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Movimento sindical precisa de linguagem popular e rede nacional para se comunicar

Encontro desta quinta-feira (27) começa a analisar estrutura de Comunicação da CUT; CUTistas apresentarão Plano Nacional de Comunicação

Escrito por: Henri Chevalier – CUT Nacional

“A Comunicação, por si só, não é contra-hegemônica. Ela só consegue ser quando está articulada com a ação política”, afirmou, nesta quinta (27), Rosane Bertotti, secretária de Comunicação da CUT Nacional, durante o 7º Encontro Nacional de Comunicação da CUT (Enacom). A dirigente participou do debate “Comunicação Contra-Hegemônica”, sobre  desafios de Comunicação a serem enfrentados pela CUT Nacional, as confederações e as estaduais da CUT.

Segundo a dirigente, a importância dada à Comunicação depende de decisões políticas e financeiras das executivas. “Se não tivermos a decisão política de colocar a Comunicação como eixo central das políticas decisórias, e, depois, a discussão financeira, sobre as formas de implementação das políticas, como poderemos construir comunicação contra-hegemônica?”, indaga.

Para Rosane, houve muitos avanços na CUT em relação ao debate da Comunicação, a exemplo da inserção do tema na estrutura interna da Central e a decisão de colocar a Democratização da Comunicação como principal pauta de luta nas manifestações de primeiro de maio. Mas ainda é preciso avanços nos estados. A secretária lembra que é preciso rearticular, também, os grandes parceiros, como a TVT, a Rede Brasil Atual e a blogosfera. “A direita consegue estruturar Comunicação com facilidade. Se nós não conseguirmos construir uma rede, como vamos falar com a juventude, com nossa base?”.

Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual, também ressaltou a importância das secretarias de comunicação nos estados e a necessidade de investimento como um pilar básico para a Comunicação. “Não dá para enfrentar imperialismo com mimeógrafo, é preciso investir”, destaca. Para ele, é fundamental combater a grande importância dada às grandes mídias; incentivar a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular por uma Mídia Democrática (PLIP); criar redes de Comunicação eficazes entre as estaduais da CUT e pensar um modo de se adaptar ao novo fluxo de informações. “Nós estamos passando por uma revolução pessoal. Se não ficarmos atentos à velocidade e às novas lógicas de comunicação, que a juventude, inclusive, está atenta, nós corremos sérios riscos de prejuízo”, aponta Salvador.

O jornalista ressalta a necessidade de reflexão sobre a imprensa sindical, inclusive em relação à linguagem. “Precisamos fazer debates sobre novas técnicas, aproveitar acontecimentos populares, memes, redes sociais. Talvez os meios precisem se valer de jargões, personagens, conteúdos que estão nas bases, para termos maior penetração”. Outra questão, segundo Salvador, é a necessidade de produção de conteúdo específico, com apuração e boa estruturação.

Rosane Bertotti deixou como sugestão para as estaduais da CUT o mapeamento dos parceiros na área de Comunicação e a articulação para tornar visível na mídia outras regiões do Brasil, além do Sudeste.

A lógica da Mídia

Para Valter Sanches, presidente da Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho e diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os grandes grupos de mídia criticam o sistema público para gerar lucro em sistemas privados e, assim, manter os anúncios que a sustentam. “No Brasil, temos predominância do modelo comercial. O que é a mídia comercial? Empresas que vivem de lucro. E se vivem de lucro, reproduzem valores na sociedade em que mantenham esse sistema acontecendo, mantendo sistema e retorno de lucro.” Como exemplo, o sindicalista apresentou os sistemas de saúde  e educação públicas. Os sistemas privados dessas áreas são considerados grandes financiadores das empresas midiáticas.

Como estratégias de combate, Sanches aponta duas frentes de luta: Democratização da Comunicação e construção de veículos próprios. “Temos que destinar parte de verbas de sindicato para fazer isso, é questão de sobrevivência”, afirma, lembrando que não é possível ficar dependente de verbas governamentais. A TVT vem construindo uma rede de comunicação, incluindo jornais, revistas, internet, e TV, com destaque para um novo canal que começa a funcionar em 40 dias, além de aplicativos para celular. “A tendência, pelo que parece, é o celular. A mídia hegemônica quer migrar para o celular para estar presente no máximo de lugares possível. Os celulares estão mais presentes em casas do que as televisões e temos que disputar esses espaços”.

O presidente da FENAJ, Celso Schröder, concordou com a necessidade de construir uma alternativa à Comunicação  hegemônica a partir da organização no interior da Central. “Me parece que, compreendendo as diferenças estaduais, é necessário falas compartilhadas socialmente para capacitar a sociedade. É preciso formar vocabulário e sermos compreendidos, termos uma linguagem universal”. O jornalista atentou à necessidade de disputa ideológica nas camadas populares, levando em consideração que o jornalismo tem sido um local histórico de manipulação. Centrando o debate nas redes sociais, afirmou que “As redes não são nossas, são deles.  E é mais fácil eles terem acesso às redes porque tem aquilo que os deixou dominar as outras comunicação: o dinheiro. “.

Para Schröder, é urgente a construção de uma alternativa à Comunicação Social como ela se apresenta: interesse das elites. Os trabalhadores precisam pensar na saída ideal que faça a contraposição às ideologias de direita.

Plano de Comunicação Nacional

O VII Enacom Continua nesta sexta-feira (28) com debate sobre as estratégias de Comunicação para as estaduais e a apresentação do Plano Nacional de Comunicação da CUT. Haverá grupos de trabalho para discutir os pontos do Plano e a aplicação específica nos estados da federação.

Notícia colhida no sítio http://www.cut.org.br/destaques/24254/sindicatos-precisam-de-linguagem-popular-e-rede-nacional-para-se-comunicar-dizem-debatedores

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CUT precisa unificar mídias e investir na formação dos trabalhadores da comunicação

26/03/2014

Durante abertura do Encontro Nacional de Comunicação, debatedores apontam necessidade de aprender a ouvir a juventude e outros setores da sociedade

Escrito por: Luiz Carvalho, Isaías Dalle e William Pedreira

Para Fortes, Rosane e Borges, meios de comunicação sindical devem atuar em rede (Fotos: Roberto Parizotti)

Para Fortes, Rosane e Borges, meios de comunicação sindical devem atuar em rede (Fotos: Roberto Parizotti)

A necessidade de unificar os veículos de comunicação e investir na formação dos comunicadores do movimento sindical não é recente, mas ainda permanecem como desafio, conforme destacaram os debates que abriram o 7º Encontro Nacional Comunicação da CUT (Enacom), nesta quarta-feira (26), em São Paulo.

Durante a mesa que tratou do papel da comunicação nos grandes eventos, o jornalista Leandro Fortes destacou como a internet gerou interatividade e interferiu no modelo em que os monopólios de mídia eram os responsáveis exclusivos pela intermediação da informação.

Para ele, as redes digitais são uma forma de enfrentamento mal utilizadas pelas entidades sindicais por ainda não possuírem organização para fazer o enfrentamento. “Somos fragmentados nessa discussão, estamos muitos bem organizados sindicalmente, mas a comunicação ainda é um problema. Encaramos comunicação ainda como paralela à atividade política, apenas como suporte e não é verdade, é um pilar de qualquer estratégia de sobrevivência. Temos meios, instrumentos e somos muitos. Falta discutir como será feita essa organização”, apontou.

Fortes lembrou que mesmo os governos progressistas eleitos na última década não tiveram coragem de entrar nesse debate e apontou que isso acontecerá apenas se houver pressão.

Entre o lucro e a manipulação – O jornalista avalia que os monopólios de comunicação vivem um sentimento ambíguo: ao mesmo tempo em que tentam suprir a incapacidade da direita em mobilizar e instrumentalizar um sentimento anti-Copa para prejudicar o governo Dilma, eles amenizam a dose para não desvalorizar os patrocinadores.

“Temos que utilizar essa confusão e resgatar a função social da mídia no Brasil. Temos que nos preparar para cobrir a Copa, porque vai deixar legado de infraestrutura, comercial, financeira e de mobilidade. Precisamos resgatar o papel de dar dimensão real dos fatos para as pessoas comuns. Elas leem sobre um país que não existe, não sabem o que acontece na rua deles. Tem bombardeamento de doutrina e não de informação”, disse.

Mas para fazer com que isso seja colocado em prática, Leandro Fortes afirmou que o movimento sindical precisa investir na produção de informação e fugir da mera divulgação da agenda sindical e do “achismo” para fornecer argumentos aos que querem rebater a manipulação.

Esse processo, aponta, depende do investimento em profissionais de comunicação. “É impossível modernizar a comunicação se você não der a prioridade que ela precisa.”

Copa e política – Ainda sobre a Copa do Mundo no Brasil, a secretária de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti, acrescentou que um dos legados do torneio no país deve ser discutir o futebol como patrimônio nacional em contraponto ao monopólio na transmissão. “A EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) sequer vai poder mostrar um gol da seleção, caso queira, porque o direito exclusivo de exibição pertence à Globo”, criticou.

Representante do Centro de Estudos Barão de Itararé, Altamiro Borges, apontou que os meios de comunicação tentarão utilizar o discurso da Copa para descontruir a imagem que eles mesmos construíram de gestora competente. “Falam de estádio atrasado, mas na Copa da Alemanha (2002), de 12 estádios para os jogos, sete atrasaram. O gasto foi maior que no Brasil. Recente editorial da Folha exaltou as Olimpíadas no Japão, porque vai alavancar e ajudar a popularizar o País. Por que lá os jogos são importantes, aumenta a auto-estima do povo, alavancagem da economia e por aqui não?”

Para ele, porém, os grandes jogos do ano serão mesmo as eleições, que terá o time da direita reforçado, segundo ele, por um mídia capaz de jogar uma partida mais suja desde a redemocratização. “O papel dos meios de comunicação será pior do que nos outros anos, porque está em jogo a continuidade de um ciclo político. Além da reeleição da Dilma, a quarta derrota presidencial para eles, e a possibilidade da volta do Lula em 2018, os estados onde imperam o tucanato correm risco de mudar de direção. O PSDB pode perder São Paulo após 20 anos, Minas Gerais, Paraná, pode haver mudança na correlação de forças no Rio de Janeiro e Congresso Nacional. Essa eleição não é apenas para presidente e o partido midiático está fazendo cálculo. Eles brigam pela audiência, pela publicidade, mas na política a unidade é de aço. Esses caras vão vir com tudo”, avalia.

Borges explicou que a tática da mídia aliada à direita será tentar criar um clima de pânico na economia e pegar carona nas manifestações que já existem, já que os conservadores são incapazes de mobilizar as ruas.

“Precisamos criar mais polos de contato e intensificar muito a luta de ideias. Esse ano é um ano para coletar assinaturas para projeto de lei iniciativa popular e debater comunicação, porque vai ficar escancarada o papel que a mídia exerce”, afirmou.

Comunicação e luta de classes – o movimento sindical CUTista já reúne as condições materiais, as ferramentas, para desenvolver uma comunicação mais próxima com a juventude. Mas precisa aprender a usá-las.

Capilé, Quintino Severo (secretário de Administração e Finanças da CUT),  Meirelles e Preto Zezé apontaram necessidade de CUT ampliar dialogo com sociedade

Capilé, Quintino Severo (secretário de Administração e Finanças da CUT), Meirelles e Preto Zezé apontaram necessidade de CUT ampliar dialogo com sociedade

“Para se comunicar com os jovens, é preciso não subestimá-los”, disse Pablo Capilé, um dos criadores do projeto Fora do Eixo e da Mídia Ninja, protagonistas das mobilizações de junho do ano passado. Capilé foi um dos participantes da mesa realizada à tarde, sobre “Comunicação e Luta de Classes”. “Por vezes os movimentos sociais tradicionais têm preconceitos em relação à juventude, assim como a classe A tem da classe C”, afirmou.

Em primeiro lugar, ele propôs que a CUT e suas entidades filiadas coloquem sua rede à disposição das novas gerações para que se expressem através dos meios e espaços já construídos pela Central. Assim, acredita, pode-se criar um modelo semelhante ao modo de operação do próprio Fora do Eixo, que tem núcleos de comunicação on line espalhados pelo País, descentralizados, porém interligados em uma só rede de distribuição de conteúdo. “Não se deve tentar pautar a juventude, catequizá-la, mas colocar-se à disposição dela”, sugeriu.

Capilé nega que existam pautas “chatas”. “Se nós não nos esforçarmos para ressignificar as pautas, criar novos campos narrativos, aí fica chato mesmo”. Portanto, com criatividade, segundo ele, a juventude vai aderir à pauta da classe trabalhadora. “Inclusive porque essa é a pauta dela, tem tudo a ver com seus anseios”.

Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única de Favelas), outro participante da mesa, propôs que a CUT e seus sindicatos invistam em ações sociais, culturais e assistenciais junto a suas bases. “Não tenham medo de parecer assistencialistas. O mundo do trabalho mudou. A CUT não é um prédio, uma estrutura. A CUT são pessoas. Se o seu representado não puder ser acolhido pela Central e pelos seus sindicatos em seus momentos de convivência e sociabilidade, como poderá acreditar nela politicamente?”, questionou.

Ele sugeriu, por exemplo, a criação de um grande festival de cultura da CUT, abarcando todas as expressões artísticas, para trazer as famílias dos associados e, junto, o próprio associado. “O representado deixa assim de ser um número na planilha do excel e passa a ser um rosto, uma pessoa”, disse.

A CUFA tem na ação social e em projetos culturais suas principais ferramentas para empoderar a população que mora em favelas, em todos os estados do País.

Dogmas e preconceitos – Renato Meirelles, diretor do Instituto Data Popular, apresentou diversos dados que mostram a incompreensão e os preconceitos da classe A e B em relação as classes mais baixas. “O preconceito da elite está presente no cotidiano e precisa ser mascarado”, disse.

Meirelles destacou que o aumento do emprego formal – 20 milhões na última década –  e a política de aumento real do salário mínimo desencadearam numa série de fatores positivos.

A renda familiar da classe média entre 2002 e 2012, por exemplo, cresceu três vezes mais do que renda da classe alta. “A elite brasileira está incomodada com a democratização do consumo. Espaços que antes eram exclusivos da elite passaram a seres utilizados por pessoas de outras classes”, ressaltou.

Porém, mesmo com estes avanços, permanece a desigualdade social. Metade dos brasileiros possui renda domiciliar per capita de até R$513. Já os 5% mais ricos tem renda domiciliar per capita de R$2.450 . “As pesquisas tem um papel fundamental para entendermos as transformações no País”, disse. “E o movimento sindical que possui uma pauta diversificada precisa aproveitar esta campo de atuação para expandir sua produção de informações e se posicionar diante de temas relevantes para a sociedade e para a classe trabalhadora”, completou.

Notícia colhida no sítio http://www.cut.org.br/destaques/24252/cut-precisa-unificar-midias-e-investir-na-formacao-dos-trabalhadores-da-comunicacao#ad-image-0

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