fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:39 Sem categoria

30 de agosto é dia de luta na educação no Paraná

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras ocuparam o centro de Curitiba para protestar contra o Governo do Estado e relembrar o dia histórico

Escrito por: CUT-PR

A região central de Curitiba foi ocupada por milhares de profissionais da educação durante a manhã desta quinta-feira, 30 de agosto. A data marca o dia de luta dos profissionais da educação no Paraná, quando há 24 anos atrás a categoria foi recebida com violência e cavalaria pelo então governador Álvaro Dias. Somente do interior do Estado vieram mais de 60 ônibus com destino à capital. Eventos regionalizados também ocorrem em todo o Paraná.

Além de lembrar o trágico dia em que os professores foram massacrados com violência pelo Governo do Estado, a categoria reivindica o cumprimento da Lei do Piso, na sua totalidade, inclusive levando em conta os 33% de hora-atividade da categoria.

O reajuste salarial, para além da data-base, para os funcionários da educação. Emendas com adequações ao Plano de Carreiras dos Funcionários do QFEB também devem ser enviados, o quanto antes, para a Assembléia Legislativa do Paraná na avaliação da categoria. A mobilização para o 30 de agosto teve inicio no dia 7 deste mês e seguiu com diversas atividades ao longo das últimas semanas.

“Hoje é um dia de luto e de luta. Além de fazer referência à nossa luta incessante por uma escola pública de qualidade, também marca a pauta atual que negociamos com o governo. E não temos mais razão para esperar, já demos prazo suficiente”,  afirma a presidenta da APP Sindicato, Marlei Fernandes.

“A CUT é uma central de base e que está ao lado dos seus sindicatos e estará sempre ao lado dos profissionais da educação”, garantiu a presidenta da CUT-PR, Regina Cruz.

Lei do Piso – Nesta quarta-feira (29) foi aprovada na Assembléia Legislativa o reajuste de 19,55% para os professores do Paraná. O percentual votado no legislativo é o correspondente à diferença necessária para implantação efetiva do Piso Salarial Profissional Nacional. O documento, agora, deve seguir para sanção do governador.

Na reunião que a direção da APP Sindicato terá com o Governo do Estado ainda nesta quinta-feira, entre os pontos de pauta, estão o pagamento retroativo, uma vez que 5,1% deste percentual foi pago em maio (database). Outros 6,66% deveria ter sido quitado em julho e a última parcela de 6,66% é em outubro.

Homenagem – Durante a manifestação os trabalhadores e trabalhadoras prestaram uma homenagem ao professor e militante da APP, Valdecir Farias, o Baba. Ele faleceu na última segunda-feira (27) vítima de um acidente automobilístico.

NOTÍCIA COLHIDA NO SÍTIO www.cutpr.org.br

Close