fetec@fetecpr.com.br | (41) 3322-9885 | (41) 3324-5636

Por 10:19 Sem categoria

Mulheres vão às ruas neste dia 8 de Março contra a reforma da Previdência

Mulheres vão às ruas neste dia 8 de Março contra a reforma da Previdência

TERÇA-FEIRA, 07/03/2017

O Dia Internacional de Mulher – 8 de Março, este ano no Brasil vai ser marcado pela luta das trabalhadores contra a reforma da Previdência Social e as alterações na legislação trabalhista. Esta batalha é tema da Capa do Vida Bancária desta semana, como forma de alertar bancárias e bancários sobre os riscos que a Classe Trabalhadora está correndo com a política adotada pelo governo Michel Temer (PMDB).

A presidenta do Sindicato de Londrina, Regiane Portieri, critica a forma como o governo está encaminhando a reforma da Previdência por não ter debatido sua proposta com as entidades sindicais e, também, por não ter levado em conta a situação em que se encontra a mulher na sociedade, onde ganha salários mais baixos, atua em empregos precários e enfrenta de duas a três jornadas de trabalho diariamente.

“Neste dia 8 de Março precisamos acordar para os rumos que o país está tomando e reagir contra toda essa política de retrocesso. Não podemos aceitar o fim da aposentadoria e nem a retirada de direitos fundamentais para que possamos viver e trabalhar com dignidade”, ressalta.

Reunião com Regional do Santander

A falta de funcionários foi o principal assunto levantado pelos Sindicatos do Vida Bancária na reunião com a Regional do Santander, realizada no dia 2/03, em Londrina.

Matéria na pág. 2 relata que os dirigentes sindicais apontaram os problemas que estão ocorrendo nas agências com número de bancários e bancárias aquém da demanda e cobraram providências para regularizar a situação em relação às condições de trabalho e ao atendimento.

Reformas

O jornal informa ainda que o senador Paulo Paim (PT-RS) já conseguiu 29 assinaturas no pedido para instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar as contas da Previdência Social.

Segundo o senador, a CPI vai comprovar se existe mesmo o déficit alegado pelo governo Temer ao impor a reforma da Previdência e apontar os maiores devedores e sonegadores do INSS. Lista apresentada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional revela que entre as 500 maiores empresas que estão com dívidas junto ao órgão estão o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e a JBS.

O Vida 1.428 também traz uma análise do presidente do Sindicato de Arapoti, Carlos Roberto de Freitas, a respeito do desmonte que o governo atual promovendo nos bancos públicos, com base em artigo do sociólogo e cientista político Emir Sader sobre o abandono pelo governo Michel Temer das políticas sociais.

“Infelizmente, a mentalidade dos banqueiros, assim como a de muitos grandes empresários brasileiros, é de que isso é um processo natural, ou seja: muitos perdem para poucos ficarem ainda mais ricos, sem se preocuparem com o que isso significa para o país, sua economia e mesmo para o futuro de milhões de pessoas”, salienta Carlos.

Situação precária no BB em Porecatu

O protesto realizado pelo Sindicato de Londrina no dia 24/02 por condições adequadas de trabalho na agência do Banco do Brasil em Porecatu é relatado na pág. 3. Segundo Joseph Sonego, diretor do Sindicato de Londrina, os funcionários e funcionárias estão trabalhando em meio a entulhos, poeira e com o “teto pendurado”.

A unidade teve os caixas eletrônicos explodidos por uma quadrilha de assaltantes de banco no início de fevereiro e mesmo sem que fosse concluída a reforma voltou a operar em condições precárias.

Leia também sobre o início das homenagens que o Sindicato de Londrina está fazendo para as bancárias em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e um resumo da reunião dos Sindicatos do Vida Bancária para organizar ações conjuntas neste semestre.

Prevenção das LER/DORT

O destaque da pág.  4 desta edição é a importância de prevenir o surgimento das LER/DORT. O jornal lembra que essas doenças ocupacionais surgiram nos anos 90, em decorrência da automação de serviços nos bancos e em outros setores, mas apesar das conquistas no âmbito da saúde e da legislação trabalhista, o número de casos ainda se mantém alto.

De acordo com a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgada em 2013 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 3.568.095 pessoas disseram ter tido diagnóstico de LER/DORT. Este número representa 2,29% do total da população estimada pela PNS.

O Vida divulga ainda que no próximo sábado será iniciada a disputa pelo título de campeão da VII Copa Bancários de Futebol Suíço, organizada pelo Sindicato de Londrina. Este ano, a competição terá a participação de 11 equipes.

No mesmo dia, o Sindicato de Cornélio Procópio promoverá o 3º Evento Mulher, que tem na programação palestra, shows e diversas outras atrações.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas junto à Secretaria do Sindicato de Cornélio Procópio, pelo telefone (43) 3524-2120.

Por Armando Duarte Jr. 

Close