fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 14:51 Sem categoria

Greve dos financiários completa 29 dias nesta segunda (10)

Armadilha: Sindicato orienta a não justificar ausência no ponto como falta greve

A greve nacional dos financiários, que começou dia 12 de setembro, continua nesta segunda (10) e completa 29 dias, mesmo após a greve dos bancários chegar ao fim em Curitiba e região. As duas categorias possuem data-base diferentes e na próxima semana deve ocorrer uma nova rodada de negociação com a Fenacrefi, entidade patronal.

“Precisamos continuar mobilizados para conquistarmos uma proposta decente, já que o valor da inflação da data base dos financiários é maior que dos bancários”, explica Katlin Salles, diretora da Secretaria do Ramo Financeiro do Sindicato.
Katlin Salles, diretora da Secretaria do Ramo Financeiro. Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba.
Katlin Salles, diretora da Secretaria do Ramo Financeiro. Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba.

Armadilha – O Sindicato recebeu denúncias que os trabalhadores estão sendo orientados pelas financeiras a justificar a ausência no ponto como falta greve. “Não caiam na armadilha, pois a anistia dos dias parados será pauta da negociação”, esclarece a dirigente.

Histórico – Os financiários de Curitiba e região deflagraram a greve em assembleia realizada no dia 02 de setembro, após a rejeição da proposta apresentada pela Federação Interestadual das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi). O índice proposto foi de apenas 7,86% (correspondendo a 80% do INPC de 9,83%), referente a junho de 2016, mais R$ 1.000 de abono.

Na avaliação dos financiários, a proposta não contempla suas reivindicações. Com data-base em 01 de junho, os trabalhadores exigem a reposição da inflação, mais 5% de aumento real (15,81%). Além disso, pedem que haja avanços nas cláusulas de emprego, saúde, condições de trabalho e segurança.

Autor: Paula Padilha

Fonte: SEEB Curitiba

Close