fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:59 Sem categoria

Campanha Salarial Vitoriosa

Enfim encerramos mais uma campanha salarial vitoriosa e iniciamos mais uma semana de rotinas diárias onde nossos desafios e nossas lutas em favor dos trabalhadores continuam.

Quero agradecer e parabenizar a cada presidente de nossas entidades, a cada dirigente dos nossos sindicatos ou da FETEC-CUT-PR, liberado ou não, a cada funcionário de nossas entidades pelo empenho e pelo esforço nestes 23 dias de greve que passamos; a participação de cada um foi fundamental para que pudéssemos ter uma das maiores mobilizações dos últimos 20 anos da categoria.

Se no final das negociações e no inicio da greve aparentemente teríamos uma greve rápida, o desenrolar das negociações passaram a apontar que teríamos uma negociação muito difícil este ano.

Se por um lado os trabalhadores estavam prontos para dar uma resposta a toda a pressão vivida diariamente no seu local de trabalho e ao descaso dos bancos, ao mesmo tempo não faltaram pressões vindas das administrações para que os trabalhadores não aderissem ao movimento, e nesta hora foi fundamental o papel de cada dirigente no diálogo e no convencimento das bancárias e bancários da importância da mobilização e da continuidade da greve até mesmo naqueles momentos mais difíceis em que o cansaço e a ansiedade batia à porta.

Esta mobilização toda foi fundamental para fazermos pressão na mesa de negociação. Tenho para mim que, de fato merecemos mais e queremos mais; mas analisando todo o contexto e o cenário de negociação desde o inicio, lembrando que o que esteve em jogo nesta campanha não era apenas uma questão de índice ou questões imediatas da categoria; mas uma disputa de projetos, disputa de hegemonia, de correlação de forças e de subjugação dos trabalhadores, não tenho a menor dúvida que encerramos mais uma campanha salarial vitoriosa e temos que comemorar junto com os trabalhadores.

Estou convencido que nossa estratégia de avançar pouco a pouco a cada ano tem sido acertada, pois no acumulado de hoje temos não somente um bom ganho real como temos agregado ano a ano clausulas muito importantes em nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) conquistas estas arrancadas a muito custo. Como cada campanha tem sua dinâmica e suas nuances, ficam para a campanha do ano que vem muitas boas experiências para aprimorarmos a cada ano nossa campanha, visto que os bancos inovam em suas investidas, precisamos inovar em nossa atuação.

De resto, o que vale mesmo é nossa garra e nossa determinação amplamente reconhecida pela categoria. Abraço a todas e todos e a luta continua. Até a vitória sempre!

Por Elias Jordão, que é trabalhador bancário, presidente da FETEC-CUT-PR e representante do Paraná no Comando Nacional dos Bancários.

Close