fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 18:12 Sem categoria

Renovando e reafirmando as lutas dos trabalhadores paranaenses

Lembre dos principais fatos do ano envolvendo a Central Única dos Trabalhadores no Estado

No Paraná, 2012 foi um ano de reafirmação e renovação das lutas. Atividades históricas, como o tradicional bloco de carnaval “Balança Povo que o de Cima Cai” e a mobilização no 1º de maio ocorreram como de praxe. Ao mesmo tempo,  novos desafios foram encarados de frente. A luta pela educação pública, pela preservação do meio ambiente, a busca por um companheiro desaparecido, congresso e uma nova direção à frente da Central no Estado fizeram parte da agenda de 2012 da Central no Paraná.

O início do ano foi marcado pelo acolhimento a comissão pela criação do Fórum Paranaense pela Memória, Verdade e Justiça. O objetivo era auxiliar a Comissão Nacional da Verdade no levantamento de dados e informações dos companheiros que foram torturados e mortos no período mais fúnebre da história recente do nosso País. A CUT-PR ainda esteve ao lado dos servidores municipais da saúde de Curitiba que foram excluídos da jornada de 30 horas, quando 88% da categoria já tinha conquistado este direito.

Em fevereiro, chamando a atenção para a educação e as eleições, a CUT renovou sua folia contestadora com o bloco “Balança Povo que o de cima Cai”, durante o Carnaval em Curitiba. Ainda neste mês a CUT organizou debate sobre o Piso Nacional da Educação e participou de um ato conjunto com as demais centrais sindicais sobre Ler/Dort.

Outra atividade, marca registrada da entidade no Paraná, ocorreu em março. A CUT-PR organizou sua tradicional marcha na Rua XV, marcando o dia 8 de março com mais de duas mil trabalhadoras que lutam por educação, direitos reprodutivos, fim da violência contra a mulher e também pela soberania alimentar. A soberania, aliás, foi tema também do seminário “Todos Pela Energia” organizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens. A pauta era a renovação das concessões do setor elétrico brasileiro. Ao fechar o mês, a Segurança Bancária foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná promovida pela Central com participação da Contraf, Fetravisp, CNTV e Fetec-PR.

Em abril a Central organizou seminários pelo interior do Estado levantando a importância das mulheres nos espaços políticos, traçando um histórico da participação feminina para projetar um futuro mais roxo em nossas instâncias de participação. O mês terminou com a contabilização dos votos do plebiscito pelo Fim do Imposto Sindical, articulado entre todas as regionais da Central no Paraná.

 

O tema também foi levado para o 1º de maio, quando a Central retomou as discussões da liberdade e autonomia sindical. Neste mesmo mês um seminário preparatório para a Rio+20 ocorreu com a participação de centenas de pessoas.

No final de maio foi a vez do 12º Congresso Estadual da CUT Paraná. Mais de 400 delegados estiveram na Reitoria da UFPR para decidir os rumos da Central para os próximos três anos com a eleição da nova direção, que trouxe a vigilante Regina Cruz encabeçando a nova chapa.

Ela leva pela primeira vez a categoria dos vigilantes para a presidência da CUT PR. Durante a abertura do 12º CECUT houve o lançamento do livro “Trabalho e Regulação – as lutas sociais e as condições materiais da democracia”, organizado pelo Professor Dr. Wilson Ramos.

No fechamento do primeiro semestre a CUT levou uma grande delegação para participação da Rio+20 e da Cúpula dos Povos, bem como participou da organização de um grande ato na Ponte da Amizade em defesa do Presidente Lugo e combatendo o golpe que o depôs. Uma audiência pública realizada pela CPMI da Violência Contra a Mulher também marcou o mês, lotando o plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. As autoridades públicas do Estado foram duramente cobradas, uma vez que o Paraná ocupa o vergonhoso terceiro lugar no ranking de estados com mais violência contra a mulher.

Ainda em julho ocorreu a posse da nova direção da CUT-PR e o lançamento do livro “Resgate da Memória dos Trabalhadores: A História da Central Única dos Trabalhadores do Paraná”. A publicação é fruto de pesquisas que reuniu os principais fatos que forjaram a história da CUT no Paraná até o ano de 2003. Também foi neste mês que mês aconteceu pela primeira vez em Curitiba a Conferência Nacional dos Bancários, que homenageou os 80 anos do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Em agostos a CUT-PR esteve presente na Conferência Nacional do Trabalho Decente e deu ênfase às suas atividades de cidadania e defesa dos trabalhadores na esfera pública. O lançamento da Plataforma dos Trabalhadores para as Eleições Municipais ocorreu nas principais cidades do Paraná, levando o compromisso dos então futuros gestores públicos com as necessidades e pautas da classe.

No mês seguinte a CUT-PR organizou e levou grande delegação paranaense para a Marcha da Educação, em Brasília. As obras para a Copa 2014 também foi tema de um seminário promovido pelo Sintrapav. A situação dos trabalhadores e o trabalho decente estiveram no centro do debate. Setembro foi encerrado com uma grande participação da central na Parada da Diversidade, que reuniu milhares de pessoas em Curitiba.
Nos meses finais de 2012 a CUT encampou a busca pelo companheiro Anderson Leandro, mais uma vítima da violência que atinge o Paraná. O crime segue sendo investigado pela Polícia do Estado.

Na reta final de 2012, a Central organizou uma audiência pública para debater a condição da mulher negra no mercado de trabalho. O evento reuniu sindicalistas, representantes dos movimentos negros e das mulheres, além de autoridades públicas. No mesmo mês o secretário geral da Central no Paraná, Neveraldo Oliboni, representou a CUT-PR no Encontro das Mulheres Agricultoras da FETRAF-SUL. A Central também lançou material para a campanha dos 16 dias de ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, amplamente distribuído nas 10 regionais e na base de algumas categorias.

Outros pontos que merecem destaque são o reconhecimento obtido pela Central por meio de uma homenagem prestada pela Universidade Federal do Paraná que reconheceu “a contribuição no desenvolvimento da ciência, tecnologia, cultura e inovações”, prestadas ao Estado. O certificado foi entregue pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. A Central no Paraná também participou ativamente do Fórum da Palestina, realizado em Porto Alegre, com uma grande delegação que partiu de Curitiba.

O ano de 2012, no Paraná, foi de renovação e reafirmação das lutas, articulando e apoiando sindicatos filiados, promovendo ações em defesa dos trabalhadores e da cidadania, além de levar as posições CUTistas para todos os grandes eventos com debates públicos.

Notícia colhida no sítio http://www.cutpr.org.br/destaques/1021/retrospectiva-2012-renovando-e-reafirmando-as-lutas-no-parana

Close