fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 12:41 HSBC

Conselho Administrativo de Defesa Econômica vai analisar fusão do HSBC

Na manhã desta terça-feira, 30 de junho, o presidente da FETEC-CUT-PR Júnior César Dias, e o presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região, Elias Jordão, participaram de reunião com o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) Vinicius Marques. A reunião teve por objetivo falar sobre a venda do banco HSBC e os impactos para os trabalhadores e a sociedade de Curitiba.

Durante a reunião, o presidente do Cade, afirmou que o conselho irá atuar na venda do banco. “Vamos analisar a fusão do HSBC. Iremos fazer com que o banco cumpra suas responsabilidades para sair do mercado brasileiro. O principal fiscalizador desse processo é o Banco Central, mas nós também vamos analisar a fundo todo o processo” afirmou Marques. De acordo com decisão do STF, cabe ao Banco Central atuar como ente regulatório setorial em casos de fusões de bancos e o Cade atua como autoridade antitruste.

O futuro dos trabalhadores também esteve em discussão na reunião. Para Elias Jordão, a maior preocupação dessa venda é o impacto na vida dos trabalhadores. “Pedimos ao Cade para que dê uma olhada para a sociedade. Teremos um impacto muito grande, a derrota será catastrófica. Além do desemprego dos trabalhadores diretamente ligados ao Banco teremos impacto no comércio local e em outras áreas da sociedade como um todo”, afirmou Jordão.

A vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves,  também participou da reunião e alertou como a venda irá afetar a cidade de Curitiba. Atualmente, a sede administrativa do Banco fica na capital e a venda HSBC, além de afetar o setor financeiro já que Curitiva recebe cerca de R$ 85 milhões por ano do banco inglês referentes ao Imposto Sobre Serviços (ISS), também terá uma grande impacto social. “Temos cerca de sete mil bancários em Curitiba trabalhando no HSBC, o banco pode pagar sua conta financeira, mas não temos como absorver essa quantidade de trabalhadores no mercado de trabalho. Precisamos saber quem irá pagar a conta social” disse. O Banco possui atividades em 853 agências espalhadas por 531 municípios do País totalizando cerca de 21 mil trabalhadores diretamente ligados ao Banco. Somente no Paraná, são cerca de 12  mil empregos entre diretos e indiretos.

Para o presidente da FETEC, Júnior César, a reunião foi produtiva e pode gerar frutos positivos. “Em comparação a penúltima reunião houve avanço na intenção do Cade. Sair daqui com a afirmação de que o Presidente se comprometeu a analisar o processo de venda é um avanço que temos que comemorar. Isso significa que os trabalhadores e a sociedade ganharam mais um aliado nessa luta” ressaltou.

A reunião também contou com a presença da Senadora Gleisi Hoffman (PT-PR), dos deputados federais Enio Verri (PT-PR) , João Arruda, (PMDB/PR-  e Toninho (PT-PR). Representando os trabalhadores, estiveram presentes Renata Soeiro da Fetraf- RJ/ES, Raimundo Dantas e Paulo Frazão do Sindicato dos Bancários de Brasília.

CPI HSBC

Após a reunião, os representantes dos trabalhadores foram recebidos no gabinete da Senadora, Gleisi Hoffmam para reunião com o senador Paulo Rocha, presidente da CPI do HSBC. Além de dar um breve relato dos andamentos da CPI, o senador ressaltou que é o momento dos movimentos sindicais participarem na CPI e, assim, os trabalhadores possam ter voz diante do momento de ameaça de desemprego.

Autora: Marília Milhomen

Fonte: FETEC-CUT PR

Close