fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:52 Sem categoria

Leia relatos sobre a Conferência realizada em Umuarama

Umuarama sediou a 14ª Conferência Estadual dos Bancários

Nos dias 30/06 e 01/07, foi realizada, em Umuarama, a 14ª Conferência Estadual dos Bancários do Paraná. Mais de 250 delegados e delegadas, representando os dez sindicatos de bancários da FETEC-CUT-PR, passaram o final de semana discutindo propostas para a pauta de reivindicações dos bancários para as negociações salariais de 2012.

No dia 30, pela manhã, logo após a solenidade de abertura, os delegados e delegadas à Conferência participaram de um debate sobre a conjuntura econômica e política da Campanha Nacional dos Bancários de 2012, com exposições feitas por Sandro Dias, economista do Dieese-PR, Márcio Mauri Kieller Gonçalves, bancário e vice-presidente da CUT-PR, e Elias Hennemann Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR.

Ainda no dia 30, na parte da tarde, os delegados e delegadas se dividiram em quatro grupos de trabalho, onde puderam apresentar propostas para a Minuta Nacional dos Bancários, agrupadas pelos seguintes temas: Remuneração; Emprego; Saúde, Condições de Trabalho e Segurança Bancária; e Sistema Financeiro Nacional. Além disto, todos os grupos debateram e apresentaram propostas para a estratégia da Campanha.

No dia 01/07, a Plenária Final elegeu 33 delegados e delegadas e definiu as propostas do Paraná que serão levadas à Conferência Nacional dos Bancários, que acontecerá em Curitiba, de 20 a 22/07/2012.

Em seu discurso de encerramento, Elias Jordão, agradeceu o anfitrião, Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região, enaltecendo a acolhida e a organização do evento, e convocou os bancários e as bancárias presentes a se engajarem na luta que se aproxima. “O cenário é desafiador, mas a determinação de nossa categoria e de suas lideranças certamente irá nos proporcionar mais um ano de conquistas,” afirmou Elias.

Edilson José Gabriel, coordenador do Sindicato de Umuarama, agradeceu a participação ativa dos delegados e delegadas na Conferência e o fato de a FETEC-CUT-PR ter confiado ao Seeb Umuarama a tarefa de organizá-la. “Ficamos honrados com a presença de bancários e bancárias de todo o estado do Paraná em nossa cidade e temos certeza que a Conferência Estadual vai impulsionar a participação de nosso estado na luta por mais um acordo salarial vitorioso para a nossa categoria”, concluiu Edilson.

Veja fotos do evento clicando aqui e aqui.

Assista também à reportagem feita pela TV UP, de Umuarama (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=prjAus3QyW0)

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO http://www.pactu.org.br/noticia.php?id=425

===================================

Categoria bancária define propostas do Paraná para a Campanha Salarial Nacional 2012

As trabalhadoras e os trabalhadores bancários, representando as 10 bases de Sindicatos filiados à FETEC-CUT-PR, participaram no último final de semana (30/06 e 1º/07), em Umuarama, da 14ª Conferência Estadual dos Bancários. O evento teve em sua abertura a presença do vice-presidente da CUT/Paraná e diretor do Sindicato de Curitiba, Marcio Kieller, e do deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

O presidente da FETEC-CUT-PR, Elias Jordão, falou sobre as dificuldades da Campanha 2012 e lembrou que o lucro dos bancos vem do esforço dos bancários, que devem cobrar nas negociações melhores condições de trabalho dignas.

Na cerimônia de abertura, o representante da Contraf-CUT e presidente do Sindicato de Londrina e Região, Wanderley Crivellari, lembrou aos delegados presentes que deveriam sair da Conferência cientes do papel mobilizador. “Se nós não nos atentarmos para a luta por melhores condições de trabalho, não daremos uma resposta adequada aos maiores problemas que afetam a categoria bancária. Precisamos escancarar os lucros absurdos que os banqueiros estão tendo nesse país. Não há o que regule o funcionamento dos bancos nos Brasil, precisamos de regulamentação!”, ressaltou Wanderley, defendendo ainda a necessidade de uma Conferência Nacional do Sistema Financeiro.

Nos dois dias de discussões foram abordadas as conjunturas política e econômica, analisados os resultados da Consulta feita junto à categoria no Paraná para levantar seus anseios e definidas as propostas do Estado para a Conferência Nacional, que aprovará a Minuta Unificada de Reivindicações da Campanha 2012.

“A Conferência debateu as estratégias de luta para este ano e apontou o que esperam bancários e bancárias nas negociações com a Fenaban. Agora vamos defender nossas propostas na plenária nacional e iniciar, desde já, a organização do movimento necessário para conquistar novos avanços”, aponta.

Para Wanderley, conforme revelou a Consulta dos Bancários, a categoria está disposta a participar ativamente da Campanha 2012 para melhorar a remuneração, as condições de trabalho e a qualidade de vida. “Esta intenção foi manifestada por mais de 80% dos entrevistados, indicando que podemos superar a mobilização do ano passado, que foi a maior dos últimos 20 anos”, observa.

===================================

Consulta aos trabalhadores serviu de base para apontar reivindicações

Os delegados presentes na 14ª Conferência Estadual dos Bancários, realizada em Umuarama neste final de semana, participaram de discussões em grupos para definir as reivindicações do Estado com base nos resultados da Consulta Nacional junto à categoria. No total, foram 4629 questionários respondidos por bancárias e bancários das bases sindicais de Apucarana, Arapoti, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Paranavaí, Toledo e Umuarama, e respectivas regiões.

Mais de 80% responderam que pretendem participar das atividades da Campanha Nacional Unificada 2012, seja através do comparecimento nas Assembleias, em reuniões, passeatas, paralisações e da greve, caso seja necessário para pressionar os bancos.

Nas respostas sobre os avanços pretendidos em termos de remuneração direta, 83,1% das respostas apontaram como prioritária a luta por aumento real de salário, sendo que 33% defenderam aumento nos pisos e outros 28% acreditam que é hora de os bancos implantarem Planos de Cargos e Salários e outros mecanismos que possam melhorar a carreira, bem como a remuneração.

“A categoria está consciente de que os lucros dos bancos são resultantes do seu esforço e está cobrando retorno disso”, avalia Antonio Pereira da Silva, presidente do Sindicato de Apucarana e Região. Isto também ficou claro nas opções indicadas através da Consulta para a remuneração indireta. A maioria das pessoas que responderam aos questionários (71%) quer que os bancos paguem um valor maior a título de Cesta-alimentação e 25% reivindicam o Auxílio creche/babá equivalente a um salário mínimo.

Com a PLR não foi diferente. Sabendo de sua força e empenho para atingir metas, cada vez mais altas, 85% dos bancários e bancárias responderam que querem uma PLR maior e 42% se manifestaram contra o desconto da participação nos programas próprios dos bancos.

“Com base nestas respostas não restam dúvidas de que a categoria está disposta a lutar por avanços significativos na Campanha Salarial deste ano. Os bancos nunca ganharam tanto quanto agora e não terão justificativas para negar as nossas justas reivindicações”, ressalta Divonzir Lemos Carneiro, presidente do Sindicato de Cornélio Procópio e Região.

A exemplo da Consulta feita nas bases do VIDA BANCÁRIA, as respostas da categoria referentes à saúde e condições de trabalho apontaram para o fim das metas abusivas e o combate ao assédio moral. A maioria também respondeu que quer jornada de seis horas para todos, sem redução dos salários, garantia de emprego e mais contratações.

NOTÍCIAS COLHIDAS NO SÍTIO www.vidabancaria.com.br. ADAPTADAS PELA FETEC-CUT-PR

Close