fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:12 Sem categoria

Australianos processam bancos em ação coletiva por cobranças abusivas

Dezenas de milhares de australianos reclamam na Justiça o reembolso de milhões de dólares por cobranças dos bancos do país que consideram abusivas, no primeiro dia da ação coletiva mais importante da história da Austrália.
As taxas cobradas variam entre 23 dólares australianos (perto de R$ 49) e 32 dólares australianos (aproximadamente R$ 68).

O escritório de advogados Maurice Blackburn representa 43.500 clientes do banco ANZ, que estimam ter sido vítimas de taxas ilegais. Este é o primeiro processo desta ação coletiva (“class action”), que reúne um total de 185.000 demandantes.

Os advogados argumentam que as cobranças bancárias por atrasos em pagamentos são abusivas e se assemelham mais a multas do que cobranças para arcar com os custos reais das instituições.

“Você pode estar no vermelho por um dólar ou atrasado um dia no pagamento e o banco cobra uma taxa desproporcional em relação ao que realmente custa esta minúscula transgressão”, declarou Andrew Watson, do escritória Maurice Blackburn.

O banco ANZ, um dos quatro grandes bancos australianos, é a primeira instituição a comparecer a um tribunal.

Os outros bancos denunciados pelos clientes são o BankSA, Bankwest, Citibank, Commonwealth Bank of Australia, National Australia Bank, St George e Westpac.

A ação coletiva é financiada pelo Bentham IMF, um fundo especializado em ações judiciárias maciças.

Fonte: G1

Close