fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:22 Sem categoria

Documentação da classe trabalhadora está na internet

Site do CEDOC-CUT completa um ano no ar

20/12/2012

Neste período foram mais de 10 mil acessos

Escrito por: CEDOC-CUT

Há exatamente um ano, em 20 de dezembro de 2011, a CUT lançou o hotsite do Centro de Documentação e Memória Sindical (CEDOC) com objetivos de divulgar e difundir o seu acervo. Quando completamos este primeiro ano em atividade, ultrapassamos a marca de 10 mil acessos, sendo um número expressivo considerando que se trata de um centro especializado em documentação e memória sindical. Desses acessos, 95% foram de visitantes brasileiros de todos os estados. Os demais foram de visitantes de mais de duas dezenas de países, com destaque para a Argentina e Portugal. A média de permanência no site passou dos três minutos e as páginas visitadas chegaram a quase cinco visualizações, com destaque para os cartazes e a cronologia das lutas. Isso demonstra o interesse no conteúdo do site.

Um destaque nesse período foi à utilização de um cartaz digitalizado do acervo como referência para uma questão da Olimpíada Nacional em História do Brasil, organizada pela UNICAMP com o apoio do Ministério da Educação. A Olimpíada foi dirigida a estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. Isso demonstra que o conteúdo do site ao recuperar e difundir o acervo e a memória dos trabalhadores e das trabalhadoras é importante para o ensino e a formação da juventude.

No site podem ser acessadas as referências de aproximadamente 3.600 livros e folhetos, sendo que quase 500 dessas publicações estão disponíveis em meio digital, podendo ser feito download. Também estão referenciados 459 títulos de periódicos produzidos pela CUT Nacional, CUTs Estaduais, ramos orgânicos da CUT e outros organismos cutistas. Os cartazes digitalizados chegam a 598 unidades, cobrindo o período de 1979 a 1993. Para o próximo ano prevemos digitalizar mais 900 cartazes, e que serão disponibilizados no site. O banco de teses e dissertações sobre a CUT em universidades brasileiras tem 121 referências, sendo que algumas podem ser acessadas na integra, a partir dos links ali disponíveis. O dicionário biográfico dos dirigentes sindicais do período pré-CUT e da CUT está sendo construído cotidianamente, na medida em que exige pesquisas mais aprofundadas. Atualmente aproximadamente 30 biografias de dirigentes sindicais estão disponíveis aos pesquisadores.

No próximo período ampliaremos ainda mais o acesso aos documentos, considerando os 30 anos da CUT e a necessidade de disponibilizar documentos digitais e na integra ao movimento sindical, aos jovens estudantes, aos pesquisadores e demais interessados na trajetória da CUT e do sindicalismo brasileiro.

Notícia colhida no sítio http://www.cut.org.br/destaque-central/50936/site-do-cedoc-cut-completa-um-ano-no-ar

=============================

Apresentação

O Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT) iniciou suas atividades no dia 04 de janeiro de 1999 visando à recuperação, organização e preservação da documentação produzida, recebida e guardada pela CUT e suas entidades ao longo de sua história. O acervo é constituído por importantes conjuntos documentais referentes à organização sindical durante o processo de combate a ditadura militar e permite conhecer o relevante papel que os trabalhadores e trabalhadoras brasileiros tiveram naquele período.

Com a sua criação, os documentos e a produção editorial da CUT foram reunidos e guardados em um único espaço, ficando disponíveis para consultas e pesquisas. Assim, identificamos as demandas do movimento sindical, pesquisadores e interessados em geral. Verificou-se que os documentos mais solicitados eram as resoluções de congressos e plenárias e por isso as mesmas, que estavam dispersas em várias publicações, foram reunidas e editadas em um único produto, um CD-ROM, e também disponibilizadas no site da Central. A execução desse projeto desenvolveu uma das vocações do CEDOC, o estabelecimento de parcerias que dinamizam as atividades de todas as instituições envolvidas. Na consulta aos demais campos do site conhecerão as instituições parceiras da CUT e do CEDOC. A cooperação institucional e a solidariedade entre as entidades são entendidas por nós como fatores relevantes para o incentivo a organização de acervos que garantem a manutenção de direitos e preservam a memória.

Na estrutura institucional da CUT, o CEDOC está vinculado a Secretaria-Geral e por isso também tem como função a gestão do Arquivo Central da entidade. O CEDOC também apóia as demais Secretarias da CUT com pesquisas e normalização de publicações. Também incentiva e orienta as entidades sindicais para a preservação dos seus acervos e preservação da memória.

Congresso de Fundação da CUT – 1983. Acervo: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Texto colhido no sítio http://cedoc.cut.org.br/

Close