fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:35 Sem categoria

Trabalhadores bancários querem emprego decente

Sindicato paralisa Centro Administrativo HSBC Vila Hauer em Curitiba

Nesta quinta-feira, 01 de setembro, o Centro Administrativo do HSBC Vila Hauer amanheceu com os portões cerrados. Trata-se de um ato de mobilização realizado pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e região, que manteve o local fechado das 6h00 às 10h00. Além da paralisação, os representantes dos bancários aproveitaram a oportunidade para dialogar com os trabalhadores, relatando os principais problemas que acometem a categoria e também sobre as negociações coletivas da campanha salarial.

Um panfleto (leia a seguir) distribuído aos bancários relata a situação dentro do banco: mesmo com um lucro extraordinário, o HSBC continua insistindo no uso de um programa próprio de remuneração destorcido, que não valoriza os funcionários, e no desconto da PLR. Isso sem contar as metas cada vez mais inatingíveis que são impostas diariamente e o assédio moral já muito denunciado ao Sindicato.

O ato também marca o início dos lançamentos regionalizados da Campanha Nacional dos Bancários 2011, que começam a ser realizados pela entidade. O objetivo é mobilizar os bancários e, principalmente, informar sobre o andamento das negociações. “Tivemos, nos dias 30 e 31 de agosto, a primeira rodada com os banqueiros, e o que podemos adiantar é que a briga, este ano, não será fácil. Eles não querem nem discutir questões relacionadas às melhorias no emprego bancários”, esclareceu Otávio Dias, presidente do Sindicato e representante no Comando Nacional dos Bancários.

———————————-

Assédio moral, imposição de metas abusivas, não pagamento do PSV, desconto da PLR, desvalorização, demissões… basta, HSBC!

Somente no primeiro semestre de 2011, o HSBC obteve um lucro líquido de R$ 611,9 milhões. O valor é 44,25% superior ao registrado no mesmo período de 2010 e coloca o mercado brasileiro como o quarto mais lucrativo para o banco. Contudo, se, por um lado, a direção do HSBC se mostra satisfeita com os resultados obtidos, por outro, os funcionários estão cada vez mais insatisfeitos com a política de RH adotada no Brasil. Prova disso são as centenas de demissões ocorridas de janeiro a agosto deste ano. Neste período, foram desligados 407 bancários (somando demissões e a pedido).

Diante deste cenário desastroso, na Campanha Nacional dos Bancários 2011, os trabalhadores estão exigindo emprego decente, com o fim das demissões imotivadas e das alterações unilaterais nas regras do programa próprio. Já está na hora do HSBC valorizar os verdadeiros responsáveis por sua lucratividade, os bancários, e pôr fim também ao descaso com que vem tratando as demandas dos trabalhadores nas negociações específicas.

Bancário, para que possamos conquistar tais avanços, é preciso, desde já, união e mobilização. Participe das assembleias convocadas pelo Sindicato, bem como dos atos, protestos e passeatas. Em caso de medidas de contingenciamento ou práticas antissindicais, denuncie. E, lembre-se, a greve é um direito constitucional, assegurado por lei, ou seja, paralisar por melhores condições de trabalho e remuneração digna tem respaldo legal.

Por: Renata Ortega.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.bancariosdecuritiba.org.br

Close