fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:28 Sem categoria

Quais são as principais causas de morte no mundo contemporâneo?

RT – Adital – 23 jul 2013

Tradução: ADITAL

De que morrem as pessoas em nosso planeta? A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou uma lista das dez principais causas de morte no mundo

Diabetes e acidentes de trânsito são as principais causas da mortalidade, informa a OMS. Juntamente com essas, agregam-se as enfermidades do coração e do sistema respiratório, derrame cerebral, diarreia, HIV/AIDS e câncer. Enquanto isso, durante os últimos anos -2000-2011-, foram registradas novidades na lista: a tuberculose já não está entre as 10 principais causas de morte; porém, continua entre as 15 primeiras, deixando um milhão de mortos em 2011.

As enfermidades crônicas causam um maior número de mortes no mundo. O câncer de pulmão, juntamente com o câncer de traqueia e de brônquios causaram 1.5 milhões (2.7%) de mortes em 2011, frente a 1.2 milhões em 2000. Da mesma forma, a diabetes causou 1.4 milhões de mortes em 2011, frente a um milhão em 2000.

Fumar constitui a causa oculta da enfermidade registrada como responsável pela morte – “A culpa é do tabaco”

O consumo de tabaco é a principal causa de muitas das principais enfermidades mortais do mundo, incluindo enfermidades cardiovasculares, pulmonares obstrutivas crônicas e o câncer de pulmão ressaltam os autores do último estudo da OMS. No total, o consumo de tabaco é responsável pela morte de aproximadamente um em dez adultos, em todo o mundo. “Fumar é a causa oculta da enfermidade registrada como responsável pela morte”, informam os médicos.

Para o tabaco não importa nem o sexo, nem o nível social de suas vítimas; porém, a maioria das causas da morte varia de acordo à situação econômica. Nos países de alta renda, as pessoas morrem de velhice (sete em cada dez mortes ocorrem em pessoas de 70 anos ou mais) e devido á pouca atividade física (enfermidades cardiovasculares, diabetes e demência).

Nos países de baixos ingressos, quase quatro em cada dez mortes acontecem entre crianças menores de 15 anos. As pessoas morrem predominantemente por enfermidades infecciosas: HIV/AIDS, diarreia, malária, tuberculose e infecções respiratórias.

No total, 55 milhões de pessoas morreram em 2011. Os acidentes de trânsito foram responsáveis por quase 3.500 mortes por dia, em 2011. As doenças não transmissíveis ocasionaram dois terços das mortes nesse mesmo ano, o que representa um aumento de 60% em relação ao ano 2000.

Notícia colhida no sítio http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=76559

Close