fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 09:59 Bradesco, HSBC

HSBC confirma venda das operações para o Bradesco

O que a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-CUT-PR) e seus sindicatos mais temiam aconteceu. O HSBC confirmou nesta segunda-feira (3) que vendeu suas operações para o Bradesco. No acordo, que teria girado em torno de R$ 17,6 bilhões, o grupo financeiro inglês manterá sua presença no País apenas para as grandes empresas. O banco paulista assumirá o varejo, seguros, administração de ativos, agências e clientes do HSBC.

Com a compra, que ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o Bradesco se aproxima do Itaú em ativos. Em comunicado para a imprensa, o Bradesco informa que “a aquisição proporcionará vários benefícios para os clientes de ambas as instituições, tais como o aumento da cobertura e da rede de atendimento em todo território nacional e acesso aos produtos distribuídos pelas duas instituições”.

Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

Fica agora uma pergunta no ar: e os bancários? Como o Bradesco irá lidar com os mais de 21 mil trabalhadores do HSBC? A Fetec e seus sindicatos prometem que vão lutar para que os postos de trabalho sejam preservados. Dirigentes sindicais já levaram essa preocupação para Brasília, em reuniões com ministro e autoridades do Cade e do Banco Central (BC).  A coordenadora nacional da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do HSBC, Cristiane Zacarias, promete que o movimento sindical estará pronto para agir caso os trabalhadores sejam prejudicados. “Com a confirmação da venda, os bancários do HSBC e Bradesco devem estar preparados e mobilizados para a defesa do emprego.  Quanto a concentração de concorrência que é prejudicial ao país, os reflexos sociais que são péssimos e os empregos milhares trabalhadores nada foi dito”.

Autor: Flávio Laginski

Fonte: Fetec-CUT-PR

 

Close