fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:19 Sem categoria

Dia 11 de julho: toda juventude trabalhadora nas ruas!

As manifestações massivas de juventude ocorridas no último mês no Brasil, ainda que com forte disputa da direita organizada, explicitaram três questões centrais necessárias de serem respondidas para podermos avançar rumo a uma verdadeira transformação social em nosso país: ampliar as possibilidades de participação direta da população na política, em especial da juventude; garantir maior presença do Estado, através de serviços públicos acessíveis e de qualidade, com destaque para o transporte, educação e saúde; e a urgente democratização dos meios de comunicação.

A juventude da CUT, em conjunto com partidos de esquerda e diversos movimentos sociais, esteve presente na grande maioria desses atos, inclusive construindo alguns desde o início. A nossa presença foi impulsionada pela legitimidade da reivindicação inicial: a luta pela revogação do aumento da tarifa, que sabemos que pesa no bolso da juventude trabalhadora e estudante. Fomos pras ruas reivindicando uma inversão da lógica dos transportes, priorizando o transporte público coletivo, pressionando os governos para o necessário enfrentamento com os empresários do transporte que precisam ter seus lucros diminuídos para uma baixa da tarifa, ao invés dos cortes de investimentos públicos em outras áreas. E fizemos nossa luta com muita solidariedade entre os movimentos sociais, mostrando nossas caras, bandeiras, e identificando nossos alvos comuns: o grande poder econômico, o agro negócio, as oligarquias midiáticas, a direita organizada, os grupos neonazistas.

As saídas aos protestos até agora foram muito positivas: conquistamos o passe livre estudantil em Porto Alegre e Goiânia, a revogação do aumento das tarifas em dezenas de cidades, e, principalmente, obtivemos como resposta da presidenta Dilma uma convocação geral ao país por um plebiscito pela reforma política.

A reforma política é uma bandeira histórica da CUT e dos movimentos sociais. É essencial acabar com a influência do poder econômico nas eleições, colocando um fim ao financiamento privado de campanha. Além disso, é preciso democratizar também a política representativa através da paridade entre homens e mulheres nas listas preordenadas pelos partidos. Outra questão colocada é de avançarmos também nos instrumentos de participação direta, através de tramitações mais céleres para os projetos de lei de iniciativa popular, mais consultas, plebiscitos e referendos para grandes temas de interesse nacional.

Compreendemos que a reforma política é essencial e pode ser a mola propulsora que possibilitará avançar em uma série de reivindicações históricas da classe trabalhadora, mas desde já afirmamos que é necessário ir além.

Por isso, neste 11 de julho estaremos nas ruas com uma pauta de onze pontos:

1) Transporte público de qualidade;

2) Reforma política com realização de plebiscito popular;

3) Reforma urbana;

4) Redução da jornada de trabalho para 40 horas;

5) Democratização dos meios de comunicação;

6) 10% do PIB para a educação pública;

7) Saúde pública e universal;

8) Pelo fim das terceirizações: contra a PEC 4330;

9) Contra os leilões do petróleo;

10) Pela Reforma Agrária; e

11) Pelo fim do fator previdenciário!

Nesse mesmo dia denunciaremos: a repressão e a criminalização das lutas e dos movimentos sociais; O genocídio da juventude negra e dos povos indígenas;

A impunidade dos torturadores da ditadura. E afirmaremos nossa posição contra:

A aprovação das propostas do estatuto do nascituro; Contra a redução da maioridade penal; e Contra o projeto de “Cura Gay”.

Já dizia o poeta que “caminhante, não há caminho, o caminho se faz caminhando”. E será caminhando nas ruas, lado a lado com milhares de jovens, estudantes, trabalhadores/as, sem teto, artistas e militantes que vamos avançar na nossa luta por uma sociedade socialista!

Juventude trabalhadora: todos e todas às ruas no dia 11 de julho!

Escrito por: Alfredo Santos Jr., secretário Nacional de Juventude da CUT

Artigo colhido no sítio http://www.cut.org.br/ponto-de-vista/artigos/4864/11-de-julho-toda-juventude-trabalhadora-nas-ruas

Close