fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 16:51 Sem categoria • One Comment

Umuarama e Região: greve dos trabalhadores bancários tem decisão judicial inédita

Um dos principais destaques da greve dos bancários deste ano, no Paraná, foi a decisão da Justiça do Trabalho de Umuarama em conceder uma liminar contra o banco Bradesco, impedindo-o de cometer práticas antissindicais. A liminar, proposta pelo Ministério Público do Trabalho, é inédita no estado.

Com a liminar, o banco Bradesco nem sequer chegou a entrar com um pedido de interdito proibitório e, segundo os dirigentes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, com esta medida o banco não tem realizado coações e pressão para que os seus funcionários furem a greve.

Para o coordenador do Sindicato, Edilson José Gabriel, a Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho, é um marco na história do movimento grevista paranaense. “É fruto de uma denúncia muito bem articulada do Sindicato, onde reunimos provas incontestáveis da ação do Bradesco nas últimas greves. A investigação do MPT foi primorosa e resultou nessa decisão que valoriza a greve e os trabalhadores bancários”.

A eficácia da greve em Umuarama e região tem sido comprovada novamente. Mais de 92% da categoria está paralisada e quase 100% das agências estão paralisadas. Ao todo são 66 agências bancárias fechadas nas 27 cidades da base sindical. “Mais uma vez os trabalhadores de Umuarama e região estão mobilizados e dispostos a lutar pelos seus direitos. Continuamos determinados a manter a greve pelo tempo que for necessário”, garante Edilson José Gabriel.

Por Cícero Bittencourt

FETEC-CUT-PR

Close