOS
|
116 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2º |
CIRCULAR 3289 – ESCLARECIMENTOS INCOMPLETOS/INCORRETOS
|
109 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3º |
CIRCULAR 3289 – DESCUMPRIMENTO DE PRAZO
|
70 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4º |
SEGURANÇA DOS MEIOS ALTERNATIVOS – OPERAÇÕES NÃO RECONHECIDAS
|
47 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS DIFERENCIADOS
|
47 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS NÃO CONTRATADOS
|
44 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7º |
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – AUSÊNCIA DOC – DEMAIS OPERAÇÕES
|
32 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8º |
CONTA – SALÁRIO – PRESTAÇÃO DO SERVIÇO DE FORMA IRREGULAR
|
31 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9º |
CONTA – SALÁRIO – ABERTURA
|
30 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10º |
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – AUSÊNCIA DOC – CRÉD CONSIG
|
28 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11º |
LIQ ANTECIPADA – CÁLCULO VALOR PRESENTE – CRÉD CONSIG
|
27 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12º |
SEGURANÇA DOS MEIOS ALTERNATIVOS – SAQUES/DEPÓSITOS DIVERG
|
26 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13º |
CHEQUE – DEVOLUÇÃO
|
24 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14º |
CONTA – ENCERRAMENTO
|
23 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15º |
LIQ ANTECIPADA – RESTRIÇÃO À PORTABILIDADE – CRÉD CONSIG
|
21 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16º |
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – DOC FALSA – CRÉD CONSIG
|
15 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17º |
OUVIDORIA – ATENDIMENTO
|
14 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18º |
CCF – IF
|
11 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19º |
CONCESSÃO CRÉD S/ TÍT ADEQ – DOC FALSA – DEMAIS OPERAÇÕES
|
10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20º |
RESTRIÇÕES AOS CANAIS DE ATEND. CONVENCIONAIS
|
10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21º |
CONTA – ABERTURA – COM DOCUMENTAÇÃO FALSA
|
9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22º |
CONTA – DÉBITOS – NÃO ACATAMENTO DE SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO
|
9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23º |
TARIFAS – RECUSA DE CANCELAMENTO DE PACOTE
|
9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24º |
COMPENSAÇÃO – OUTROS PAPÉIS – EXCETO CHEQUES
|
8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25º |
LIQ ANTECIPADA – CÁLCULO VALOR PRESENTE – DEMAIS OPERAÇÕES
|
7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
26º |
SCR – OUTROS
|
7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
27º |
OUVIDORIA – OUTROS
|
6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
28º |
SCR – INCLUSÃO INDEVIDA
|
6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
29º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS PRIORITÁRIOS
|
5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
30º |
OUTROS – IF
|
4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
31º |
CONTA – ABERTURA – DOCUMENTAÇÃO INEXISTENTE/INSUFICIENTE
|
4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
32º |
CONTA – DEP EM CHEQUE – DESCUM PRAZO
|
4 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
33º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – BOLETO, CARNÊS E ASSEMELHADOS
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
34º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – DÉB TARIFA S/ SDO DISP CONTA
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
35º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – SERVIÇOS ESSENCIAIS
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
36º |
CONTA – MONITORAMENTO INADEQUADO
|
3 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
37º |
OUVIDORIA – DESCUMPRIMENTO DO PRAZO DE RESPOSTA
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
38º |
RECUSA DE REALIZAÇÃO DE SERVIÇOS – NÃO DIVULGAÇÃO
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
39º |
CONTA – DÉBITOS – OUTROS
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
40º |
CONTA – FORNECIMENTO DE CHEQUES
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
41º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – CONTA SALÁRIO
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
42º |
MEIO CIRCULANTE – IF
|
2 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
43º |
CUSTO EFETIVO TOTAL (CET)
|
1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
44º |
CÂMBIO
|
1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
45º |
CONTA – SAQUES – NÃO PGTO SAQUE ESPÉCIE ATÉ R$5 MIL MESMO EXP
|
1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
46º |
TARIFAS – COBRANÇA IRREGULAR – LIQUIDAÇÃO ANTECIPADA
|
1 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Total de Irregularidades – Bancos |
Administradoras de Consórcios
Posição | Motivo da reclamação | Reclamações procedentes |
1º |
ATENDIMENTO INADEQUADO
|
10 |
2º |
LIBERAÇÃO DE CRÉDITO
|
7 |
3º |
COBRANÇAS IRREGULARES
|
4 |
4º |
CIRC. 3289 – ESCLARECIMENTOS INCOMPLETOS/INCORRETOS
|
4 |
5º |
FORNECIMENTO DE DOCUMENTOS – CONSÓRCIOS
|
4 |
6º |
CONTEMPLAÇÃO
|
2 |
7º |
DEVOLUÇÕES
|
2 |
8º |
TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES CONTRATUAIS E PRÁTICAS EQUITATIVAS
|
2 |
9º |
OUTROS – CONSÓRCIO
|
1 |
10º |
CIRC. 3289 – DESCUMPRIMENTO DE PRAZO
|
1 |
11º |
OUVIDORIA – RESPOSTA INTEMPESTIVA
|
1 |
Total de Irregularidades – Administradoras de Consórcios |