fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 22:21 Sem categoria

Última semana: inscrições de delegado sindical BB e CAIXA

BANCÁRIOS INTERESSADOS TÊM ATÉ DIA 04 DE JULHO PARA SE INSCREVER. ELEIÇÕES ACONTECEM DE 14 A 25 DE JULHO

Já estão abertas as inscrições para a eleição de delegados sindicais do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Os interessados em concorrer devem ser sindicalizados e podem se inscrever até o dia 04 de julho. As eleições serão realizadas entre os dias 14 e 25 de julho.

Inscreva-se para delegado sindical no Banco do Brasil.

Inscreva-se para delegado sindical na Caixa Econômica Federal.

Atribuições – O delegado sindical representa os trabalhadores de sua dependência junto ao Sindicato e sua função é fundamental na comunicação entre a entidade e sua base.  O delegado deve ser atuante e manter contato permanente com os colegas da unidade de trabalho, discutir e organizar as reivindicações, manifestações, críticas e sugestões para a melhoria das condições de trabalho, encaminhando-as ao Sindicato e sempre atuando em benefício coletivo.

A representação de base é regida pelo artigo 543 da CLT e pelos Acordos Aditivos com o Banco do Brasil e com a Caixa.

Os mandatos têm duração de um ano e durante esse período o delegado não pode ser transferido do seu local de trabalho, salvo por iniciativa própria. Também lhe é assegurada a estabilidade no emprego durante o exercício do mandato e até um ano após o término. Participe!

Eleição de Delegados Sindicais no BB e na Caixa
Inscrições: de 11 de junho a 04 de julho
>> Banco do Brasil
>> Caixa Econômica
Eleições: de 14 a 25 de julho
Mandato: de 01 de agosto de 2014 a 20 de junho de 2015
Posse: 01 de agosto

Conheça as regras para ser delegado sindical

Banco do Brasil

No BB, a eleição é na proporção de um empregado eleito para cada 80 bancários, considerando o número total de trabalhadores do banco em toda a região de abrangência. Ou seja, mesmo uma agência com menos de 80 funcionários pode vir a eleger um delegado.

O representante sindical de base poderá deixar de comparecer ao serviço por motivo de participação em seminários, congressos ou outras atividades sindicais, até 10 dias úteis por ano e poderá promover reuniões com os demais funcionários da dependência, desde que previamente acordado com a Administração do banco.

Caixa Econômica
Será eleito um delegado sindical para unidades com até 100 bancários, com limite de 5 para locais com mais de 401 empregados. Nas unidades com mais de um turno será eleito um delegado por turno. Durante a vigência do mandato e no período de um ano posterior, o delegado sindical não será removido e nem dispensado, salvo se cometer falta grave.

O delegado sindical poderá deixar de comparecer ao serviço por motivo de participação em seminários, congressos ou outras atividades sindicais e poderá promover reuniões com os demais funcionários da unidade, desde que previamente negociado com o gestor.
Por: Paula Padilha

Notícia colhida no sítio http://www.bancariosdecuritiba.org.br/noticias_detalhe.asp?id=19261&id_cat=1

Close