fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:44 Sem categoria

Coletivo Estadual discute demandas relativas à saúde da categoria

Ademir Vidolin e Kelly Menegon, durante reunião do Coletivo Estadual de Saúde, em LondrinaAdemir Vidolin e Kelly Menegon, durante reunião do Coletivo Estadual de Saúde, em Londrina

QUINTA-FEIRA, 17/12/2015

Na reunião, integrantes do Coletivo abordaram o assédio moral e outros problemas que afetam a saúde da categoria no Paraná

O Sindicato de Londrina sediou ontem (16/12), reunião do Coletivo Estadual de Saúde da Fetec-CUT/PR, com a participação de representantes dos Sindicatos de Apucarana, Cornélio Procópio, Curitiba, Campo Mourão e Guarapuava.

Os debates foram coordenados pelo secretário de Saúde da Fetec-CUT/PR, Ademir Vidolin.

O advogado trabalhista do Instituto Declatra, Guilherme Guimarães Feliciano, apresentou dados sobre a pesquisa sobre as vítimas do HSBC e exibiu um vídeo com os depoimentos dos bancários. A pesquisa surgiu devido ao alto índice (37,8%) de bancários relatar problemas de saúde, onde as mulheres são a maioria com 62,1%, e o estresse ser 19,7% dos relatos. Estes dados estão disponibilizados no site www.vitimasdohsbc.com.br.

Na reunião do Coletivo de Saúde também foi lançado o livro ‘Assédio Moral Organizacional – As Vítimas dos Métodos de Gestão nos Bancos’, organizado pelos advogados do Instituto Declatra, Nasser Allan, Jane Salvador de Bueno Gizzi e Paula Cozer.

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

De acordo com Kelly Menegon, secretária de Saúde do Sindicato de Londrina e representante do Paraná na COE Itaú, como há um alto nível de assédio moral no Estado, o Coletivo vai se reunir com os representantes das COE’s para discutir as questões específicas de saúde e levá-las nas negociações com os bancos.

“A intenção é mapear os casos banco a banco para embasar as discussões que faremos na tentativa de conter essa prática nos ambientes de trabalho e preservar a saúde física e mental dos bancários e bancárias”, adianta.

Na reunião em Londrina, também foi feita uma avaliação das negociações efetuadas em 2015 e esclarecidas as cláusulas de saúde da Convenção Coletiva Nacional 2015/2016.

Close